Comentário Bíblico
Adventista
Liberalmente, lhe fornecerás - (cba)
Deuteronômio 15:14
Literalmente, "certamente lhe fornecerás um colar". A palavra traduzida como "fornecerás" diz respeito aos "ornamentos que os camelos traziam ao pescoço" (Juízes 8:26). Os nativos do Oriente ainda usam ornamentos para o gado. O senhor hebreu devia "adornar" seu escravo no sentido de lhe dar o necessário para recomeçar a vida.
O SENHOR [...] te houver abençoado - (cba)
Deuteronômio 15:14
Ver Deuteronômio 7:13; Deuteronômio 12:15; Deuteronômio 16:17. O senhor devia demonstrar liberalidade para com o escravo liberto na medida em que tivesse sido abençoado por Deus.
- 13 ele te amará, te abençoará e te fará multiplicar; abençoará o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, o teu grão, o teu mosto e o teu azeite, a criação das tuas vacas, e as crias dos teus rebanhos, na terra que com juramento prometeu a teus pais te daria. Deuteronômio 7:13 15 Todavia, conforme todo o teu desejo, poderás degolar, e comer carne dentro das tuas portas, segundo a bênção do Senhor teu Deus que ele te houver dado; tanto o imundo como o limpo comerão dela, como da gazela e do veado; Deuteronômio 12:15 17 cada qual oferecerá conforme puder, conforme a bênção que o Senhor teu Deus lhe houver dado. Deuteronômio 16:17
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Deuteronômio 15:12-18
Aqui é repetida a lei sobre os servos hebreus, e acrescenta o requisito de que os senhores coloquem alguma reserva nas mãos de seus servos, para que se estabeleçam por si mesmos quando forem libertos de sua escravidão, durante a qual não recebiam salários. Podemos esperar bênçãos e prosperidade familiar quando tomamos consciência de nosso dever para com os nossos familiares.
Lembremo-nos de que somos devedores perante a justiça divina, e não temos com que pagar. Somos escravos, pobres, e perecemos. Porém, o Senhor Jesus Cristo se fez pobre e derramou o seu sangue, e fez uma plena e livre provisão para o pagamento de nossa dívida, o resgate de nossas almas e para suprir todas as nossas necessidades.
Quando se prega o Evangelho claramente, proclama-se o ano aceitável do Senhor; o ano da remissão das nossas dívidas, da libertação da nossa alma, e da obtenção do repouso nEle.
Quando a fé em Cristo e o amor a Ele prevalecerem, triunfarão sobre o egoísmo do coração e sobre a maldade do mundo, e eliminarão as escusas que surgem da incredulidade, desconfiança e cobiça.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 10 Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor. Portanto não vos entristeçais, pois a alegria do Senhor é a vossa força. Neemias 8:10 10 Nela habitava o teu rebanho; da tua bondade, ó Deus, proveste o pobre. Salmos 68:10 22 A bênção do Senhor é que enriquece; e ele não a faz seguir de dor alguma. Provérbios 10:22 35 Em tudo vos dei o exemplo de que assim trabalhando, é necessário socorrer os enfermos, recordando as palavras do Senhor Jesus, porquanto ele mesmo disse: Coisa mais bem-aventurada é dar do que receber. Atos 20:35 2 No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder, conforme tiver prosperado, guardando-o, para que se não façam coletas quando eu chegar. 1 Coríntios 16:2