Comentário Bíblico
Adventista
E a pedra - (cba)
Gênesis 28:22
Jacó declarou sua intenção de erigir naquele local um altar para a celebração do culto divino. Executou esse plano vários anos depois de retornar em segurança à terra de seu nascimento (ver Gênesis 35:1,15).
O dízimo - (cba)
Gênesis 28:22
Abraão e Jacó compreendiam e praticavamadevoluçãododízimo(ver Gênesis 14:20). As palavras de Jacó implicam que este não havia sido seu hábito no passado. Talvez ele tivesse pouca coisa que lhe pertencesse de fato. Mas, pode ser que seu espírito ganancioso o havia levado a ser descuidado em dar o dízimo. Seja como for, ele fez o voto de, a partir dali, devolver fielmente a décima parte, não para ganhar o favor do Céu, mas em humilde e grato reconhecimento do perdão e do favor divino. Ele tornou sua promessa enfática, dizendo: "Certamente eu Te darei", literalmente: "Dando, darei." Em outras palavras, ele permaneceria sempre nessa prática. A julgar por sua futura vida de fidelidade e devoção a Deus, não há razão para se duvidar de que o voto tenha sido fielmente cumprido. O fato de Deus abençoar a Jacó tão abundantemente nos anos posteriores é uma evidência de que ele foi fiel nesse aspecto (ver Ml3:8-11). Aquele que por 77 anos provavelmente não fora um fiel dizimista saiu de Canaã como um pobre fugitivo, sem nada, exceto um cajado na mão. Voltou, porém, 20 anos depois com muito gado, rebanhos, servos e grande família.
Todo crente pode aprender uma lição vital com a experiência de Jacó. Em tempo de crise e calamidade, deve considerar se as bênçãos celestiais não foram retidas devido à infidelidade na devolução do dízimo (ver Ageu 1:6-11). A experiência de Jacó testifica que nunca é tarde demais para um novo começo nessa direção; naturalmente, não como um meio de obter o favor de Deus, mas como um sinal de amor e devoção a Ele. As bênçãos do Céu podem então descer sobre o crente sincero, como ocorreu no caso de Jacó. O grande objetivo de todo o trato de Deus com o ser humano é o desenvolvimento de um caráter que reflita o de seu Criador.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 28:10-22
Deus encorajou Jacó por meio de um sonho. Essa é a primeira vez que acontece uma interação direta entre Deus e Jacó. A maioria dos versículos que narram o sonho inclui discurso direto do Senhor, confirmando as promessas feitas aos outros patriarcas (Gênesis 13:14-16). O tema do sonho ocorre repetidamente na história de José.
dízimo
Gênesis 28:22
Segunda referência (Gênesis 14:20) ao dizimo em Gênesis, antes do anúncio de uma lei específica sobre esse ponto (Levítico 27:30-33; Deuteronômio 14:22-29).
- 20 E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos! E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo. Gênesis 14:20 30 Também todos os dízimos da terra, quer dos cereais, quer do fruto das árvores, pertencem ao senhor; santos são ao Senhor. 31 Se alguém quiser remir uma parte dos seus dízimos, acrescentar-lhe-á a quinta parte. 32 Quanto a todo dízimo do gado e do rebanho, de tudo o que passar debaixo da vara, esse dízimo será santo ao Senhor. 33 Não se examinará se é bom ou mau, nem se trocará; mas se, com efeito, se trocar, tanto um como o outro será santo; não serão remidos. Levítico 27:30-33 22 Certamente darás os dízimos de todo o produto da tua semente que cada ano se recolher do campo. 23 E, perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao Senhor teu Deus por todos os dias. 24 Mas se o caminho te for tão comprido que não possas levar os dízimos, por estar longe de ti o lugar que Senhor teu Deus escolher para ali por o seu nome, quando o Senhor teu Deus te tiver abençoado; 25 então vende-os, ata o dinheiro na tua mão e vai ao lugar que o Senhor teu Deus escolher. 26 E aquele dinheiro darás por tudo o que desejares, por bois, por ovelhas, por vinho, por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; comerás ali perante o Senhor teu Deus, e te regozijarás, tu e a tua casa. 27 Mas não desampararás o levita que está dentro das tuas portas, pois não tem parte nem herança contigo. 28 Ao fim de cada terceiro ano levarás todos os dízimos da tua colheita do mesmo ano, e os depositarás dentro das tuas portas. 29 Então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), o peregrino, o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o Senhor teu Deus te abençoe em toda obra que as tuas mãos fizerem. Deuteronômio 14:22-29
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 28:20-22
Nesta ocasião, Jacó fez um voto solene. Observe o seguinte: Primeiro - A fé de Jacó. Ele confia que Deus o acompanhará e guardará; segundo - A moderação de Jacó em seus desejos. Não pede roupas suaves e nem manjares requintados. se Deus nos dá muito, devemos estar agradecidos e utilizá-lo para Ele. Se nos dá pouco, devemos estar contentes e desfrutar alegremente dEle no pouco; Terceiro - A piedade de Jacó e a sua consideração para com Deus, que podem ser vistas no que ele desejou: que Deus estivesse com ele e o guardasse. Não temos que desejar mais para que nos tornemos felizes e estejamos confortáveis.
Jacó também firmou-se no Senhor como o Deus de seu pacto. Quando recebemos mais do que a graça comum do Senhor, devemos abundar em gratidão para com Ele. O dízimo é uiva proporção adequada para consagrarmos a Deus, e empregá-la para Ele mesmo, podendo este valor variar de acordo com os nossos ganhos, segundo a prosperidade que Deus nos der (1 Coríntios 16:2). Então, recordemo-nos de nossos Betéis, e de como estamos comprometidos por votos solenes a nos rendermos ao Senhor como nosso Deus, e consagrar tudo o que temos e somos para a sua glória!
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 187

Patriarcas e Profetas, Pág. 188

Conselhos para a Igreja, Pág. 282

Testemunhos Seletos 1, Pág. 372

Patriarcas e Profetas, Pág. 525

Vidas Que Falam, Pág. 62
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 17 E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus. Gênesis 28:17 8 Então passou dali para o monte ao oriente de Betel, e armou a sua tenda, ficando-lhe Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; também ali edificou um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor. Gênesis 12:8 33 Abraão plantou uma tamargueira em Beer-Seba, e invocou ali o nome do Senhor, o Deus eterno. Gênesis 21:33 20 Então levantou ali um altar, e chamou-lhe o El-Eloé-Israel. Gênesis 33:20 1 Depois disse Deus a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel e habita ali; e faze ali um altar ao Deus que te apareceu quando fugias da face de Esaú, teu irmão. 15 e Jacó chamou Betel ao lugar onde Deus lhe falara. Gênesis 35:1,15 20 E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos! E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo. Gênesis 14:20 30 Também todos os dízimos da terra, quer dos cereais, quer do fruto das árvores, pertencem ao senhor; santos são ao Senhor. 31 Se alguém quiser remir uma parte dos seus dízimos, acrescentar-lhe-á a quinta parte. 32 Quanto a todo dízimo do gado e do rebanho, de tudo o que passar debaixo da vara, esse dízimo será santo ao Senhor. 33 Não se examinará se é bom ou mau, nem se trocará; mas se, com efeito, se trocar, tanto um como o outro será santo; não serão remidos. Levítico 27:30-33 22 Certamente darás os dízimos de todo o produto da tua semente que cada ano se recolher do campo. 23 E, perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao Senhor teu Deus por todos os dias. Deuteronômio 14:22,23 7 Edificou ali um altar, e chamou ao lugar El-Betel; porque ali Deus se lhe tinha manifestado quando fugia da face de seu irmão. Gênesis 35:7
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 187

Patriarcas e Profetas, Pág. 188

Conselhos para a Igreja, Pág. 282

Testemunhos Seletos 1, Pág. 372

Patriarcas e Profetas, Pág. 525

Vidas Que Falam, Pág. 62