Comentário Bíblico
Adventista
Passam - (cba)
Habacuque 1:11
Com o sentido de seguir em frente e avançar pela terra, ou de extrapolar todos os limites do orgulho.
Fazem-se culpados - (cba)
Habacuque 1:11
Isto se devia ao fato de os babilônios atribuírem seu sucesso à própria força e habilidade, fazendo de seu poder um deus (ver com. de Habacuque 1:7). O profeta deixa implícito que a nação usada para punir a Judá seria, ela própria, punida por seus pecados.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Habacuque 1:1-11
Os servos do Senhor estão profundamente aflitos por ver que a impiedade e a violência prevalecem, especialmente entre os que professam a verdade. Nenhum homem tinha vergonha de fazer o mal ao seu próximo. Devemos anelar ir para aquele mundo onde a santidade e o amor reinam para sempre, e onde não haverá violência diante de nós. Deus tem boas razões para ser paciente com os maus e de repreender aos homens bons. Chegará o dia em que o clamor do pecado será ouvido contra aqueles que fazem o mal, e ouvido também o clamor da oração daqueles que sofrem o mal.
Deveriam ter notado o que estava acontecendo entre os pagãos pelas mãos dos caldeus e se considerarem como a próxima nação a ser açoitada por eles.
Porém, a maioria dos homens presume que terá prosperidade contínua ou que as calamidades não chegarão em seu tempo. É nação amarga e precipitada, feroz, cruel e derruba tudo o que está diante de si. Eles vencerão a tudo e a todos que lhes fizerem oposição. Dar a glória a si mesmo é uma grande ofensa, e uma ofensa comum do povo orgulhoso. As palavras finais dão um vestígio de consolo.
|
- Análise em Cadeia 30 falou o rei, e disse: Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a morada real, pela força do meu poder, e para a glória da minha majestade? 31 Ainda estava a palavra na boca do rei, quando caiu uma voz do céu: A ti se diz, ó rei Nabucodonozor: Passou de ti o reino. 32 E serás expulso do meio dos homens, e a tua morada será com os animais do campo; far-te-ão comer erva como os bois, e passar-se-ão sete tempos sobre ti, até que conheças que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer. 33 Na mesma hora a palavra se cumpriu sobre Nabucodonozor, e foi expulso do meio dos homens, e comia erva como os bois, e o seu corpo foi molhado do orvalho do ceu, até que lhe cresceu o cabelo como as penas da águia, e as suas unhas como as das aves: 34 Mas ao fim daqueles dias eu, Nabucodonozor, levantei ao céu os meus olhos, e voltou a mim o meu entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei, e glorifiquei ao que vive para sempre; porque o seu domínio é um domínio sempiterno, e o seu reino é de geração em geração. Daniel 4:30-34 3 Então trouxeram os vasos de ouro que foram tirados do templo da casa de Deus, que estava em Jerusalém, e beberam por eles o rei, os seus grandes, as suas mulheres e concubinas. 4 Beberam vinho, e deram louvores aos deuses de ouro, e de prata, de bronze, de ferro, de madeira, e de pedra. 20 Mas quando o seu coração se elevou, e o seu espírito se endureceu para se haver arrogantemente, foi derrubado do seu trono real, e passou dele a sua glória. Daniel 5:3,4,20 11 Naquele tempo se dirá a este povo e a Jerusalém: Um vento abrasador, vindo dos altos escalvados no deserto, aproxima-se da filha do meu povo, não para cirandar, nem para alimpar, 12 mas um vento forte demais para isto virá da minha parte; agora também pronunciarei eu juízos contra eles. Jeremias 4:11,12 3 Então Israel era santo para o Senhor, primícias da sua novidade; todos os que o devoravam eram tidos por culpados; o mal vinha sobre eles, diz o Senhor. Jeremias 2:3 16 Por isso sacrifica à sua rede, e queima incenso à sua varredoura; porque por elas enriquece a sua porção, e e abundante a sua comida. Habacuque 1:16