Comentário Bíblico
Adventista
A glória - (cba)
Ezequiel 9:3
Isto é, a glória descrita em Ezequiel 8:4, que foi uma reaparição da glória descrita no cap. 1.
Até à entrada - (cba)
Ezequiel 9:3
O deslocamento da glória provavelmente pretendia indicar que a ordem para a execução do juízo procederia do próprio templo que os judeus consideravam como a garantia de sua segurança.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
A fase investigativa (inquérito) do juízo terminou
Ezequiel 9:1-10
O professo povo de Deus é separado em dois grupos: o remanescente fiel, que recebe uma marca na testa, e aqueles que aderiram à falsa adoração. Deus deixa o lugar santíssimo e anuncia a fase executiva do juízo. O cumprimento histórico desta passagem nos dias de Ezequiel representa tipologicamente o cumprimento final no livro de Apocalipse, que retrata o juízo investigativo (inquérito) antes da segunda vinda (Apocalipse 14:7), o selamento do povo fiel a Deus antes do fechamento da porta da graça para o mundo (Apocalipse 7:2,3; Apocalipse 14:1) e o juízo executivo sobre os impios (Apocalipse 14:17-20).
- 7 dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. Apocalipse 14:7 2 E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, tendo o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, quem fora dado que danificassem a terra e o mar, 3 dizendo: Não danifiques a terra, nem o mar, nem as árvores, até que selemos na sua fronte os servos do nosso Deus. Apocalipse 7:2,3 1 E olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o Monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que traziam na fronte escrito o nome dele e o nome de seu Pai. Apocalipse 14:1 17 Ainda outro anjo saiu do santuário que está no céu, o qual também tinha uma foice afiada. 18 E saiu do altar outro anjo, que tinha poder sobre o fogo, e clamou com grande voz ao que tinha a foice afiada, dizendo: Lança a tua foice afiada, e vindima os cachos da vinha da terra, porque já as suas uvas estão maduras. 19 E o anjo meteu a sua foice à terra, e vindimou as uvas da vinha da terra, e lançou-as no grande lagar da ira de Deus. 20 E o lagar foi pisado fora da cidade, e saiu sangue do lagar até os freios dos cavalos, pelo espaço de mil e seiscentos estádios. Apocalipse 14:17-20
querubim
Ezequiel 9:3
No singular, aqui e em Ezequiel 10:4, a palavra se refere ao querubim de ouro que ficava ao lado da arca no lugar santíssimo do templo de Jerusalém, em contraste com os querubins vivos (os quatro seres viventes) das outras partes do cap. 10, mencionados no plural. A glória de Deus deixa o lugar santíssimo e para na entrada do templo.
Uma Marca Que os Anjos Leram
Ezequiel 9:2-4
Ver Efésios 1:13; Efésios 4:30. Qual é o selo do Deus vivo, que é colocado na testa de Seu povo? É uma marca que os anjos, mas não os olhos humanos, podem ler; pois o anjo destruidor deve ver esta marca de redenção ( Carta 126, 1898 ).
- 13 no qual também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa, Efésios 1:13 30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Efésios 4:30
O anjo com o chifre de tinta do escritor deve colocar uma marca na testa de todos os que estão separados do pecado e dos pecadores, e o anjo destruidor segue este anjo ( Carta 12, 1886 ).
O selo é um estabelecimento na verdade
Ezequiel 9:2-4
Ver Apocalipse 7:2. Assim que o povo de Deus é selado em suas testas — não é qualquer selo ou marca que pode ser vista, mas um estabelecimento na verdade, tanto intelectual quanto espiritualmente, então eles não podem ser movidos - assim que o povo de Deus estiver selado e preparado para o abalo, ele virá. Na verdade, já começou; os julgamentos de Deus estão agora sobre a terra, para nos advertir, para que possamos saber o que está por vir ( Manuscrito 173, 1902 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Ezequiel 9:1-4
É um grande consolo para os crentes, que em meio aos destruidores e da destruição, haja um mediador, um grande Sumo Sacerdote que tem seus interesses no céu, e no que os santos da terra têm seus interesses. A representação da glória divina sobre a arca, colocada em um umbral, mostra que o Senhor estava a ponto de deixar seu trono de graça para fazer juízo ao povo.
O caráter distintivo deste remanescente que iria ser salvo, é um grande suspiro e um grande pranto a Deus em oração, devido às abominações de Jerusalém. Deus manterá a salvo, em tempos de transtorno e angústia geral, àqueles que se mantém puros.
- Veja também

O Grande Conflito, Pág. 656

Vida e Ensinos, Pág. 185
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 23 Então me levantei, e saí ao vale; e eis que a glória do Senhor estava ali, como a glória que vi junto ao rio Quebar; e caí com o rosto em terra. Ezequiel 3:23 4 E eis que a glória do Deus de Israel estava ali, conforme a semelhança que eu tinha visto no vale. Ezequiel 8:4 4 Então se levantou a glória do Senhor de sobre o querubim, e passou para a entrada da casa; e encheu-se a casa duma nuvem, e o átrio se encheu do resplendor da glória do Senhor. Ezequiel 10:4 22 Então os querubins elevaram as suas asas, estando as rodas ao lado deles; e a glória do Deus de Israel estava em cima sobre eles. 23 E a glória do Senhor se alçou desde o meio da cidade, e se pôs sobre o monte que está ao oriente da cidade. Ezequiel 11:22,23 2 E eis que a glória do Deus de Israel vinha do caminho do oriente; e a sua voz era como a voz de muitas águas, e a terra resplandecia com a glória dele. 3 E a aparência da visão que tive era como a da visão que eu tivera quando ele veio destruir a cidade; eram as visões como a que tive junto ao rio Quebar; e caí com o rosto em terra. 4 E a glória do Senhor entrou no templo pelo caminho da porta oriental. Ezequiel 43:2-4