Comentário Bíblico
Adventista
Todos os anciãos - (cba)
2 Samuel 5:3
Os anciãos agiram como representantes e porta-vozes do povo. Com eles estavam muitos dos homens de guerra e dos sacerdotes para demonstrar sua lealdade ao filho de Jessé (1 Crônicas 12:23-28). Milhares de pessoas foram a Hebrom para as cerimônias de coroação.
Fez com eles aliança - (cba)
2 Samuel 5:3
Não são dados os detalhes do acordo, mas evidentemente dizia respeito às prerrogativas do rei e aos direitos dos súditos. Talvez tenha havido referência a assuntos como liderança na guerra, isenção de parcialidade em relação às tribos, asilo político para os remanescentes da casa de Saul, o tamanho do exército nacional, o tipo de recrutamento, etc.
Sobre Israel - (cba)
2 Samuel 5:3
Davi já havia anteriormente sido ungido rei sobre Judá (2 Samuel 2:4).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Samuel 5:1-5
Davi foi ungido rei pela terceira vez. o seu progresso foi gradual, para provar a sua fé e para que ganhasse experiência. Desta maneira, o seu reinado tipifica o do Messias, que alcançaria a sua plenitude de modo gradual. Assim, Jesus chegou a ser nosso irmão, tomou a nossa natureza, habitou nela para ser o nosso Príncipe e salvador: o pecador humilhado recebe alento desta relação de amor, pede a sua salvação, submete-se à sua autoridade e anela pela sua proteção.
Comentário Bíblico
Vídeos
|
- Análise em Cadeia 16 Vai, ajunta os anciãos de Israel e dize-lhes: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, apareceu-me, dizendo: certamente vos tenho visitado e visto o que vos tem sido feito no Egito; Êxodo 3:16 3 Assim vieram todos os anciãos de Israel ao rei, a Hebrom; e Davi fez com eles um pacto em Hebrom, perante o Senhor; e ungiram a Davi rei sobre Israel, conforme a palavra do Senhor por intermédio de Samuel. 1 Crônicas 11:3 15 Foram, pois, para Gilgal, onde constituíram rei a Saul perante o Senhor, e imolaram sacrifícios de ofertas pacíficas perante o Senhor; e ali Saul se alegrou muito com todos os homens de Israel. 1 Samuel 11:15 17 Ora, Jeoiada firmou um pacto entre o Senhor e o rei e o povo, pelo qual este seria o povo do Senhor; como também firmou pacto entre o rei e o povo. 2 Reis 11:17 16 E Jeoiada firmou um pacto entre si e o povo todo e o rei, pelo qual seriam o povo do Senhor. 2 Crônicas 23:16 38 Contudo, por causa de tudo isso firmamos um pacto e o escrevemos; e selam-no os nossos príncipes, os nossos levitas e os nossos sacerdotes. Neemias 9:38 11 Assim Jefté foi com os anciãos de Gileade, e o povo o pôs por cabeça e chefe sobre si; e Jefté falou todas as suas palavras perante o Senhor em Mizpá. Juízes 11:11 18 E ambos fizeram aliança perante o Senhor; Davi ficou em Hores, e Jônatas, voltou para sua casa. 1 Samuel 23:18 4 Então vieram os homens de Judá, e ali ungiram Davi rei sobre a casa de Judá. Depois informaram a Davi, dizendo: Foram os homens de Jabes-Gileade que sepultaram a Saul. 2 Samuel 2:4 13 Então Samuel tomou o vaso de azeite, e o ungiu no meio de seus irmãos; e daquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi. Depois Samuel se levantou, e foi para Ramá. 1 Samuel 16:13 21 Então disse Abner a Davi: Eu me levantarei, e irei ajuntar ao rei meu senhor todo o Israel, para que faça aliança contigo; e tu reinarás sobre tudo o que desejar a sua alma: Assim despediu Davi a Abner, e ele se foi em paz. 2 Samuel 3:21