Comentário Bíblico
Adventista
Com oitenta sacerdotes - (cba)
2 Crônicas 26:17
Uzias provavelmente entrou no templo com uma comitiva considerável e talvez tenha feito esforços para resistir à tentativa do sacerdote de expulsá-lo. Azarias, porém, estava preparado para recorrer à força se necessário.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
O sucesso não deve elevar ninguém
2 Crônicas 26:16,17,18,29,20,21
Ver 2 Reis 15:5. O caso do rei Uzias revela como Deus punirá o pecado da presunção. ... O Senhor ordenou homens para certas posições em Sua igreja, e Ele não quer que eles saiam dos lugares para os quais Ele os designou. Quando o Senhor lhes dá uma medida de sucesso, eles não devem se exaltar e pensar que estão qualificados para fazer um trabalho para o qual não estão preparados e para o qual Deus não os chamou ( The Review and Herald, 14 de agosto, 1900 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Crônicas 26:16-23
A transgressão dos reis anteriores a Uzias, foi abandonar o templo do Senhor e queimar incenso em altares idólatras. Porém, a transgressão de Uzias foi ir ao lugar santo e procurar queimar incenso no altar de Deus. observe a dificuldade que existe em evitar um extremo sem cair em outro. o orgulho de coração estava no fundo de seu pecado; esta é uma luxúria que destrói a muitos. Ao invés de enaltecer o nome de Deus por gratidão para com aquEle que fizera tanto por ele, o seu próprio coração se enalteceu, para o seu próprio desprezo. A pretensão dos homens de obter o conhecimento que lhes é proibido, e de buscar coisas que sejam demasiadamente altas para eles, deve-se à soberba de seus corações.
O incenso das nossas orações deve ser posto, por fé, nas mãos de nosso Senhor Jesus Cristo, que é o Sumo Sacerdote de nossa profissão de fé; de outra forma, não podemos esperar que seja aceito por Deus (Apocalipse 8:3).
Ainda que Uzias tenha ficado com raiva dos sacerdotes, jamais se iraria contra o seu criador, e foi castigado por sua transgressão; morreu leproso, rejeitado pela sociedade. o castigo correspondeu ao pecado, assim como o rosto corresponde ao espelho. o orgulho estava no fundo de sua transgressão, e Deus humilhou-o ao desonrá-lo. os que cobiçam honras proibidas desprezam as que são permitidas. Adão esquivou-se da árvore da vida, da qual poderia comer o fruto, por tomar da árvore do conhecimento do bem e do mal, da qual era proibido aproximar-se.
Todos os que lerem esta passagem digam: Jeová é justo. E quando o Senhor determinar que é bom excluir homens prósperos e úteis, como vasos quebrados, levantará outros para que ocupem o lugar destes; os rejeitados poderão, ao. regozijar-se, renunciar todas as preocupações mundanas e empregar o restante de seus dias em seu preparo para a morte.
|
- Análise em Cadeia 10 Joanã de Azarias, que exerceu o sacerdócio na casa que Salomão edificou em Jerusalém; 1 Crônicas 6:10 28 e Zadoque, ainda jovem, homem valente, com vinte e dois príncipes da casa de seu pai; 1 Crônicas 12:28 6 Também a seu filho Semaías nasceram filhos, que dominaram sobre a casa de seu pai porque foram varões valentes. 1 Crônicas 26:6