Comentário Bíblico
Adventista
Implorei - (cba)
Deuteronômio 3:23
A forma do verbo hebraico sugere a tradução "estava buscando favor do SENHOR para mim mesmo". Isso foi quando Deus disse a Moisés que ele não entraria na terra prometida, pois morreria na fronteira (Números 27:12,13).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Deuteronômio 3:21-29
Moisés deu alento a Josué, que iria sucedê-lo. Deste modo, o ancião e especialista no serviço a Deus deveria fazer todo o possível para fortalecer as mãos dos que eram jovens principiantes na fé. considere o que Deus já fez, e o que Ele prometeu que ainda fará. Se Deus é por nós, quem poderá nos vencer? Entretanto, seremos reprováveis para o nosso capitão se o seguirmos com medo.
Moisés orou para que, se fosse a vontade de Deus, ele pudesse ir adiante de Israel, a fim de atravessar o Jordão e entrar em Canaã. Não devemos permitir que existam em nosso coração desejos que não possamos oferecer a Deus em oração, através da fé. A resposta de Deus a esta oração foi uma mistura de misericórdia e juízo. Deus considera bom negar muitas das coisas que desejamos e lhe pedimos. Ele pode aceitar nossas orações; porém, não nos concede exatamente aquilo pelo qual oramos. Se Deus, em sua providência, não nos dá o que desejamos, mas por sua graça faz com que estejamos contentes sem isto, o resultado vem a ser o mesmo. Contentemo-nos em ter a Deus como o nosso Pai, e o céu como a nossa porção, ainda que não tenhamos tudo o que desejemos neste mundo.
Deus prometeu a Moisés que ele veria Canaã do cume do Pisga. Ainda que não entrasse na terra, teria uma visão panorâmica dela. Mesmo os crentes mais fortes no presente contemplam o céu à distância.
Deus proveu um sucessor para Moisés. É ótimo para os membros da Igreja de Cristo que a obra de Deus tenha a possibilidade de ser continuada por outros, quando eles descansarem silenciosamente no pó. E se tivermos o penhor e a visão do céu, já será o bastante para nós; submetamo-nos à vontade do Senhor, e não lhe falemos mais de pedidos que Ele não considera bom nos conceder.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 8 acerca do qual três vezes roguei ao Senhor que o afastasse de mim; 9 e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo. 2 Coríntios 12:8,9 19 Respondeu-lhe o Senhor: Eu farei passar toda a minha bondade diante de ti, e te proclamarei o meu nome Jeová; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem me compadecer. Êxodo 33:19 24 Ó Senhor Jeová, tu já começaste a mostrar ao teu servo a tua grandeza e a tua forte mão; pois, que Deus há no céu ou na terra, que possa fazer segundo as tuas obras, e segundo os teus grandes feitos? Deuteronômio 3:24 24 e dissestes: Eis que o Senhor nosso Deus nos fez ver a sua glória e a sua grandeza, e ouvimos a sua voz do meio do fogo; hoje vimos que Deus fala com o homem, e este ainda continua vivo. Deuteronômio 5:24