Comentário Bíblico
Adventista
Consolai o Meu povo - (cba)
Isaías 40:1
Este capítulo dá início à terceira e última parte do livro de Isaías. Em muitos aspectos, os cap. 40 a 66 constituem a parte mais importante da profecia de Isaías. Os cap. 1 a 35 consistem em grande parte de uma série de repreensões contra a transgressão e pronunciamentos de juízos futuros. Os cap. 36 a 39 relatam a invasão de Senaqueribe, a enfermidade e recuperação de Ezequias e a visita dos enviados de Babilônia. Nos capítulos seguintes, a mensagem do profeta é totalmente diferente tanto no conteúdo quanto no estilo. Pronunciamentos de juízos e destruição ficam em sua maioria no passado, e o restante do livro fala das promessas do derramamento da graça de Deus sobre os justos. Em geral, considera-se que os cap. 40 a 66 são o motivo de Isaías ser chamado de "profeta do evangelho". Aqui, em linguagem sublime e inspirada, Isaías apresenta o futuro glorioso de Israel como o "servo" fiel de Deus, a libertação em relação a todos os inimigos, a vinda do Messias e o estabelecimento do reino messiânico.
A mente do profeta visualiza o tempo quando Deus terá compaixão de Seu povo e lhe concederá as bênçãos da justiça e da paz.
Nesta seção, há muitas predições a respeito do Messias, Seu caráter e ministério, a vida e o serviço abnegado e Sua morte. Descreve-se o crescimento da igreja e a participação dos gentios. Também há descrições fascinantes da Terra restaurada à paz e beleza edênicas. Israel, isto é, o povo de Judá (visto que o reino do norte não existia mais), é visto como o povo escolhido de Deus, Seu "servo", Seu "escolhido", em quem Deus Se compraz (Isaías 42:1; etc.).
A ameaça da Assíria, o principal inimigo de Judá, nos cap. 1 a 39, ficou no passado, ao menos em grande parte; e, por meio do profeta Isaías, Deus prepara Seu povo para uma calamidade ainda maior: o cativeiro babilônico um século mais tarde. Na nova seção, que tem início com o cap. 40, Deus encontra os israelitas desanimados por causa do aparente fracasso de Seu propósito para eles como nação. Por isso os insta a vislumbrar com fé a perspectiva gloriosa que os aguardava no retorno do cativeiro.
Na primeira parte do livro, Isaías proclama uma mensagem de repreensão; mas aqui, apresenta promessas de consolo e esperança. A seção anterior fala da impiedade do povo; esta fala da justiça de Deus. Os cap. 1 a 39 falam principalmente do êxito do inimigo em desviar o povo de Deus de seus elevados propósitos. Os cap. 40 a 66 falam do êxito do Senhor em fazer Israel voltar à posição ideal como a luz e a esperança do mundo, e apresentam um quadro notável do Messias como Servo de Deus, e dos que seguem Seus passos e são Suas testemunhas. Além disso, há descrições sublimes ele Deus como a esperança de Seu povo e do retorno de Seu povo a Ele, ocupando assim a posição de Seus representantes na Terra. Eles são libertos do poder de Babilônia, reocupam a terra da promessa, e os lugares desolados da Terra se tornam "como o jardim do SENHOR" (Isaías 51:3).
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Alguns judeus, firmes ao princípio, influenciaram companheiros idólatras
Isaías 40:1-2
A misericórdia da aliança de Deus levou-O a intervir em favor de Seu povo Israel após seu severo castigo diante de seus inimigos. Israel escolheu andar em sua própria sabedoria e justiça no lugar da sabedoria e justiça de Deus, e como resultado sua nação foi arruinada. Deus permitiu que sofressem sob duplo jugo, para que fossem humilhados e se arrependessem. Mas em sua dispersão e cativeiro, os judeus não foram deixados em um estado sem esperança. Foi-lhes dado encorajamento, pois por meio dessa humilhação deveriam ser levados a buscar o Senhor. Deus deu a Isaías uma mensagem para este povo.
Quando os judeus foram dispersos de Jerusalém, havia entre eles rapazes e moças que eram firmes como uma rocha em seus princípios, homens e mulheres que não haviam seguido um caminho que envergonhasse o Senhor de chamá-los de Seu povo. Estes estavam tristes de coração pelo retrocesso que não podiam evitar. Esses inocentes devem sofrer com os culpados; mas Deus lhes daria força suficiente para seus dias. Foi a eles que a mensagem de encorajamento foi enviada. A esperança da nação estava naqueles rapazes e moças que preservariam sua integridade. E em seu cativeiro, esses obedientes exerceram influência sobre seus companheiros idólatras. Se todos os que foram levados cativos tivessem mantido firmemente os princípios corretos, teriam transmitido luz em todos os lugares onde foram espalhados. Mas eles permaneceram impenitentes, e punição ainda mais pesada veio sobre eles. Suas calamidades foram enviadas para sua purificação. Deus os traria ao lugar onde seriam instruídos (Manuscrito 151, 1899 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Isaías 40:1-11
Toda vida humana é uma guerra; a vida cristã é uma guerra ainda maior, porém a luta não durará para sempre, os problemas são tirados por amor quando os pecados são perdoados. Na grande expiação da morte de Cristo, Deus exerceu sua misericórdia para a glória de sua justiça. Em Cristo e em seus sofrimentos, os verdadeiros arrependidos recebem da mão do Senhor o dobro por seus pecados, porque a reparação feita por Cristo em sua morte foi de valor infinito.
O profeta faz algumas referências sobre o retorno dos judeus da Babilónia. Porém, este é um sucesso pequeno se comparado com o demonstrado pelo Espírito Santo no Novo Testamento, quando João Batista proclama a proximidade de Cristo. Quando os príncipes orientais marchavam pelos paises desérticos, os caminhos lhes eram preparados e os obstáculos tirados. Que o Senhor prepare os nossos corações pelo ensino da sua palavra e pelas convicções do seu Espírito, para que sejam derribados os pensamentos altivos e orgulhosos, sejam plantados bons desejos, se suavizem os temperamentos torcidos e abruptos, e todo impedimento seja removido, para que estejamos preparados para a sua vontade na terra, e para seu reino celestial. Tudo o que pertence ao homem caído ou aquilo que ele faz são como o pasto e sua flor! De que servirão todos os títulos e possessões de um pecador moribundo, quando os deixar e submeter-se à condenação? A Palavra do Senhor pode fazer por nós o que toda a carne não pode. A Boa Nova da vinda de Cristo seria enviada até os confins da terra.
Satanás é o homem forte armado, mas nosso Senhor Jesus é mais forte, e Ele procederá e fará tudo o que se propõe. Cristo é o bom Pastor; Ele mostra terno cuidado pelos novos convertidos, pelos crentes fracos e pelos de espírito triste. Por sua Palavra Ele não requer mais serviços do que aqueles para os quais os preparará e, por sua providência, não permite mais aflições do que aquelas para as quais os fortalecerá. Conheçamos a voz de nosso Pastor e sigamo-lo, e comportemo-nos como suas ovelhas.
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 827

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 135

Cuidado de Deus, Pág. 246

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 376

Profetas e Reis, Pág. 722
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 10 Dizei aos justos que bem lhes irá; porque comerão do fruto das suas obras. Isaías 3:10 3 Fortalecei as mãos fracas, e firmai os joelhos trementes. 4 Dizei aos turbados de coração: Sede fortes, não temais; eis o vosso Deus! com vingança virá, sim com a recompensa de Deus; ele virá, e vos salvará. Isaías 35:3,4 10 não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. 11 Eis que envergonhados e confundidos serão todos os que se irritam contra ti; tornar-se-ão em nada; e os que contenderem contigo perecerão. 12 Quanto aos que pelejam contigo, buscá-los-ás, mas não os acharás; e os que guerreiam contigo tornar-se-ão em nada e perecerão. 13 Porque eu, o Senhor teu Deus, te seguro pela tua mão direita, e te digo: Não temas; eu te ajudarei. 14 Não temas, ó bichinho de Jacó, nem vós, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o Senhor, e o teu redentor é o Santo de Israel. 27 Eu sou o que primeiro direi a Sião: Ei-los, ei-los; e a Jerusalém darei um mensageiro que traz boas-novas. Isaías 41:10-14,27 13 Cantai, ó céus, e exulta, ó terra, e vós, montes, estalai de júbilo, porque o Senhor consolou o seu povo, e se compadeceu dos seus aflitos. 14 Mas Sião diz: O Senhor me desamparou, o meu Senhor se esqueceu de mim. 15 pode uma mulher esquecer-se de seu filho de peito, de maneira que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, não me esquecerei de ti. 16 Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim. Isaías 49:13-16 10 Quem há entre vós que tema ao Senhor? ouça ele a voz do seu servo. Aquele que anda em trevas, e não tem luz, confie no nome do Senhor, e firme-se sobre o seu Deus. Isaías 50:10 3 Porque o Senhor consolará a Sião; consolará a todos os seus lugares assolados, e fará o seu deserto como o Edem e a sua solidão como o jardim do Senhor; gozo e alegria se acharão nela, ação de graças, e voz de cântico. 12 Eu, eu sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu, para teres medo dum homem, que é mortal, ou do filho do homem que se tornará como feno; Isaías 51:3,12 15 Porque assim diz o Alto e o Excelso, que habita na eternidade e cujo nome é santo: Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e humilde de espírito, para vivificar o espírito dos humildes, e para vivificar o coração dos contritos. 16 Pois eu não contenderei para sempre, nem continuamente ficarei irado; porque de mim procede o espírito, bem como o fôlego da vida que eu criei. 17 Por causa da iniqüidade da sua avareza me indignei e o feri; escondi-me, e indignei-me; mas, rebelando-se, ele seguiu o caminho do seu coração. 18 Tenho visto os seus caminhos, mas eu o sararei; também o guiarei, e tornarei a dar-lhe consolação, a ele e aos que o pranteiam. 19 Eu crio o fruto dos lábios; paz, paz, para o que está longe, e para o que está perto diz o Senhor; e eu o sararei. Isaías 57:15-19 1 Levanta-te, resplandece, porque é chegada a tua luz, e é nascida sobre ti a glória do Senhor. 2 Pois eis que as trevas cobrirão a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti o Senhor virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti. 3 E nações caminharão para a tua luz, e reis para o resplendor da tua aurora. 4 Levanta em redor os teus olhos, e vê; todos estes se ajuntam, e vêm ter contigo; teus filhos vêm de longe, e tuas filhas se criarão a teu lado. 5 Então o verás, e estarás radiante, e o teu coração estremecerá e se alegrará; porque a abundância do mar se tornará a ti, e as riquezas das nações a ti virão. 6 A multidão de camelos te cobrirá, os dromedários de Midiã e Efá; todos os de Sabá, virão; trarão ouro e incenso, e publicarão os louvores do Senhor. 7 Todos os rebanhos de Quedar se congregarão em ti, os carneiros de Nebaoite te servirão; com aceitação subirão ao meu altar, e eu glorificarei a casa da minha glória. 8 Quem são estes que vêm voando como nuvens e como pombas para as suas janelas? 9 Certamente as ilhas me aguardarão, e vêm primeiro os navios de Társis, para trazerem teus filhos de longe, e com eles a sua prata e o seu ouro, para o nome do Senhor teu Deus, e para o Santo de Israel, porquanto ele te glorificou. 10 E estrangeiros edificarão os teus muros, e os seus reis te servirão; porque na minha ira te feri, mas na minha benignidade tive misericórdia de ti. 11 As tuas portas estarão abertas de contínuo; nem de dia nem de noite se fecharão; para que te sejam trazidas as riquezas das nações, e conduzidos com elas os seus reis. 12 Porque a nação e o reino que não te servirem perecerão; sim, essas nações serão de todo assoladas. 13 A glória do Líbano virá a ti; a faia, o olmeiro, e o buxo conjuntamente, para ornarem o lugar do meu santuário; e farei glorioso o lugar em que assentam os meus pés. 14 Também virão a ti, inclinando-se, os filhos dos que te oprimiram; e prostrar-se-ão junto às plantas dos teus pés todos os que te desprezaram; e chamar-te-ão a cidade do Senhor, a Sião do Santo de Israel. 15 Ao invés de seres abandonada e odiada como eras, de sorte que ninguém por ti passava, far-te-ei uma excelência perpétua, uma alegria de geração em geração. 16 E mamarás o leite das nações, e te alimentarás ao peito dos reis; assim saberás que eu sou o Senhor, o teu Salvador, e o teu Redentor, o Poderoso de Jacó. 17 Por bronze trarei ouro, por ferro trarei prata, por madeira bronze, e por pedras ferro; farei pacíficos os teus oficiais e justos os teus exatores. 18 Não se ouvirá mais de violência na tua terra, de desolação ou destruição nos teus termos; mas aos teus muros chamarás Salvação, e às tuas portas Louvor. 19 Não te servirá mais o sol para luz do dia, nem com o seu resplendor a lua te alumiará; mas o Senhor será a tua luz perpétua, e o teu Deus a tua glória. 20 Nunca mais se porá o teu sol, nem a tua lua minguará; porque o Senhor será a tua luz perpétua, e acabados serão os dias do teu luto. 21 E todos os do teu povo serão justos; para sempre herdarão a terra; serão renovos por mim plantados, obra das minhas mãos, para que eu seja glorificado. 22 O mais pequeno virá a ser mil, e o mínimo uma nação forte; eu, o Senhor, apressarei isso a seu tempo. Isaías 60:1-22 1 O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; 2 a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; 3 a ordenar acerca dos que choram em Sião que se lhes dê uma grinalda em vez de cinzas, óleo de gozo em vez de pranto, vestidos de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantação do Senhor, para que ele seja glorificado. Isaías 61:1-3 11 Eis que o Senhor proclamou até as extremidades da terra: Dizei à filha de Sião: Eis que vem o teu Salvador; eis que com ele vem o seu galardão, e a sua recompensa diante dele. 12 E chamar-lhes-ão: Povo santo, remidos do Senhor; e tu serás chamada Procurada, cidade não desamparada. Isaías 62:11,12 13 Pelo que assim diz o Senhor Deus: Eis que os meus servos comerão, mas vós padecereis fome; eis que os meus servos beberão, mas vós tereis sede; eis que os meus servos se alegrarão, mas vós vos envergonhareis; 14 eis que os meus servos cantarão pela alegria de coração, mas vós chorareis pela tristeza de coração, e uivareis pela angústia de espírito. Isaías 65:13,14 10 Regozijai-vos com Jerusalém, e alegrai-vos por ela, vós todos os que a amais; enchei-vos por ela de alegria, todos os que por ela pranteastes; 11 para que mameis e vos farteis dos peitos das suas consolações; para que sugueis, e vos deleiteis com a abundância da sua glória. 12 Pois assim diz o Senhor: Eis que estenderei sobre ela a paz como um rio, e a glória das nações como um ribeiro que trasborda; então mamareis, ao colo vos trarão, e sobre os joelhos vos afagarão. 13 Como alguém a quem consola sua mãe, assim eu vos consolarei; e em Jerusalém vós sereis consolados. 14 Isso vereis e alegrar-se-á o vosso coração, e os vossos ossos reverdecerão como a erva tenra; então a mão do Senhor será notória aos seus servos, e ele se indignará contra os seus inimigos. Isaías 66:10-14 10 Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor. Portanto não vos entristeçais, pois a alegria do Senhor é a vossa força. Neemias 8:10 8 Escutarei o que Deus, o Senhor, disser; porque falará de paz ao seu povo, e aos seus santos, contanto que não voltem à insensatez. Salmos 85:8 10 Ouvi a palavra do Senhor, ó nações, e anunciai-a nas longinquas terras maritimas, e dizei: Aquele que espalhou a Israel o congregará e o guardará, como o pastor ao seu rebanho. 11 Pois o Senhor resgatou a Jacó, e o livrou da mão do que era mais forte do que ele. 12 E virão, e cantarão de júbilo nos altos de Sião, e ficarão radiantes pelos bens do Senhor, pelo trigo, o mosto, e o azeite, pelos cordeiros e os bezerros; e a sua vida será como um jardim regado, e nunca mais desfalecerão. 13 Então a virgem se alegrará na dança, como também os mancebos e os velhos juntamente; porque tornarei o seu pranto em gozo, e os consolarei, e lhes darei alegria em lugar de tristeza. 14 E saciarei de gordura a alma dos sacerdotes, e o meu povo se fartará dos meus bens, diz o Senhor. Jeremias 31:10-14 14 Canta alegremente, ó filha de Sião; rejubila, ó Israel; regozija-te, e exulta de todo o coração, ó filha de Jerusalém. 15 O Senhor afastou os juízos que havia contra ti, lançou fora o teu inimigo; o Rei de Israel, o Senhor, está no meio de ti; não temerás daqui em diante mal algum. 16 Naquele dia se dirá a Jerusalém: Não temas, ó Sião; não se enfraqueçam as tuas mãos. 17 O Senhor teu Deus está no meio de ti, poderoso para te salvar; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo. Sofonias 3:14-17 13 Respondeu o Senhor ao anjo que falava comigo, com palavras boas, palavras consoladoras. Zacarias 1:13 9 Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que vem a ti o teu rei; ele é justo e traz a salvação; ele é humilde e vem montado sobre um jumento, sobre um jumentinho, filho de jumenta. Zacarias 9:9 4 que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus. 2 Coríntios 1:4 18 Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras. 1 Tessalonicenses 4:18 17 assim que, querendo Deus mostrar mais abundantemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu conselho, se interpôs com juramento; 18 para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossivel que Deus minta, tenhamos poderosa consolação, nós, os que nos refugiamos em lançar mão da esperança proposta; Hebreus 6:17,18 1 Dirás, pois, naquele dia: Graças te dou, ó Senhor; porque, ainda que te iraste contra mim, a tua ira se retirou, e tu me confortaste. Isaías 12:1 9 Clamai cantando, exultai juntamente, desertos de Jerusalém; porque o Senhor consolou o seu povo, remiu a Jerusalém. Isaías 52:9 2 a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; Isaías 61:2 13 Como alguém a quem consola sua mãe, assim eu vos consolarei; e em Jerusalém vós sereis consolados. Isaías 66:13
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.

Conforme Isaías 40:30-31 Deseja Renovar Suas Forças no Senhor? - Pr. Luís Gonçalves
- Veja também

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 827

O Desejado de Todas as Nações, Pág. 135

Cuidado de Deus, Pág. 246

A Maravilhosa Graça de Deus, Pág. 376

Profetas e Reis, Pág. 722