Comentário Bíblico
Adventista
Morte na panela - (cba)
2 Reis 4:40
Provavelmente, o sabor amargo revelou imediatamente o fato de que o alimento era venenoso. Ele pode ter sido misturado na panela a outras ervas perfeitamente saudáveis, mas as cabaças espalharam seu veneno por todo o recipiente. O pecado é o veneno da morte. Sua influência se espalha. Em milhares de formas diferentes, é colocado diariamente diante de nós para trazer sofrimento e desgraça. O único caminho seguro é eliminar o pecado e o erro de qualquer espécie, seja onde for encontrado. Caso contrário, o resultado será inevitavelmente a morte.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
As escolas eram respeitadas pelo aprendizado e piedade
2 Reis 4:38-44
Ver 2 Reis 6:1-7. Samuel fundou os primeiros estabelecimentos regulares de instrução religiosa e desdobramento dos dons proféticos. Entre os principais assuntos de estudo, estavam a lei de Deus com as instruções dadas a Moisés, história sagrada, música sacra e poesia. Nessas “escolas dos profetas”, os jovens eram educados por aqueles que não apenas eram bem versados na verdade divina, mas que eles próprios mantinham íntima comunhão com Deus e haviam recebido o dom especial de Seu Espírito. Esses educadores gozavam do respeito e da confiança do povo tanto pelo aprendizado quanto pela piedade. O poder do Espírito Santo muitas vezes se manifestava de maneira impressionante em suas assembléias, e o exercício do dom profético não era raro. Essas escolas, ou faculdades, eram de valor incalculável para Israel, não apenas por prover a disseminação da verdade religiosa,Os Sinais dos Tempos, 20 de julho de 1882 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Reis 4:38-44
Houve fome de pão; porém, não de ouvir a Palavra de Deus, porque Eliseu fez com que os filhos dos profetas se assentassem diante dele, para que ouvissem a sua mensagem. Eliseu fez com que a comida má se tornasse boa e sã. Se um pouco de sopa for toda a nossa ceia, devemos nos recordar que este grande profeta não teve algo melhor para si mesmo e para oferecer aos seus convidados. A mesa costuma tornar-se em laço, e o que deveria ser para o nosso bem-estar resulta ser uma armadilha: esta é uma boa razão pela qual não devemos nos alimentar sem temor. Quando recebemos o sustento e as consolações da vida, devemos manter a expectativa da morte e o temor de pecar. Devemos reconhecer a bondade de Deus por fazer com que o nosso alimento seja são e nutritivo: "Eu sou o Senhor, que te sara" (Êxodo 15:26).
Deus fez coral que o pouco de comida que Eliseu possuía fosse muito. Ao recebê-la de graça, deu-a de graça. Deus prometeu à sua Igreja que abençoará abundantemente a sua provisão, e satisfará com pão os necessitados (Salmos 132:15). Ele satisfaz aqueles a quem alimenta, e o que Ele abençoa transforma-se em muito. A alimentação que o Senhor Jesus ofereceu aos que o ouviam foi um milagre muito maior do que este; porém, ambos nos ensinam que os que esperam em Deus na senda do dever, podem esperar que a providência divina lhes traga a provisão necessária.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 9 E ela disse a seu marido: Tenho observado que este que passa sempre por nós é um santo homem de Deus. 2 Reis 4:9 9 Então o rei lhe enviou um chefe de cinqüenta, com os seus cinqüenta. Este subiu a ter com Elias que estava sentado no cume do monte, e disse-lhe: Ó homem de Deus, o rei diz: Desce. 11 Tornou o rei a enviar-lhe outro chefe de cinqüenta com os seus cinqüenta. Este lhe falou, dizendo: Ó homem de Deus, assim diz o rei: Desce depressa. 13 Ainda tornou o rei a enviar terceira vez um chefe de cinqüenta com os seus cinqüenta. E o terceiro chefe de cinqüenta, subindo, veio e pôs-se de joelhos diante de Elias e suplicou-lhe, dizendo: Ó homem de Deus, peço-te que seja preciosa aos teus olhos a minha vida, e a vida destes cinqüenta teus servos. 2 Reis 1:9,11,13 1 Esta é a bênção com que Moisés, homem de Deus, abençoou os filhos de Israel antes da sua morte. Deuteronômio 33:1 18 Então disse ela a Elias: Que tenho eu contigo, ó homem de Deus? Vieste tu a mim para trazeres à memória a minha iniqüidade, e matares meu filho? 1 Reis 17:18 17 Agora: pois, perdoai-me peço-vos somente esta vez o meu pecado, e orai ao Senhor vosso Deus que tire de mim mais esta morte. Êxodo 10:17 23 E chegaram a Mara, mas não podiam beber das suas águas, porque eram amargas; por isso chamou-se o lugar Mara. Êxodo 15:23 18 pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados. Marcos 16:18