Comentário Bíblico
Adventista
Certo homem judeu - (cba)
Ester 2:5
Repentinamente a cena muda da corte da Pérsia para um humilde lar judeu em algum lugar da capital. Tanto quanto se sabe, nenhum judeu foi levado cativo para Susã, e os judeus que viviam ali possivelmente o fa ziam por opção própria. Segundo a tradição judaica, Mordecai estava envolvido em algum empreendimento comercial antes que o destino o unisse à corte persa.
Mordecai - (cba)
Ester 2:5
Mordecai era um judeu da tribo de Benjamim destinado a ocupar um lugar de honra na história de seu povo. Não é certo se o antepassado de Mordecai que "fora transportado de Jerusalém [para Babilônia] com os exilados" (Ester 2:6) era Quis ou Jair; a sintaxe hebraica permitiria os dois. Se for Quis, então Quis seria o avô de Mordecai. Três ou quatro gerações abrangeriam os 118 anos que se sucederam. Se, por outro lado, for Jair, então Simei e Quis foram ancestrais de Mordecai antes do cativeiro, cuja relação exata não é conhecida. No último caso, a genealogia apresentada neste verso não representa os ancestrais imediatos de Mordecai, mas antepassados di stantes, apresentados para identificar a origem de sua família. Esta prática está de acordo com o costume hebraico (ver com. de Mateus 1:8,17). Na Bíblia, os termos "pai" e "filho" n em sempre indicam relação imediata, porém, muitas vezes, simplesmente a ascendência e descendência (ver com. de Gênesis 37:35). É possível que Quis fosse um antepassado distante de Mordecai.
- 6 que tinha sido levado de Jerusalém com os cativos que foram deportados com Jeconias, rei de Judá, o qual nabucodonosor, rei de Babilônia, transportara. Ester 2:6 8 a Asafe nasceu Josafá; a Josafá nasceu Jorão; a Jorão nasceu Ozias; 17 De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze gerações; e desde Davi até a deportação para Babilônia, catorze gerações; e desde a deportação para Babilônia até o Cristo, catorze gerações. Mateus 1:8,17 35 E levantaram-se todos os seus filhos e todas as suas filhas, para o consolarem; ele, porém, recusou ser consolado, e disse: Na verdade, com choro hei de descer para meu filho até o Seol. Assim o chorou seu pai. Gênesis 37:35
Quase 60 anos antes dos eventos narrados no livro de Ester, Ciro decretou que todos os judeus poderiam retornar à Palestina, se o quisessem , mas os pais de Mordecai escolheram permanecer na terra do seu cativeiro. Este parece ter sido o caso da grande maioria do povo judeu (ver PR, 598). Quando a prima de Mordecai, Hadassa (Ester), ficou órfã, ele a adotou como se fosse sua própria filha.
Alguns identificaram Mordecai com Matacas (ou Natacas), a quem o historiador grego Ctésias se refere como um influente ministro de Xerxes. Enquanto trabalhava em determinados tabletes cuneiformes no Museu de Berlim, o professor Arthur Ungnad encontrou um texto que menciona um homem chamado Marduka (a transliteração babilônica para Mordecai) como um dos altos funcion ários do estado em Susã durante o reinado de Xerxes. Seu título, sipir, indica alta posição e influência. A presença de um homem de influência com o mesmo nome, vivendo na mesma cidade ao mesmo tempo, é significativa.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Ester 2:1-20
Observemos que coisas absurdas chegam a cometer os que foram despojados da revelação divina, e a necessidade que há do Evangelho de Cristo para purificar aos homens de suas luxúrias carnais, e restaurá-los à instituição original do casamento. Ester foi escolhida como rainha. Os que sugerem ter Ester cometido pecado por chegar a esta dignidade, não consideram os costumes daqueles tempos nem daqueles países. Cada uma das mulheres que o rei tomava estava casada com ele, e era sua esposa, ainda que de classe inferior. Porém, quão afundada está a natureza humana, quando coisas como estas são a principal busca da suprema felicidade dos homens! A decepção e o vexame devem sobrevir. os que mais sabiamente consideram seu gozo, ainda nesta vida presente, são os que obedecem mais exatamente aos preceitos da lei divina. Porém, voltemos a considerar a sábia providência de Deus, que executa seus profundos e santos desígnios, em meio a tudo isto. E que nenhuma mudança de nossa condição seja pretexto para esquecermos nossos deveres para com os pais, ou amigos que têm ocupado o seu lugar.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 3 Ponha o rei em todas as províncias do seu reino oficiais que ajuntem todas as moças virgens e formosas em Susã, a capital, na casa das mulheres, sob a custódia de Hegai, eunuco do rei, guarda das mulheres; e dêem-se-lhes os seus cosméticos. Ester 2:3 2 que, estando o rei Assuero assentado no seu trono do seu reino em Susã, a capital, Ester 1:2 1 Ao terceiro dia Ester se vestiu de trajes reais, e se pôs no pátio interior do palácio do rei, defronte da sala do rei; e o rei estava assentado sobre o seu trono, na sala real, defronte da entrada. Ester 5:1 2 E todos os servos do rei que estavam à porta do rei se inclinavam e se prostravam perante Hamã, porque assim ordenara o rei a seu respeito: porém Mardoqueu não se inclinava nem se prostrava. 3 Então os servos do rei que estavam à porta do rei disseram a Mardoqueu: Por que transgrides a ordem do rei? 4 E sucedeu que, dizendo-lhe eles isso dia após dia, e não lhes dando ele ouvidos, o fizeram saber a Hamã, para verem se o procedimento de Mardoqueu seria tolerado; pois ele lhes tinha declarado que era judeu. 5 Vendo, pois, Hamã que Mardoqueu não se inclinava nem se prostrava diante dele, encheu-se de furor. 6 Mas, achou pouco tirar a vida somente a Mardoqueu; porque lhe haviam declarado o povo de Mardoqueu. Por esse motivo Hamã procurou destruir todos os judeus, o povo de Mardoqueu, que havia em todo o reino de Assuero. Ester 3:2-6 3 Pois o judeu Mardoqueu foi o segundo depois do rei Assuero, e grande entre os judeus, e estimado pela multidão de seus irmãos, porque procurava o bem-estar do seu povo, e falava pela paz de toda sua nação. Ester 10:3 1 Ora, havia um homem de Benjamim, cujo nome era Quis, filho de Abiel, filho de Zeror, filho de Becorate, filho de Afias, filho dum benjamita; era varão forte e valoroso. 1 Samuel 9:1 5 Tendo o rei Davi chegado a Baurim, veio saindo dali um homem da linhagem da casa de Saul, cujo nome era Simei, filho de Gêra; e, adiantando-se, proferia maldições. 2 Samuel 16:5 2 Então se levantou Jesuá, filho de Jozadaque, com seus irmãos, os sacerdotes, e Zorobabel, filho de Sealtiel, e seus irmãos; e edificaram o altar do Deus de Israel, para oferecerem sobre ele holocaustos, como está escrito na lei de Moisés, homem de Deus. Esdras 3:2