Comentário Bíblico
Adventista
Crua peleja - (cba)
2 Samuel 2:17
O número de combatentes provavelmente não era muito grande, uma vez que o total de baixas foi de apenas 19 do lado de Davi e 360 do lado de Israel (2 Samuel 2:30,31), mas a batalha foi travada com uma ferocidade que trouxe decisiva vitória para as forças de Judá.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Samuel 2:8-17
De modo geral, a nação rejeitou Davi. Por esse meio, o Senhor preparou o seu servo para uma futura honra e utilidade; e ficou demonstrada a tendência da verdadeira piedade em sua conduta, apesar de ter experimentado diversas dificuldades. Davi foi sob este aspecto um tipo de Cristo, porque Israel não se submeteu a Ele, apesar de ter sido ungido pelo Pai para ser o Príncipe e o Salvador deles.
Abner quis dizer que os jovens lutassem diante deles quando disse: "Deixa levantar os jovens, e joguem diante de nós". Desta maneira os néscios zombam e fraudam o pecado. Porém, os que são capazes de brincar desta maneira com o sangue humano, são indignos de serem chamados humanos.
|
- Análise em Cadeia 1 Ora, houve uma longa guerra entre a casa de Saul e a casa de Davi; porém Davi se fortalecia cada vez mais, enquanto a casa de Saul cada vez mais se enfraquecia. 2 Samuel 3:1 4 Ora, Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado dos pés. Este era da idade de cinco anos quando chegaram de Jizreel as novas a respeito de Saul e Jônatas; pelo que sua ama o tomou, e fugiu; e sucedeu que, apressando-se ela a fugir, ele caiu, e ficou coxo. O seu nome era Mefibosete. 2 Samuel 4:4 3 Então Jônatas fez um pacto com Davi, porque o amava como à sua própria vida. 1 Samuel 18:3 18 E ambos fizeram aliança perante o Senhor; Davi ficou em Hores, e Jônatas, voltou para sua casa. 1 Samuel 23:18