Comentário Bíblico
Adventista
Que tenho eu convosco [...]? - (cba)
2 Samuel 19:22
Aquele era um momento para misericórdia, não para a justiça dura e fria. A ocasião pedia uma reconciliação, não uma imposição de castigo a todos os que anteriormente voltaram as costas a Davi. A grandeza e a magnanimidade do rei foram demonstradas nessa ocasião. O rei tentava ganhar a nação novamente pela bondade e pela misericórdia. Indicou que seriam perdoados todos os que desejassem se reconciliar com ele. Um homem inferior a Davi teria derramado muito sangue de pessoas culpadas e, em resultado, ainda haveria muita inimizade. Ao advogar uma política de retaliação, os filhos de Zeruia estavam agindo como adversários da causa de Davi, não como amigos dela.
Hoje, novamente sou rei [...]? - (cba)
2 Samuel 19:22
Pelo fato de ser rei, Davi podia se dar ao luxo de ser misericordioso. Se sua causa ainda não estivesse ganha, teriam sido necessárias medidas mais severas para assegurar o extermínio da oposição.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Simei confessou, Davi perdoou
2 Samuel 19:16,18,19,20,21,22,23
Após a morte de Absalão, Deus voltou o coração de Israel, como o coração de um homem, para Davi. Simei, que havia amaldiçoado Davi em sua humildade, por medo de sua vida, foi um dos primeiros rebeldes a encontrar Davi em seu retorno a Jerusalém. Ele confessou sua conduta rebelde para com Davi. Aqueles que testemunharam seu proceder abusivo exortaram Davi a não poupar sua vida, porque ele amaldiçoou o ungido do Senhor. Mas Davi os repreendeu. Ele não apenas poupou a vida de Simei, mas misericordiosamente o perdoou. Se Davi possuísse um espírito vingativo, ele poderia prontamente tê-lo satisfeito, matando o ofensor ( The Spirit of Prophecy 1:384 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Samuel 19:16-23
Os que agora se comportam levianamente e abusam em relação ao Filho de Davi, alegrar-se-iam em fazer as pazes com Ele, antes que retorne em sua glória; porém, poderá ser tarde demais. Simei não perdeu tempo. O seu maltrato fora pessoal e, com o bom sentimento usual que há nos homens bons, Davi o perdoou facilmente.
|
- Análise em Cadeia 39 E quanto a mim, hoje estou fraco, embora ungido rei; estes homens, filhos de Zeruia, são duros demais para mim. Retribua o Senhor ao malfeitor conforme a sua maldade. 2 Samuel 3:39 10 Disse, porém, o rei: Que tenho eu convosco, filhos de Zeruia? Por ele amaldiçoar e por lhe ter dito o Senhor: Amaldiçoa a Davi; quem dirá: Por que assim fizeste? 2 Samuel 16:10 8 Então disse Abisai a Davi: Deus te entregou hoje nas mãos o teu inimigo; deixa-me, pois, agora encravá-lo na terra, com a lança, de um só golpe; não o ferirei segunda vez. 1 Samuel 26:8 29 E eis que gritaram, dizendo: Que temos nós contigo, Filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo? Mateus 8:29 13 Saul, porém, disse: Hoje não se há de matar ninguém, porque neste dia o senhor operou um livramento em Israel: 1 Samuel 11:13 5 então um trono será estabelecido em benignidade, e sobre ele no tabernáculo de Davi se assentará em verdade um que julgue, e que procure a justiça e se apresse a praticar a retidão. Isaías 16:5 54 Vendo isto os discípulos Tiago e João, disseram: Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir [como Elias também fez?] 55 Ele porém, voltando-se, repreendeu-os, [e disse: Vós não sabeis de que espírito sois.] 56 [Pois o Filho do Homem não veio para destruir as vidas dos homens, mas para salvá-las.] E foram para outra aldeia. Lucas 9:54-56