Comentário Bíblico
Adventista
Irriteis - (cba)
Colossenses 3:21
Do gr. erethizõ, “provocar”, no bom sentido, como em 2 Coríntios 9:2, ou no mau sentido, como neste versículo. Repreender e reclamar, encontrar faltas e censurar continuamente incita os sentimentos dos filhos à repugnância contra todas as formas de disciplina.
Desanimados - (cba)
Colossenses 3:21
Do gr. athumoõ, “perder a coragem”, “estar desencorajado ou desesperançado”. No NT, a palavra ocorre apenas aqui. Sob provocação contínua, o jovem desanima de tentar vencer as fraquezas e desiste da vida cristã. Os objetivos dos pais estão corretos, mas o lamentável método de tentar alcançar a perfeição nos filhos produz resultado desastroso (ver Efésios 6:4).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Colossenses 3:18-25
As epístolas que se preocupam mais com exibir a glória da graça divina e a magnificar ao Senhor Jesus, são as mais detalhadas ao enfatizarem os deveres da vida cristã. Jamais devemos separar os privilégios dos deveres do Evangelho.
A submissão é o dever das esposas, mas isto não significa submeter-se a um tirano austero ou a um rigoroso Senhor, mas ao seu marido, que está comprometido com o dever afetuoso. Os maridos devem amar as suas esposas com afeto fiel e terno.
Os filhos dóceis são aqueles que mais provavelmente prosperam, assim como os filhos obedientes.
Os servos têm que cumprir o seu dever e obedecer as ordens de seus senhores em todas as coisas que fazem parte de seu dever para com Deus, que é o seu Senhor celestial. Devem ser justos e diligentes, sem intenções egoístas, hipocrisias nem disfarces. Aqueles que temem a Deus serão justos e fiéis quando estiverem fora da vista de seus senhores, porque sabem que estão sob o olhar de Deus. Que façam todas as coisas com diligência, não com ócio nem preguiça; mas alegremente, não descontentes com a providência de Deus que colocou-os nesta relação. E para o estímulo dos servos, saibam que estarão servindo a Cristo quando servirem os seus senhores conforme o mandamento de Cristo, e que, ao final, Ele lhes dará uma recompensa gloriosa. Por outro lado, aquele que fizer o mal receberá o mal que fez.
Deus castigará o servo injusto e premiará o servo justo; o mesmo acontecerá se os senhores fizerem o mal aos seus servos. O Justo Juiz de toda a terra tratará com justiça tanto àquele que é servo quanto àquele que é Senhor. Ambos estarão em um mesmo nível em seu tribunal.
Quão feliz a verdadeira religião tornaria o mundo, se prevalecesse em todos os lugares influenciando todo o estado de coisas e todas as relações da vida das pessoas! A profissão de fé das pessoas que se descuidam dos deveres, e que dão justa causa às queixas daqueles que relacionam-se com elas, enganam-se a si mesmas e também acarretam censuras ao Evangelho.
- Veja também A educação precoce é determinante, 19 de Junho 3:21
Refletindo a Cristo, Pág. 176
Cabeça da família, 16 de Setembro 3:21A Fé Pela Qual Eu Vivo, Pág. 263
|
- Análise em Cadeia 13 Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem. Salmos 103:13 12 porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem. Provérbios 3:12 1 Ouvi, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes o entendimento. 2 Pois eu vos dou boa doutrina; não abandoneis o meu ensino. 3 Quando eu era filho aos pés de meu, pai, tenro e único em estima diante de minha mãe, 4 ele me ensinava, e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive. Provérbios 4:1-4 4 E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor. Efésios 6:4 11 assim como sabeis de que modo vos tratávamos a cada um de vós, como um pai a seus filhos, 1 Tessalonicenses 2:11 5 e já vos esquecestes da exortação que vos admoesta como a filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, nem te desanimes quando por ele és repreendido; 6 pois o Senhor corrige ao que ama, e açoita a todo o que recebe por filho. 7 É para disciplina que sofreis; Deus vos trata como a filhos; pois qual é o filho a quem o pai não corrija? 8 Mas, se estais sem disciplina, da qual todos se têm tornado participantes, sois então bastardos, e não filhos. 9 Além disto, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e os olhavamos com respeito; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, e viveremos? 10 Pois aqueles por pouco tempo nos corrigiam como bem lhes parecia, mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade. 11 Na verdade, nenhuma correção parece no momento ser motivo de gozo, porém de tristeza; mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos que por ele têm sido exercitados. Hebreus 12:5-11