Comentário Bíblico
Adventista
O seu rei - (cba)
Amós 1:15
Do heb. malham, que pode ser traduzido corretamente como seu "rei", ou tomado como nome próprio para Milcom (ver com. de 2 Samuel 12:30; 1 Reis 11:5), mais conhecido como Moloque, principal divindade dos amonitas (ver com. de 1 Reis 11:7; Jeremias 49:1; Sofonias 1:5). Isso estava em harmonia com o espírito da época de que as divindades locais deviam ser contadas como parte dos despojos de guerra (ver Isaías 46:1,2). Pode ser que Amós pretendia que tanto o rei como o deus dos amonitas fossem levados para o cativeiro como evidência da derrota completa da nação.
- 30 Também tirou a coroa da cabeça do seu rei; e o peso dela era de um talento de ouro e havia nela uma pedra preciosa; e foi posta sobre a cabeça de Davi, que levou da cidade mui grande despojo. 2 Samuel 12:30 5 Salomão seguiu a Astarete, deusa dos sidônios, e a Milcom, abominação dos amonitas. 1 Reis 11:5 7 Nesse tempo edificou Salomão um alto a Quemós, abominação dos moabitas, sobre e monte que está diante de Jerusalém, e a Moleque, abominação dos amonitas. 1 Reis 11:7 1 A respeito dos filhos de Amom. Assim diz o Senhor: Acaso Israel não tem filhos? Não tem herdeiro? Por que, então, possui Milcom a Gade, e o seu povo habita nas suas cidades? Jeremias 49:1 5 e os que sobre os telhados adoram o exército do céu, e aqueles adoradores que juram ao Senhor, e juram por Milcom; Sofonias 1:5 1 Bel se encurva, Nebo se abaixa; os seus ídolos são postos sobre os animais, sobre as bestas; essas cargas que costumáveis levar são pesadas para as bestas já cansadas. 2 Eles juntamente se abaixam e se encurvam; não podem salvar a carga, mas eles mesmos vão para o cativeiro. Isaías 46:1,2
Para o cativeiro - (cba)
Amós 1:15
No caso de Israel, o cativeiro foi concebido para realizar uma reforma. Para as nações pagãs julgadas por Deus, o cativeiro marcaria o fim da graça.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Amós 1:1-15
Deus usou um pastor, um homem acostumado ao ambiente dos currais, para repreender e advertir ao povo. Aqueles aos quais Deus dá a habilidade necessária para o desempenho de sua obra não devem ser desprezados por causa de sua origem ou por sua ocupação, são pronunciados juízos contra as nações vizinhas, os opressores do povo de Deus, A quantidade de transgressões não significa aqui um número exato, porém, entende-se que são muitas, que encheram a medida dos seus pecados e estavam maduros para a vingança, O método para tratar as nações é, em parte o mesmo, ainda que em cada uma delas existam particularidades, Em todas as épocas, este ódio tem sido demonstrado contra o povo do Senhor. Quando o Senhor trata com os seus inimigos, que tremendos são os seus juízos!
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |