Comentário Bíblico
Adventista
É morto o filho do rei - (cba)
2 Samuel 18:20
Joabe reconheceu que a notícia que devia ser levada a Davi não seria considerada por ele como boa. O rei estaria preocupado apenas com uma coisa: a sorte de Absalão. Nessas circunstâncias, nada mais importava: nem a derrota, nem a vitória, contanto que Absalão estivesse a salvo.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Samuel 18:19-33
Aimaás preparou Davi para a notícia da morte de seu filho, ao conduzi-lo a dar graças a Deus por sua vitória. Quanto mais o nosso coração se prepara e se engrandece para agradecer a Deus por suas misericórdias, mais dispostos estaremos a suportar com paciência as aflições que vêm com elas.
Alguns pensam que o desejo de Davi surgiu da preocupação com o estado eterno de Absalão; porém, mais parece que ele falou sem pensar devidamente. Deve ser considerado culpado por mostrar um afeto tão grande por um filho desprovido de bondade; além do mais, por lutar contra a justiça divina e opor-se à justiça nacional, que, na qualidade de rei, deveria administrar, a qual deveria preferir acima de seu afeto natural. os melhores nem sempre têm o enfoque correto; somos dados a nos entristecer excessivamente pelo que amamos muito. Porém, ainda que deste exemplo aprendamos a vigiar e orar contra a indulgência pecaminosa ou o descuido de nossos filhos, percebemos em Davi uma sombra do amor do Salvador que chorou, orou e até mesmo sofreu a morte a favor da humanidade, ainda que estivesse formada por rebeldes e vis inimigos.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 16 Agora, pois, mandai apressadamente avisar a Davi, dizendo: Não passes esta noite nos vaus do deserto; mas passa sem falta à outra banda, para que não seja devorado o rei, e todo o povo que com ele está. 17 Ora, Jônatas e Aimaaz estavam esperando junto a En-Rogel; e foi uma criada, e lhes avisou, para que eles fossem e o dissessem ao rei Davi; pois não deviam ser vistos entrando na cidade. 18 Viu-os todavia um moço, e avisou a Absalão. Ambos, porém, partiram apressadamente, e entraram em casa de um homem, em Baurim, o qual tinha no pátio de sua casa um poço, para o qual eles desceram. 19 E a mulher, tomando a tampa, colocou-a sobre a boca do poço, e espalhou grão triturado sobre ela; assim nada se soube. 20 Chegando, pois, os servos de Absalão àquela casa, perguntaram à mulher: Onde estão Aimaaz e Jônatas? Respondeu-lhes a mulher: Já passaram a corrente das águas. E, havendo-os procurado sem os encontrarem, voltaram para Jerusalém. 21 Depois que eles partiram, Aimaaz e Jônatas, saindo do poço, foram e avisaram a Davi; e disseram-lhe: Levantai-vos, e passai depressa as águas, porque assim e assim aconselhou contra vós Aitofel. 2 Samuel 17:16-21 5 E o rei deu ordem a Joabe, a Abisai e a Itai, dizendo: Tratai brandamente, por amor de mim, o mancebo Absalão. E todo o povo ouviu quando o rei deu ordem a todos os chefes acerca de Absalão. 27 Disse mais a sentinela: O correr do primeiro parece ser o correr de Aimaaz, filho de Zadoque. Então disse o rei: Este é homem de bem, e virá com boas novas. 29 Então perguntou o rei: Vai bem o mancebo Absalão? Respondeu Aimaaz: Quando Joabe me mandou a mim, o servo do rei, vi um grande alvoroço; porem nao sei o que era. 33 Pelo que o rei ficou muito comovido e, subindo à sala que estava por cima da porta, pôs-se a chorar; e andando, dizia assim: Meu filho Absalão, meu filho, meu filho Absalão! quem me dera que eu morrera por ti, Absalão, meu filho, meu filho! 2 Samuel 18:5,27,29,33