Comentário Bíblico
Adventista
Dali subiu - (cba)
Gênesis 26:23
Por uma razão desconhecida, Isaque se mudou mais para o norte depois de certo tempo e se estabeleceu em Berseba, onde Abraão já havia morado (Gênesis 21:33; Gênesis 22:19). Ali Yahweh apareceu a Isaque à noite e renovou a promessa da aliança.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Gênesis 26:1-35
Essa é a primeira história que se concentra exclusivamente em Isaque. Ela ecoa as histórias sobre Abraão: fome, mulher sendo apresentada como irmã e construção de um altar. É também o relato de alguém seguindo o caminho de um pai grandioso e dando os primeiros passos experimentais de fé.
Nota
Gênesis 26:23-25
Em resposta a outra aparição divina e confirmação de promessas, Isaque construiu um altar pela primeira vez e adorou ao Senhor (Gênesis 8:20; Gênesis 12:7,8; Gênesis 13:18; Gênesis 22:9,10; Gênesis 35:7).
- 20 Edificou Noé um altar ao Senhor; e tomou de todo animal limpo e de toda ave limpa, e ofereceu holocaustos sobre o altar. Gênesis 8:20 7 Apareceu, porém, o Senhor a Abrão, e disse: ë tua semente darei esta terra. Abrão, pois, edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera. 8 Então passou dali para o monte ao oriente de Betel, e armou a sua tenda, ficando-lhe Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; também ali edificou um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor. Gênesis 12:7,8 18 Então mudou Abrão as suas tendas, e foi habitar junto dos carvalhos de Manre, em Hebrom; e ali edificou um altar ao Senhor. Gênesis 13:18 9 Havendo eles chegado ao lugar que Deus lhe dissera, edificou Abraão ali o altar e pôs a lenha em ordem; o amarrou, a Isaque, seu filho, e o deitou sobre o altar em cima da lenha. 10 E, estendendo a mão, pegou no cutelo para imolar a seu filho. Gênesis 22:9,10 7 Edificou ali um altar, e chamou ao lugar El-Betel; porque ali Deus se lhe tinha manifestado quando fugia da face de seu irmão. Gênesis 35:7
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Gênesis 26:18-25
Isaque enfrentou muita oposição ao cavar poços. Dois destes foram chamados de "Contenda" e "Inimizade". veja a natureza das coisas mundanas: provocam pelejas e ocasionam discórdias; às vezes, a sorte do mais tranquilo e pacífico é que, ainda que evite as pelejas, não possa impedir que pelejem contra ele. Que misericórdia é possuir muita água, e possuí-la sem ter que pelejar por ela! Isaque cavou outro poço, com tranquilidade, pelo qual não contenderam.
Os que se esforçam para alcançar a tranquilidade, raramente fracassam. Mesmo quando os homens se mostram falsos e maus, Deus continua fiel e bondoso; e o seu tempo para mostrar-se deste modo é quando estamos mais desenganados em relação aos homens. Na mesma noite em que Isaque chegou a Berseba, esgotado e inquieto, Deus consolou a sua alma. Os que estão seguros da presença de Deus podem mover-se confortavelmente.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 31 Pelo que chamou aquele lugar Beer-Seba, porque ali os dois juraram. Gênesis 21:31 1 Partiu, pois, Israel com tudo quanto tinha e veio a Beer-Seba, onde ofereceu sacrifícios ao Deus de seu pai Isaque. Gênesis 46:1 1 Então saíram todos os filhos de Israel, desde Dã até Berseba, e desde a terra de Gileade, e a congregação, como se fora um só homem, se ajuntou diante do senhor em Mizpá. Juízes 20:1 19 Então voltou Abraão aos seus moços e, levantando-se, foram juntos a Beer-Seba; e Abraão habitou em Beer-Seba. Gênesis 22:19