Comentário Bíblico
Adventista
Pelos séculos dos séculos - (cba)
Apocalipse 14:11
Do gr. eis aiõnas aiõnõn, literalmente, “até idades das idades”. Esta expressão pode ser comparada com eis ton aiõna, “até a idade", em geral traduzida por “para sempre” (ver Marcos 3:29; Lucas 1:55); com eis tons aiõnas, literalmente, “até as idades”, traduzida, em geral, por "eternamente” (Romanos 1:25; Romanos 11:36; Lucas 1:33, em que a expressão é vertida por “para sempre"); ou ainda com o adjetivo aiõnios, literalmente, “duradouro pela era”, em geral traduzido por “eterno" (Mateus 18:8; Mateus 19:16,29; Mateus 25:41,46). Assim como aiõnios (ver com. de Mateus 25:41), as expressões eis ton aiõna e eis tons aiõnas não denotam necessariamente duração perpétua. Entretanto, é possível perguntar: há ocasiões em que tais expressões denotam eternidade? Se houver, seria a expressão composta eis aiõnas aiõnõn, "até idades das idades”, uma declaração mais enfática de perpetuidade?
- 29 mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca mais terá perdão, mas será réu de pecado eterno. Marcos 3:29 55 (como falou a nossos pais) para com Abraão e a sua descendência para sempre. Lucas 1:55 25 pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém. Romanos 1:25 36 Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. Romanos 11:36 33 e reinará eternamente sobre a casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. Lucas 1:33 8 Se, pois, a tua mão ou o teu pé te fizer tropeçar, corta-o, lança-o de ti; melhor te é entrar na vida aleijado, ou coxo, do que, tendo duas mãos ou dois pés, ser lançado no fogo eterno. Mateus 18:8 16 E eis que se aproximou dele um jovem, e lhe disse: Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? 29 E todo o que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna. Mateus 19:16,29 41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai- vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos; 46 E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna. Mateus 25:41,46 41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai- vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos; Mateus 25:41
Esta expressão composta ocorre em outras passagens na forma eis tons aiõnas tõn aiõnõn, literalmente, "até as idades das idades"; e, em todos os casos, está ligada a Deus ou a Cristo, indicando existência sem fim. Todavia, tal significado não deriva da expressão em si, mas de com quem ela está associada. A expressão isolada significa eras multiplicadas.
Há uma possível explicação para o uso da expressão composta neste versículo. O assunto é o tormento dos adoradores da besta em um lago de fogo e enxofre. A permanência de um ser humano em um ambiente como esse seria muito breve. Por isso, se a expressão eis ton aiõna, “até a idade”, fosse usada, haveria a possibilidade de concluir que o castigo seria momentâneo. A expressão composta indica que o tormento durará certo período. Não será infindável, como esclarecem outras passagens bíblicas que revelam que o destino final dos ímpios será a aniquilação (ver Mateus 10:28; Apocalipse 20:14).
- 28 E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo. Mateus 10:28 14 E a morte e o hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. Apocalipse 20:14
Sem dúvida, a imagem da fumaça subindo para sempre é extraída de Isaías 34:10, que descreve a desolação de Edom. O profeta judeu não contemplou um fogo sem fim. Após o incêndio, cuja “fumaça” ele afirma que “subirá para sempre”, o país se transforma em ruínas desoladas, habitadas por animais selvagens (Apocalipse 14:10-15). A figura indica completa destruição (ver com. de Malaquias 4:1).
- 10 Nem de noite nem de dia se apagará; para sempre a sua fumaça subirá; de geração em geração será assolada; pelos séculos dos séculos ninguém passará por ela. Isaías 34:10 10 também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se acha preparado sem mistura, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. 11 A fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, nem aquele que recebe o sinal do seu nome. 12 Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. 13 Então ouvi uma voz do céu, que dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, pois as suas obras os acompanham. 14 E olhei, e eis uma nuvem branca, e assentado sobre a nuvem um semelhante a filho de homem, que tinha sobre a cabeça uma coroa de ouro, e na mão uma foice afiada. 15 E outro anjo saiu do santuário, clamando com grande voz ao que estava assentado sobre a nuvem: Lança a tua foice e ceifa, porque é chegada a hora de ceifar, porque já a seara da terra está madura. Apocalipse 14:10-15 1 Pois eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como restolho; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo. Malaquias 4:1
Descanso - (cba)
Apocalipse 14:11
Do gr. anapausis, “interrupção”, "refrigério". O sentido é de que, ao longo de toda a duração do castigo que continuará até a morte, não há relaxamento.
Nem de dia nem de noite - (cba)
Apocalipse 14:11
Isto é, durante o dia ou durante a noite. O horário não importa, pois o tormento é contínuo.
Adoradores da besta - (cba)
Apocalipse 14:11
A classificação é repetida (cf. Apocalipse 14:9) para dar ênfase. O terceiro anjo faz uma ameaça: Os habitantes da Terra não têm desculpa se não fugirem da confusão contra a qual esta mensagem adverte. Eles devem fazer todo esforço necessário para descobrir a identidade da besta, sua imagem e marca, bem como desvendar suas astúcias e formas de agir.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Nota
Apocalipse 14:6-13
As três últimas mensagens a ser pregada à terra pelo remanescente do fim do tempo antes da vinda do Filho do Homem nas nuvens (Apocalipse 14:14). Estas são as mensagens ordenadas em Apocalipse 10:11 (sobre a missão Remanescente, ver Apocalipse 18:1-4).
- 14 E olhei, e eis uma nuvem branca, e assentado sobre a nuvem um semelhante a filho de homem, que tinha sobre a cabeça uma coroa de ouro, e na mão uma foice afiada. Apocalipse 14:14 11 Então me disseram: Importa que profetizes outra vez a muitos povos, e nações, e línguas, e reis. Apocalipse 10:11 1 Depois destas coisas vi descer do céu outro anjo que tinha grande autoridade, e a terra foi iluminada com a sua glória. 2 E ele clamou com voz forte, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, e se tornou morada de demônios, e guarida de todo espírito imundo, e guarida de toda ave imunda e detestável. 3 Porque todas as nações têm bebido do vinho da ira da sua prostituição, e os reis da terra se prostituíram com ela; e os mercadores da terra se enriqueceram com a abundância de suas delícias. 4 Ouvi outra voz do céu dizer: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas. Apocalipse 18:1-4
para todo o sempre
Apocalipse 14:11
Referência óbvia a Isaías 34:8-10. No contexto hebraico, "pelos séculos dos séculos" nem sempre significa a eternidade absoluta; trata-se do tempo necessário para o cumprimento do propósito de Deus (sobre o Inferno e o castigo dos ímpios, ver Apocalipse 20:10; Mateus 10:28).
- 8 Pois o Senhor tem um dia de vingança, um ano de retribuições pela causa de Sião. 9 E os ribeiros de Edom transformarse-ão em pez, e o seu solo em enxofre, e a sua terra tornar-se-á em pez ardente. 10 Nem de noite nem de dia se apagará; para sempre a sua fumaça subirá; de geração em geração será assolada; pelos séculos dos séculos ninguém passará por ela. Isaías 34:8-10 10 e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos. Apocalipse 20:10 28 E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo. Mateus 10:28
Referências cruzadas
Apocalipse 14:11
Isaías 34:8-10.
Em breve será compreendido
Apocalipse 14:6-12
Ver Apocalipse 10:1-11; 1 João 2:18. O décimo quarto capítulo do Apocalipse é um capítulo do mais profundo interesse. Esta escritura logo será compreendida em todos os seus sentidos, e as mensagens dadas a João, o revelador, serão repetidas com uma expressão distinta ( The Review and Herald, 13 de outubro de 1904 ).
- 1 E vi outro anjo forte que descia do céu, vestido de uma nuvem; por cima da sua cabeça estava o arco-íris; o seu rosto era como o sol, e os seus pés como colunas de fogo, 2 e tinha na mão um livrinho aberto. Pôs o seu pé direito sobre o mar, e o esquerdo sobre a terra, 3 e clamou com grande voz, assim como ruge o leão; e quando clamou, os sete trovões fizeram soar as suas vozes. 4 Quando os sete trovões acabaram de soar eu já ia escrever, mas ouvi uma voz do céu, que dizia: Sela o que os sete trovões falaram, e não o escrevas. 5 O anjo que vi em pé sobre o mar e sobre a terra levantou a mão direita ao céu, 6 e jurou por aquele que vive pelos séculos dos séculos, o qual criou o céu e o que nele há, e a terra e o que nela há, e o mar e o que nele há, que não haveria mais demora, 7 mas que nos dias da voz do sétimo anjo, quando este estivesse para tocar a trombeta, se cumpriria o mistério de Deus, como anunciou aos seus servos, os profetas. 8 A voz que eu do céu tinha ouvido tornou a falar comigo, e disse: Vai, e toma o livro que está aberto na mão do anjo que se acha em pé sobre o mar e sobre a terra. 9 E fui ter com o anjo e lhe pedi que me desse o livrinho. Disse-me ele: Toma-o, e come-o; ele fará amargo o teu ventre, mas na tua boca será doce como mel. 10 Tomei o livrinho da mão do anjo, e o comi; e na minha boca era doce como mel; mas depois que o comi, o meu ventre ficou amargo. 11 Então me disseram: Importa que profetizes outra vez a muitos povos, e nações, e línguas, e reis. Apocalipse 10:1-11 18 Filhinhos, esta é a última hora; e, conforme ouvistes que vem o anticristo, já muitos anticristos se têm levantado; por onde conhecemos que é a última hora. 1 João 2:18
Identificando os três anjos
Apocalipse 14:6-12
Cristo virá pela segunda vez, com poder para a salvação. Para preparar os seres humanos para este evento, Ele enviou o primeiro, o segundo,e mensagens de terceiros anjos. Esses anjos representam aqueles que recebem a verdade e com poder abrem o evangelho ao mundo ( Carta 79, 1900 ).
Uma companhia leal
Apocalipse 14:6-12
Ver Apocalipse 18:1-5. As igrejas se tornaram conforme descrito no capítulo dezoito do Apocalipse. Por que as mensagens de Apocalipse quatorze são dadas? Porque os princípios das igrejas foram corrompidos ....
Aparentemente, o mundo inteiro é culpado de receber a marca da besta. Mas o profeta vê um grupo que não está adorando a besta e que não recebeu sua marca na testa ou nas mãos. “Aqui está a paciência dos santos”, declara ele; “Aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus” ( Manuscrito 92, 1904 ).
Números grandes aceitam a verdade
Apocalipse 14:6-12
O tempo dos julgamentos destrutivos de Deus é o tempo de misericórdia para aqueles que não têm oportunidade de aprender o que é a verdade. O Senhor olhará para eles com ternura. Seu coração de misericórdia é tocado; Sua mão ainda está estendida para salvar, enquanto a porta está fechada para aqueles que não querem entrar. Grande número de pessoas que ouvirem a verdade pela primeira vez nestes últimos dias ( The Review and Herald, 5 de julho de 1906 ) serão admitidas .
A verdadeira questão no conflito final
Apocalipse 14:9-12
Ver Apocalipse 13:11-17; Apocalipse 12:17; Apocalipse 18:1; Isaías 58:12-14. É do interesse de todos entender o que é a marca da besta e como podem escapar das terríveis ameaças de Deus. Por que os homens não estão interessados em saber o que constitui a marca da besta e sua imagem? Está em contraste direto com a marca de Deus.
- 11 E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como dragão. 12 Também exercia toda a autoridade da primeira besta na sua presença; e fazia que a terra e os que nela habitavam adorassem a primeira besta, cuja ferida mortal fora curada. 13 E operava grandes sinais, de maneira que fazia até descer fogo do céu à terra, à vista dos homens; 14 e, por meio dos sinais que lhe foi permitido fazer na presença da besta, enganava os que habitavam sobre a terra e lhes dizia que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia. 15 Foi-lhe concedido também dar fôlego à imagem da besta, para que a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta. 16 E fez que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, lhes fosse posto um sinal na mão direita, ou na fronte, 17 para que ninguém pudesse comprar ou vender, senão aquele que tivesse o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome. Apocalipse 13:11-17 17 E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra aos demais filhos dela, os que guardam os mandamentos de Deus, e mantêm o testemunho de Jesus. Apocalipse 12:17 1 Depois destas coisas vi descer do céu outro anjo que tinha grande autoridade, e a terra foi iluminada com a sua glória. Apocalipse 18:1 12 E os que de ti procederem edificarão as ruínas antigas; e tu levantarás os fundamentos de muitas gerações; e serás chamado reparador da brecha, e restaurador de veredas para morar. 13 Se desviares do sábado o teu pé, e deixares de prosseguir nas tuas empresas no meu santo dia; se ao sábado chamares deleitoso, ao santo dia do Senhor, digno de honra; se o honrares, não seguindo os teus caminhos, nem te ocupando nas tuas empresas, nem falando palavras vãs; 14 então te deleitarás no Senhor, e eu te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse. Isaías 58:12-14
A questão do sábado será o assunto no grande conflito em que todo o mundo fará parte. [ Citado Apocalipse 13:4-10.] Este capítulo inteiro é uma revelação do que certamente acontecerá [ citado Apocalipse 13:11, 15-17 ] ( Manuscrito 88, 1897 ).
Qual é a marca da besta?
Apocalipse 14:9-12
John foi chamado para contemplar um povo distinto daqueles que adoram a besta e sua imagem por guardar o primeiro dia da semana. A observância deste dia é a marca da besta ( Carta 31, 1898 ).
Advertência contra a marca da besta
Apocalipse 14:9-12
Ver Apocalipse 13:16,17. A mensagem do terceiro anjo foi enviada ao mundo, advertindo os homens contra receberem a marca da besta ou de sua imagem na testa ou nas mãos. Receber esta marca significa chegar à mesma decisão que a besta tomou, e defender as mesmas idéias, em oposição direta à Palavra de Deus. De todos os que recebem esta marca, Deus diz: “O mesmo beberá do vinho da ira de Deus, que é derramado sem mistura no cálice de sua indignação; eele será atormentado com fogo e enxofre na presença dos santos anjos e na presença do Cordeiro. ” ...
Se a luz da verdade foi apresentada a você, revelando o sábado do quarto mandamento, e mostrando que não há fundamento na Palavra de Deus para a observância do domingo, e ainda assim você se apega ao falso sábado, recusando-se a santificar o No sábado, que Deus chama de “meu santo dia”, você recebe a marca da besta. Quando isso acontece? Quando você obedece ao decreto que ordena que você pare de trabalhar no domingo e adore a Deus, embora saiba que não há uma palavra na Bíblia que indique que o domingo seja diferente de um dia de trabalho comum, você consente em receber a marca da besta , e recusar o selo de Deus.
Se recebermos esta marca em nossas testas ou em nossas mãos, os julgamentos pronunciados contra o desobediente devem cair sobre nós. Mas o selo do Deus vivo é colocado sobre aqueles que guardam conscienciosamente o sábado do Senhor ( The Review and Herald, 13 de julho de 1897 ).
Uma questão de vida ou morte
Apocalipse 14:9-12
Esta mensagem abrange as duas mensagens anteriores. É representado como sendo dado em alta voz; isto é, com o poder do Espírito Santo. Agora tudo está em jogo. A mensagem do terceiro anjo deve ser considerada da mais alta importância. É uma questão de vida ou morte. A impressão causada por esta mensagem será proporcional ao zelo e solenidade com que é proclamada ( Manuscrito 16, 1900 ).
Não é uma marca visível
Apocalipse 14:9-12
Ver Apocalipse 14:1-4. Na questão do grande concurso duas partes são desenvolvidas, aqueles que "adoram a besta e sua imagem" e recebem sua marca, e aqueles que recebem "o selo do Deus vivo ”, que tem o“ nome do Pai escrito em suas testas ”. Esta não é uma marca visível ( The Signs of the Times, 1 de novembro de 1899 ).
Proteja-se contra o mistério da iniquidade
Apocalipse 14:9-12
Ver Apocalipse 18:1-18; 2 Tessalonicenses 2:7-12. A mensagem do terceiro anjo aumenta em importância à medida que nos aproximamos do fim da história terrestre ...
- 1 Depois destas coisas vi descer do céu outro anjo que tinha grande autoridade, e a terra foi iluminada com a sua glória. 2 E ele clamou com voz forte, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, e se tornou morada de demônios, e guarida de todo espírito imundo, e guarida de toda ave imunda e detestável. 3 Porque todas as nações têm bebido do vinho da ira da sua prostituição, e os reis da terra se prostituíram com ela; e os mercadores da terra se enriqueceram com a abundância de suas delícias. 4 Ouvi outra voz do céu dizer: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas. 5 Porque os seus pecados se acumularam até o céu, e Deus se lembrou das iniqüidades dela. 6 Tornai a dar-lhe como também ela vos tem dado, e retribuí-lhe em dobro conforme as suas obras; no cálice em que vos deu de beber dai-lhe a ela em dobro. 7 Quanto ela se glorificou, e em delícias esteve, tanto lhe dai de tormento e de pranto; pois que ela diz em seu coração: Estou assentada como rainha, e não sou viúva, e de modo algum verei o pranto. 8 Por isso, num mesmo dia virão as suas pragas, a morte, e o pranto, e a fome; e será consumida no fogo; porque forte é o Senhor Deus que a julga. 9 E os reis da terra, que com ela se prostituíram e viveram em delícias, sobre ela chorarão e prantearão, quando virem a fumaça do seu incêndio; 10 e, estando de longe por medo do tormento dela, dirão: Ai! ai da grande cidade, Babilônia, a cidade forte! pois numa só hora veio o teu julgamento. 11 E sobre ela choram e lamentam os mercadores da terra; porque ninguém compra mais as suas mercadorias: 12 mercadorias de ouro, de prata, de pedras preciosas, de pérolas, de linho fino, de púrpura, de seda e de escarlata; e toda espécie de madeira odorífera, e todo objeto de marfim, de madeira preciosíssima, de bronze, de ferro e de mármore; 13 e canela, especiarias, perfume, mirra e incenso; e vinho, azeite, flor de farinha e trigo; e gado, ovelhas, cavalos e carros; e escravos, e até almas de homens. 14 Também os frutos que a tua alma cobiçava foram-se de ti; e todas as coisas delicadas e suntuosas se foram de ti, e nunca mais se acharão. 15 Os mercadores destas coisas, que por ela se enriqueceram, ficarão de longe por medo do tormento dela, chorando e lamentando, 16 dizendo: Ai! ai da grande cidade, da que estava vestida de linho fino, de púrpura, de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas, e pérolas! porque numa só hora foram assoladas tantas riquezas. 17 E todo piloto, e todo o que navega para qualquer porto e todos os marinheiros, e todos os que trabalham no mar se puseram de longe; 18 e, contemplando a fumaça do incêndio dela, clamavam: Que cidade é semelhante a esta grande cidade? Apocalipse 18:1-18 7 Pois o mistério da iniqüidade já opera; somente há um que agora o detém até que seja posto fora; 8 e então será revelado esse iníquo, a quem o Senhor Jesus matará como o sopro de sua boca e destruirá com a manifestação da sua vinda; 9 a esse iníquo cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e prodígios de mentira, 10 e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos. 11 E por isso Deus lhes envia a operação do erro, para que creiam na mentira; 12 para que sejam julgados todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na injustiça. 2 Tessalonicenses 2:7-12
Deus me apresentou os perigos que ameaçam aqueles que receberam a sagrada obra de proclamar a mensagem do terceiro anjo. Devem lembrar que esta mensagem é da maior conseqüência para o mundo inteiro. Eles precisam pesquisar as Escrituras diligentemente, para que possam aprender como se proteger contra o mistério da iniqüidade, que desempenha um papel tão importante nas cenas finais da história terrestre.
Haverá cada vez mais desfile externo de poderes mundanos. Sob diferentes símbolos, Deus apresentou a João o caráter perverso e a influência sedutora daqueles que se destacaram por perseguir Seu povo. O capítulo dezoito do Apocalipse fala da Babilônia mística, que caiu de seu alto estado para se tornar um poder perseguidor. Aqueles que guardam os mandamentos de Deus e têm a fé de Jesus são o objeto da ira deste poder( Manuscrito 135, 1902 ).
O tempo da prova torna a questão clara
Apocalipse 14:9-12
A obra do Espírito Santo é convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo. O mundo só pode ser advertido por ver aqueles que crêem na verdade santificados por meio da verdade, agindo sobre princípios elevados e santos, mostrando em um sentido elevado e elevado, a linha de demarcação entre aqueles que guardam os mandamentos de Deus e aqueles que os espezinham. sob seus pés. A santificação do Espírito sinaliza a diferença entre quem tem o selo de Deus e quem guarda um dia de descanso espúrio.
Quando a prova vier, será mostrado claramente qual é a marca da besta. É a guarda do domingo. Aqueles que, depois de terem ouvido a verdade, continuam a considerar este dia sagrado, levam a assinatura do homem do pecado, que pensou em mudar os tempos e as leis ( Carta 12, 1900 ).
O último ato do drama
Apocalipse 14:9-12
A substituição do falso pelo verdadeiro é o último ato do drama. Quando essa substituição se tornar universal, Deus se revelará. Quando as leis dos homens forem exaltadas acima das leis de Deus, quando os poderes desta terra tentarem forçar os homens a guardar o primeiro dia da semana, saiba que chegou a hora de Deus trabalhar. Ele se levantará em Sua majestade e sacudirá terrivelmente a terra. Ele sairá de Seu lugar para punir os habitantes do mundo por sua iniqüidade ( The Review and Herald, 23 de abril de 1901 ).
A Marca de Distinção
Apocalipse 14:9-12
Ver Apocalipse 14:1-4; Apocalipse 7:2,3; Apocalipse 13:13,16; Êxodo 31:13-17; 2 Tessalonicenses 2:3,4. Estamos chegando ao fimhistória da terra. Satanás está fazendo esforços desesperados para tornar-se deus, para falar e agir como Deus, para aparecer como alguém que tem o direito de controlar as consciências dos homens. Ele se esforça com todas as suas forças para colocar uma instituição humana na posição de santo dia de descanso de Deus. Sob a jurisdição do homem do pecado, os homens exaltaram um falso padrão em completa oposição à promulgação de Deus. Cada instituição do sábado leva o nome de seu autor, uma marca indelével que mostra a autoridade de cada um. O primeiro dia da semana não tem uma partícula de santidade. É a produção do homem do pecado, que se esforça dessa forma para contrariar os propósitos de Deus.
- 1 E olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o Monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que traziam na fronte escrito o nome dele e o nome de seu Pai. 2 E ouvi uma voz do céu, como a voz de muitas águas, e como a voz de um grande trovão e a voz que ouvi era como de harpistas, que tocavam as suas harpas. 3 E cantavam um cântico novo diante do trono, e diante dos quatro seres viventes e dos anciãos; e ninguém podia aprender aquele cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil, aqueles que foram comprados da terra. 4 Estes são os que não se contaminaram com mulheres; porque são virgens. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá. Estes foram comprados dentre os homens para serem as primícias para Deus e para o Cordeiro. Apocalipse 14:1-4 2 E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, tendo o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, quem fora dado que danificassem a terra e o mar, 3 dizendo: Não danifiques a terra, nem o mar, nem as árvores, até que selemos na sua fronte os servos do nosso Deus. Apocalipse 7:2,3 13 E operava grandes sinais, de maneira que fazia até descer fogo do céu à terra, à vista dos homens; 16 E fez que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, lhes fosse posto um sinal na mão direita, ou na fronte, Apocalipse 13:13,16 13 Falarás também aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis os meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós pelas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica. 14 Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente será morto; porque qualquer que nele fizer algum trabalho, aquela alma será exterminada do meio do seu povo. 15 Seis dias se trabalhará, mas o sétimo dia será o sábado de descanso solene, santo ao Senhor; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente será morto. 16 Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações como pacto perpétuo. , 17 Entre mim e os filhos de Israel será ele um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, e ao sétimo dia descansou, e achou refrigério. Êxodo 31:13-17 3 Ninguém de modo algum vos engane; porque isto não sucederá sem que venha primeiro a apostasia e seja revelado o homem do pecado, o filho da perdição, 4 aquele que se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, de sorte que se assenta no santuário de Deus, apresentando-se como Deus. 2 Tessalonicenses 2:3,4
Deus designou o sétimo dia como Seu sábado.
Assim, a distinção é feita entre os leais e os desleais. Aqueles que desejam ter o selo de Deus em suas testas devem guardar o sábado do quarto mandamento. Assim, eles se distinguem dos desleais, que aceitaram uma instituição feita pelo homem em lugar do verdadeiro sábado. A observância do dia de descanso de Deus é uma marca de distinção entre aquele que serve a Deus e aquele que O não serve ( The Review and Herald, 23 de abril de 1901 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Apocalipse 14:6-13
Aqui parece manifestar-se o progresso da reforma. As quatro proclamações são evidentes em seus significados: que todos os cristãos sejam exortados a serem fiéis ao seu Senhor no tempo da prova. O Evangelho é o grande meio pelo qual os homens são levados a temer a Deus e dar-lhe glória.
A pregação do Evangelho eterno estremece os fundamentos do Anticristo no mundo, e apressa a sua queda.
Se alguém persiste em sujeitar-se à besta e em fomentar a sua causa, deve esperar ser miserável em corpo e alma para sempre. O crente deve arriscar-se ou sofrer qualquer coisa por obedecer aos mandamentos de Deus e professar a fé em Jesus. Que Deus nos conceda esta paciência.
Observe a descrição dos que são e serão abençoados: os tais morrem no Senhor, pela causa de Cristo e em união com Cristo; os tais são achados em Cristo quando a morte chega. Descansam de todo pecado, tentação, sofrimento e perseguição, porque ali o mal pára de atormentá-los; ali os cansados repousam. Suas obras os acompanham: não vão adiante deles como títulos, ou como aquisições, mas os seguem como provas de terem vivido e morrido no Senhor; a lembrança deles será agradável, e a recompensa muito superior a todos os seus sofrimentos e aos serviços que prestaram a Deus. Isto é assegurado pelo testemunho do Espírito, que testifica com o espírito de cada um deles, e pela Palavra escrita.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 18 e, contemplando a fumaça do incêndio dela, clamavam: Que cidade é semelhante a esta grande cidade? Apocalipse 18:18 3 E outra vez disseram: Aleluia. E a fumaça dela sobe pelos séculos dos séculos. Apocalipse 19:3 28 e, contemplando Sodoma e Gomorra e toda a terra da planície, viu que subia da terra fumaça como a de uma fornalha. Gênesis 19:28 14 Os pecadores de Sião se assombraram; o tremor apoderou-se dos ímpios. Quem dentre nós pode habitar com o fogo consumidor? quem dentre nós pode habitar com as labaredas eternas? Isaías 33:14 10 Nem de noite nem de dia se apagará; para sempre a sua fumaça subirá; de geração em geração será assolada; pelos séculos dos séculos ninguém passará por ela. Isaías 34:10 30 E mostrarei prodígios no céu e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça. Joel 2:30 23 No hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe a Abraão, e a Lázaro no seu seio. Lucas 16:23 9 E, sempre que os seres viventes davam glória e honra e ações de graças ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive pelos séculos dos séculos, 10 os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam ao que vive pelos séculos dos séculos; e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo: Apocalipse 4:9,10 13 Ouvi também a toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e no mar, e a todas as coisas que neles há, dizerem: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos: 14 e os quatro seres viventes diziam: Amém. E os anciãos prostraram-se e adoraram. Apocalipse 5:13,14 12 dizendo: Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ações de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém. Apocalipse 7:12 15 E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos. Apocalipse 11:15 10 e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos. Apocalipse 20:10 5 E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de luz de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumiará; e reinarão pelos séculos dos séculos. Apocalipse 22:5 18 O Senhor reinará eterna e perpetuamente. Êxodo 15:18 16 O Senhor é Rei sempre e eternamente; da sua terra perecerão as nações. Salmos 10:16 1 Eu te exaltarei, ó Deus, rei meu; e bendirei o teu nome pelos séculos dos séculos. Salmos 145:1 41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai- vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos; 46 E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna. Mateus 25:41,46 8 Mas do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. Hebreus 1:8 65 E nem ainda entre estas nações descansarás, nem a planta de teu pé terá repouso; mas o Senhor ali te dará coração tremente, e desfalecimento de olhos, e desmaio de alma. Deuteronômio 28:65 20 Mas os ímpios são como o mar agitado; pois não pode estar quieto, e as suas águas lançam de si lama e lodo. Isaías 57:20 28 Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Mateus 11:28 43 E se a tua mão te fizer tropeçar, corta-a; melhor é entrares na vida aleijado, do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. 44 [onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.] 45 Ou, se o teu pé te fizer tropeçar, corta-o; melhor é entrares coxo na vida, do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno. 46 [onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.] 47 Ou, se o teu olho te fizer tropeçar, lança-o fora; melhor é entrares no reino de Deus com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no inferno. 48 onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga. 49 Porque cada um será salgado com fogo. Marcos 9:43-49 24 E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e envia-me Lázaro, para que molhe na água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Lucas 16:24 9 E os reis da terra, que com ela se prostituíram e viveram em delícias, sobre ela chorarão e prantearão, quando virem a fumaça do seu incêndio; 18 e, contemplando a fumaça do incêndio dela, clamavam: Que cidade é semelhante a esta grande cidade? Apocalipse 18:9,18 8 Os quatro seres viventes tinham, cada um, seis asas, e ao redor e por dentro estavam cheios de olhos; e não têm descanso nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, e que é, e que há de vir. Apocalipse 4:8 12 Também exercia toda a autoridade da primeira besta na sua presença; e fazia que a terra e os que nela habitavam adorassem a primeira besta, cuja ferida mortal fora curada. Apocalipse 13:12 17 para que ninguém pudesse comprar ou vender, senão aquele que tivesse o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome. Apocalipse 13:17
Vídeos
Lista de Videos sobre este capítulo do Livro.

Terça e Quarta |15/09| Apocalipse 14 - o 1O Grande Recado de Deus Para a Humanidade Leandro Quadros

Quinta |17/09| Apocalipse 14: o 2O e o 3O Recados de Deus Para a Humanidade - Leandro Quadros

Apocalipse 14: Mensagem Que Vale a Pena Compartilhar - Lição 12 Completa - Leandro Quadros
