Comentário Bíblico
Adventista
Torrentes dos salgueiros - (cba)
Isaías 15:7
A situação desesperadora em Moabe fez com que os habitantes fugissem para um lugar conhecido como o "ribeiro dos salgueiros", cuja localização é desconhecida.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Isaías 15:1-9
Os juízos divinos que devem sobrevir aos moabitas.
Este vaticínio iria se cumprir dentro de três anos, confirmando a missão do profeta e a fé em todas as suas profecias. É anunciado acerca de Moabe:
1. Que as suas principais cidades serão surpreendidas pelo inimigo. Mudanças grandes e muito tenebrosas podem acontecer dentro de pouco tempo.
2. Os moabitas recorreriam aos seus ídolos em busca de socorro, os ímpios não têm consolador quando estão em problemas, e seus temores raramente os levam a aproximarem-se do perdão de Deus com verdadeiro arrependimento e oração de fé.
3. Haverá gritos de lamento em toda a terra. Pobre alivio é ter muitos companheiros de sofrimentos e pesares.
4. A valentia dos seus soldados falhará. Deus pode facilmente privar uma nação daquilo de que ela depende de forma suprema como força e defesa.
5. Estas calamidades devem causar pesares nos lugares vizinhos. Mesmo sendo inimigos de Israel, deveria ser penoso aos israelitas vê-los em angustia. Em Isaías 15:6-9 o profeta descreve os terríveis lamentos ouvidos em todo o país de Moabe, quando tornou-se presa de exército assírio, o país seria saqueado. Habitualmente a fome é o triste efeito da guerra. os que estão ansiosos por obter a abundância deste mundo, e amontoam o que têm conseguido, pouco consideram o quão rapidamente lhes podem ser tiradas. Enquanto advertirmos os nossos inimigos para que escapem da destruição, oremos para que possam buscar e achar o perdão para os seus pecados.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 29 O seu rugido é como o do leão; rugem como filhos de leão; sim, rugem e agarram a presa, e a levam, e não há quem a livre. Isaías 5:29 6 Eu a envio contra uma nação ímpia; e contra o povo do meu furor lhe dou ordem, para tomar o despojo, para arrebatar a presa, e para os pisar aos pés, como a lama das ruas. 14 E achou a minha mão as riquezas dos povos como a um ninho; e como se ajuntam os ovos abandonados, assim eu ajuntei toda a terra; e não houve quem movesse a asa, ou abrisse a boca, ou chilreasse. Isaías 10:6,14 12 O leão arrebatava o que bastava para os seus cachorros, e estrangulava a presa para as suas leoas, e enchia de presas as suas cavernas, e de rapina os seus covis. 13 Eis que eu estou contra ti, diz o Senhor dos exércitos, e queimarei na fumaça os teus carros, e a espada devorará os teus leões novos; e exterminarei da terra a tua presa; e não se ouvira mais a voz dos teus embaixadores. Naum 2:12,13 1 Junto aos rios de Babilônia, ali nos assentamos e nos pusemos a chorar, recordando-nos de Sião. 2 Nos salgueiros que há no meio dela penduramos as nossas harpas, Salmos 137:1,2 6 Oráculo contra a Besta do Sul. Através da terra de aflição e de angústia, de onde vem a leoa e o leão, o basilisco, a áspide e a serpente voadora, levam às costas de jumentinhos as suas riquezas, e sobre as corcovas de camelos os seus tesouros, a um povo que de nada lhes aproveitará. Isaías 30:6 36 Por isso geme como flauta o meu coração por Moabe, e como flauta geme o meu coração pelos homens de Quir-Heres; porquanto a abundância que ajuntou se perdeu. Jeremias 48:36