Comentário Bíblico
Adventista
A arrogância do homem - (cba)
Isaías 2:17
Ver Isaías 2:11. A mensagem de condenação dos orgulhosos e altivos é reiterada com o objetivo de se dar ênfase. Humilhação e vergonha serão o destino último dos que pensam e agem de forma contrária aos propósitos do Senhor.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Isaías 2:10-22
A tomada de Jerusalém pelos caldeus, aqui parece primeiramente significar quando a idolatria dos judeus foi tirada, porém nossos pensamentos vão até a destruição de todos os inimigos de Cristo. Para aqueles que são perseguidos pela ira de Deus, é néscio pensar em esconder-se ou proteger-se dela. Quando a terra tremer repentinamente, trará terror para aqueles que colocam os seus afetos nela. A altivez do homem será derrubada, seja pela graça de Deus, que os acusa do mal do orgulho, ou pela providência de Deus, que os priva de tudo quanto se orgulhavam.
O dia de Jeová será contra as coisas em que eles puseram a sua confiança. Aqueles que não se apartaram dos seus pecados peia argumentação, cedo ou tarde se apartarão deles pelo temor. Os homens cobiçosos fazem do dinheiro o seu Deus, porém vem o dia em que sentirão o seu peso, como se fosse uma carga. Toda esta passagem pode ser aplicada ao caso do pecador vivificado, pronto para deixar tudo isto para que a sua alma seja salva.
Os judeus se inclinavam a confiar em seus vizinhos pagãos; porém, aqui são chamados a deixar de depender do homem mortal. Todos somos propensos a cometer o mesmo pecado.
Então, que nenhum homem lhe atemorize, nenhum seja a sua esperança, mas que a sua esperança esteja em Jeová, seu Deus. Façamos disto a nossa grande preocupação.
- Veja também

Profetas e Reis, Pág. 727

Testemunhos Seletos 1, Pág. 249
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 11 Os olhos altivos do homem serão abatidos, e a altivez dos varões será humilhada, e só o Senhor será exaltado naquele dia. Isaías 2:11 11 E visitarei sobre o mundo a sua maldade, e sobre os ímpios a sua iniqüidade; e farei cessar a arrogância dos atrevidos, e abaterei a soberba dos cruéis. Isaías 13:11 29 Temos ouvido da soberba de Moabe, que é soberbíssimo; da sua sobrançaria, do seu orgulho, da sua arrogância, e da altivez do seu coração. 30 Eu conheço, diz o Senhor, a sua insolência, mas isso nada é; as suas jactâncias nada têm efetuado. Jeremias 48:29,30 2 Filho do homem, dize ao príncipe de Tiro: Assim diz o Senhor Deus: Visto como se elevou o teu coração, e disseste: Eu sou um deus, na cadeira dos deuses me assento, no meio dos mares; todavia tu és homem, e não deus, embora consideres o teu coração como se fora o coração de um deus. 3 com efeito és mais sábio que Daniel; não há segredo algum que se possa esconder de ti. 4 Pela tua sabedoria e pelo teu entendimento alcançaste para ti riquezas, e adquiriste ouro e prata nos teus tesouros. 5 Pela tua grande sabedoria no comércio aumentaste as tuas riquezas, e por causa das tuas riquezas eleva-se o teu coração; 6 portanto, assim diz o Senhor Deus: Pois que consideras o teu coração como se fora o coração de um deus, 7 por isso eis que eu trarei sobre ti estrangeiros, os mais terríveis dentre as nações, os quais desembainharão as suas espadas contra a formosura da tua sabedoria, e mancharão o teu resplendor. Ezequiel 28:2-7 9 E eis aqui agora vem uma tropa de homens, cavaleiros de dois a dois. Então ele respondeu e disse: Caiu, caiu Babilônia; e todas as imagens esculpidas de seus deuses são despedaçadas até o chão. Isaías 21:9