Comentário Bíblico
Adventista
Dentro de dois anos - (cba)
Jeremias 28:3
É possível que a aliança entre Judá e as nações vizinhas contra Nabucodonosor (ver Jeremias 27:1-8) estivesse ganhando forma e que Hananias não duvidasse da certeza de seu sucesso.
Todos os utensílios - (cba)
Jeremias 28:3
Presunçosamente Hananias predisse uma redução do longo período de tempo em que Jeremias afirmou que "os utensílios da Casa do SENHOR" permaneceriam em Babilônia (ver Jeremias 27:22).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Jeremias 28:1-9
Ananias proferiu uma falsa profecia. Aqui não há uma boa palavra de conselho, que inste para que os judeus arrependam-se e regressem a Deus. Ele promete misericórdias temporais no nome de Deus, mas não menciona as misericórdias espirituais que Deus sempre tem prometido com as bênçãos terrenas. Não era a primeira vez que Jeremias orava pelo povo, mesmo que profetizasse contra eles. Apela ao que havia feito para provar a falsidade de Ananias. O profeta falou somente de paz e prosperidade, sem acrescentar que não devem deter os favores de Deus com os seus pecados voluntários; por esta razão, é um falso profeta. Aqueles anunciam que não chamam os homens ao arrependimento, à fé e à santidade, andam nas pisadas dos falsos profetas, o Evangelho de Cristo anima os homens a fazerem obras dignas de arrependimento, porém não anima para continuarem em pecado.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 9 Respondeu-lhe Jacó: Os dias dos anos das minhas peregrinações são cento e trinta anos; poucos e maus têm sido os dias dos anos da minha vida, e não chegaram aos dias dos anos da vida de meus pais nos dias das suas peregrinações. 28 E Jacó viveu na terra do Egito dezessete anos; de modo que os dias de Jacó, os anos da sua vida, foram cento e quarenta e sete anos. Gênesis 47:9,28 10 A duração da nossa vida é de setenta anos; e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, a medida deles é canseira e enfado; pois passa rapidamente, e nós voamos. Salmos 90:10 16 Então falei aos sacerdotes, e a todo este povo, dizendo: Assim diz o Senhor: Não deis ouvidos às palavras dos vossos profetas, que vos profetizam dizendo: Eis que os utensílios da casa do senhor cedo voltarão de Babilônia; pois eles vos profetizam a mentira. 17 Não lhes deis ouvidos; servi ao rei de Babilônia, e vivei. Por que se tornaria esta cidade em assolação? 18 Se, porém, são profetas, e se está com eles a palavra do Senhor, intercedam agora junto ao Senhor dos exércitos, para que os utensílios que ficaram na casa do Senhor, e na casa do rei de Judá, e em Jerusalém, não vão para Babilônia. 19 Pois assim diz o Senhor dos exércitos acerca das colunas, e do mar, e das bases, e dos demais utensílios que ficaram na cidade, 20 os quais Nabucodonozor, rei de Babilônia, não levou, quando transportou de Jerusalém para Babilônia a Jeconias, filho de Jeoiaquim, rei de Judá, como também a todos os nobres de Judá e de Jerusalém; 21 assim pois diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel, acerca dos utensílios que ficaram na casa do Senhor, e na casa do rei de Judá, e em Jerusalém: 22 Para Babilônia serão levados, e ali ficarão até o dia em que eu os visitar, diz o Senhor; então os farei subir, e os restituirei a este lugar. Jeremias 27:16-22 13 E tirou dali todos os tesouros da casa do Senhor, e os tesouros da casa do rei; e despedaçou todos os vasos de ouro que Salomão, rei de Israel, fizera no templo do Senhor, como o Senhor havia dito. 2 Reis 24:13 10 Na primavera seguinte o rei Nabucodonozor mandou que o levassem para Babilônia, juntamente com os vasos preciosos da casa do Senhor; e constituiu a Zedequias, irmão de Joaquim, rei sobre Judá e Jerusalém. 2 Crônicas 36:10 2 E o Senhor lhe entregou nas mãos a Jeoiaquim, rei de Judá, e uma parte dos vasos da casa de Deus; e ele os levou para a terra de Sinar, para a casa do seu deus; e os pôs na casa do tesouro do seu deus. Daniel 1:2