Comentário Bíblico
Adventista
Cozinha - (cba)
Ezequiel 24:10
Do heb. tamam, literalmente, "completar", "terminar". A tradução "cozinha" é interpretativa, mas transmite bem a ideia original.
Engrossa - (cba)
Ezequiel 24:10
Do heb. raqach. Uma forma verbal desta raiz é usada para designar a mistura dos ingredientes do óleo da unção (Êxodo 30:33,35). Seu significado aqui é incerto. A LXX assim traduz a frase como: "para que o caldo possa diminuir".
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Ezequiel 24:1-14
O cerco a Jerusalém começou em 15 de janeiro de 588 a.C. (2 Reis 25:1). A parábola (alegoria) da panela fervente significa que a destruição da cidade era inevitável; a hora do juízo havia chegado (Ezequiel 24:14). A panela no fogo representa Jerusalém; a carne, seus habitantes (Ezequiel 11:3).
- 1 E sucedeu que, ao nono ano do seu reinado, no décimo dia do décimo mês, Nabucodonozor, rei de Babilônia, veio contra Jerusalém com todo o seu exército, e se acampou contra ela; levantaram contra ela tranqueiras em redor. 2 Reis 25:1 14 Eu, o Senhor, o disse: será assim, e o farei; não tornarei atrás, e não pouparei, nem me arrependerei; conforme os teus caminhos, e conforme os teus feitos, te julgarei, diz o Senhor Deus. Ezequiel 24:14 3 os quais dizem: Não está próximo o tempo de edificar casas; esta cidade é a caldeira, e nós somos a carne. Ezequiel 11:3
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Ezequiel 24:1-14
A panela no fogo representava Jerusalém sitiada pelos caldeus; os homens de todas posições e classes sociais estavam dentro dos muros, preparados como uma presa para o inimigo. Deveriam ter abandonado as suas transgressões, como a espuma que sobe pelo calor do fogo é tirada da parte de cima da panela. Porém, tornaram-se piores e as suas misérias aumentaram.
Jerusalém seria demolida até ao chão, o tempo designado para o castigo dos ímpios parece vir lentamente, mas certamente virá. É triste pensar quantos são aqueles que perdem todas as ordenanças e as providências.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 3 nas montanhas no campo aberto, a tua riqueza e todos os teus tesouros dá-los-ei como despojo por causa do pecado, em todos os teus termos. Jeremias 17:3 5 Também entregarei todas as riquezas desta cidade, todos os seus lucros, e todas as suas coisas preciosas, sim, todos os tesouros dos reis de Judá na mão de seus inimigos, que os saquearão e, tomando-os, os levarão a Babilônia. Jeremias 20:5 10 Estendeu o adversário a sua mão a todas as coisas preciosas dela; pois ela viu entrar no seu santuário as nações, acerca das quais ordenaste que não entrassem na tua congregação. Lamentações 1:10 16 Todos os teus inimigos abrem as suas bocas contra ti, assobiam, e rangem os dentes; dizem: Devoramo-la; certamente este e o dia que esperavamos; achamo-lo, vimo-lo. Lamentações 2:16