Comentário Bíblico
Adventista
Abstendo-se - (cba)
Deuteronômio 23:22
Não é obrigatório fazer votos a Deus, mas é obrigatório cumprir o voto feito. A violação é pecado. Fazer um voto a Deus é assumir uma obrigação sagrada. Fugir dessa obrigação é prejudicar a própria vida espiritual (ver Lv 27; Nm 30).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Deuteronômio 23:15-25
É honroso dar refúgio e proteção ao fraco, desde que não seja perverso, os prosélitos e os que são convertidos à verdade devem ser tratados com ternura especial, para que não se sintam tentados a voltar para o mundo.
Não podemos honrar a Deus com os nossos bens, a menos que sejam honrados e tenham sido ganhos honradamente. Não deve ser considerado apenas o que damos, mas também como o obtivemos, onde aquele que pede algum recurso emprestado o consegue ou o espera conseguir, é justo que aquele que empresta participe do ganho; porém, deve mostrar piedade para com aquele que pede emprestado, para que coma o necessário.
Ninguém deve se retratar do que procede de seus lábios como voto solene e deliberado; porém, deve ser mantido e cumprido com pontualidade.
Foi-lhes permitido colher e comer trigo e uvas que cresciam à beira do caminho; somente não podiam levar algo consigo. Esta lei pressupunha a grande abundância de trigo e vinho que teriam em Canaã. Faz provisão para o sustento dos viajantes pobres, ensinando a ser bondosos com eles, ensina-nos a estar dispostos a repartir, e a não pensarmos que perdemos o que damos a alguém. Contudo, proíbe o abuso da amabilidade dos amigos, ou tirar vantagens do que é permitido. A fidelidade com os seus compromissos deve ser característica do povo de Deus; jamais deveriam passar por cima dos demais.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |