Comentário Bíblico
Mathew Henry
Josafá fomenta a religião em Judá; a sua posteridade - (Mathew Henry)
2 Crônicas 17:1-19
Josafá deu-se conta de que o seu povo era, geralmente, muito ignorante; portanto, propôs-se a ensiná-lo. o ensino público da Palavra de Deus constitui-se, em todas as épocas, no grande método para fomentar o poder da santidade. Através dele, o entendimento é informado, e a consciência é despertada e dirigida.
Temos um relato detalhado da prosperidade de Josafá; porém, não foi um exército formidável que impediu que as nações vizinhas intentassem algo contra Judá, mas, sim, o temor de Deus que caiu sobre eles, quando Josafá reformou o seu país e estabeleceu nele um ministério de pregação. As ordenanças de Deus são a força e a segurança de um reino, mais do que os soldados e as armas de guerra. A Bíblia nos pede que notemos a mão de Deus em todos os sucessos, ainda que esta atitude não seja diariamente levada em conta por todos, como deveria ser. Porém, todos devem empregar os talentos que possuem e ser fiéis mesmo no pouco.
Estabeleçamos a adoração a Deus em nossas casas. Uma família é uma grande responsabilidade. Porque não a instruiríamos no livro da lei de Jeová, como Josafá fez com os seus súditos? Porém, sejamos coerentes. Não recomendemos uma coisa e façamos outra. comecemos nós mesmos. Recorramos ao Senhor Deus de Israel, e em seguida peçamos aos nossos filhos e servos que sigam o nosso exemplo.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 8 Ora, tinha Asa um exército de trezentos mil homens de Judá, que traziam pavês e lança; e duzentos e oitenta mil de Benjamim, que traziam escudo e atiravam com arco; todos estes eram homens valentes. 2 Crônicas 14:8 21 Vós, montes de Gilboa, nem orvalho, nem chuva caia sobre, vós, ó campos de morte; pois ali desprezivelmente foi arrojado o escudo dos valorosos, o escudo de Saul, ungido com óleo. 22 Do sangue dos feridos, da gordura dos valorosos, nunca recuou o arco de Jônatas, nem voltou vazia a espada de Saul. 2 Samuel 1:21,22