Comentário Bíblico
Adventista
Onde caiu? - (cba)
2 Reis 6:6
Eliseu foi um profeta que, pelo poder de Deus, ressuscitou um morto e podia ler o que estava no coração de alguém. No entanto, quando a cabeça do machado caiu na água ele não sabia onde tinha caído. A não ser que seja dada uma mensagem divina, os profetas adquirem o conhecimento como qualquer pessoa. É Deus quem determina a necessidade e a ocasião apropriada para um esclarecimento complementar. Deus não realizou um milagre para informar Eliseu onde havia caído a ferramenta. Não havia necessidade de um milagre e então ele não foi realizado.
Um pau - (cba)
2 Reis 6:6
Não é revelado o significado do procedimento. Deus nem sempre diz por que ou como certas coisas são feitas e não é preciso entender sempre os caminhos do Senhor.
Fez flutuar - (cba)
2 Reis 6:6
Ou seja, "boiar". Estava no fundo, fora do alcance. No entanto, por intervenção divina, o objeto subiu à superfície.
Há quem pense que um milagre desse tipo é trivial e que não havia necessidade de realizá-lo. Pessoas com visão estreita são suscetíveis a raciocinar que a intervenção divina deveria prestar atenção somente a grandes coisas. No entanto, não há uma tristeza ou mágoa por parte de qualquer filho que fique aquém da grande compaixão do Pai, na hora da necessidade. O coração do Pai responde aos filhos dos homens e o Céu age em seu favor. Nem um dia passou sem que o Senhor interviesse nos interesses daqueles que clamaram a Ele, suplicando em suas necessidades, ú dia de milagres ainda não acabou. Pode não haver a presença de um Eliseu, mas Deus trabalha a Seu próprio modo em favor de Seus filhos, os que têm fé nEle.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Reis 6:1-7
Existem características tão aprazíveis nas conversas dos servos de Deus, que fazem com que os que as escutam, esqueçam-se da dor e do cansaço do trabalho. os filhos dos profetas devem estar dispostos a trabalhar. Que ninguém pense que um emprego honesto seja uma carga ou uma desgraça. o trabalho intelectual é tão pesado e, muitas vezes, mais desgastante do que o trabalho manual ou braçal.
Devemos cuidar do que é emprestado como se fosse nosso, porque devemos agir como desejamos que os outros ajam em relação a nós. Este homem tinha respeito pelo machado emprestado. Para o que tem uma mente honesta, a mais penosa aflição da pobreza não é tanto a sua própria necessidade e desgraça, mas estar incapacitado para pagar as suas dívidas justas. Porém, o Senhor cuida de seu povo, até mesmo em suas pequenas ocupações. A graça de Deus é capaz de levantar o coração que for pesado como ferro e que esteja afundado no lodo deste mundo, e elevar os afetos que sejam naturalmente terrenos.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 21 Então saiu ele ao manancial das águas e, deitando sal nele, disse: Assim diz o Senhor: Sarei estas águas; não mais sairá delas morte nem esterilidade. 2 Reis 2:21 41 Ele, porém, disse: Trazei farinha. E deitou-a na panela, e disse: Tirai para os homens, a fim de que comam. E já não havia mal nenhum na panela. 2 Reis 4:41 25 Então clamou Moisés ao Senhor, e o Senhor mostrou-lhe uma árvore, e Moisés lançou-a nas águas, as quais se tornaram doces. Ali Deus lhes deu um estatuto e uma ordenança, e ali os provou, Êxodo 15:25 33 Jesus, pois, tirou-o de entre a multidão, à parte, meteu-lhe os dedos nos ouvidos e, cuspindo, tocou-lhe na língua; 34 e erguendo os olhos ao céu, suspirou e disse-lhe: Efatá; isto é Abre-te. Marcos 7:33,34 23 Jesus, pois, tomou o cego pela mão, e o levou para fora da aldeia; e cuspindo-lhe nos olhos, e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe: Vês alguma coisa? 24 E, levantando ele os olhos, disse: Estou vendo os homens; porque como árvores os vejo andando. 25 Então tornou a pôr-lhe as mãos sobre os olhos; e ele, olhando atentamente, ficou restabelecido, pois já via nitidamente todas as coisas. Marcos 8:23-25 6 Dito isto, cuspiu no chão e com a saliva fez lodo, e untou com lodo os olhos do cego, 7 e disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa Enviado). E ele foi, lavou-se, e voltou vendo. João 9:6,7