Comentário Bíblico
Adventista
Não nos gloriando - (cba)
2 Coríntios 10:15
Ver com. de 2 Coríntios 10:8.
Fora de medida - (cba)
2 Coríntios 10:15
Ver com. de 2 Coríntios 10:13. A prioridade de Paulo sempre foi plantar o evangelho em solo virgem, fazer a obra pioneira (Romanos 15:20) e, por esta razão ele não corria o risco de se gloriar da obra de outras pessoas.
- 13 Nós, porém, não nos gloriaremos além da medida, mas conforme o padrão da medida que Deus nos designou para chegarmos mesmo até vós; 2 Coríntios 10:13 20 deste modo esforçando-me por anunciar o evangelho, não onde Cristo houvera sido nomeado, para não edificar sobre fundamento alheio; Romanos 15:20
Vossa fé - (cba)
2 Coríntios 10:15
A condição espiritual melhorada dos crentes coríntios deu motivos para Paulo crer que a igreja naquela cidade logo se tornaria um bastião da fé e um centro a partir do qual novos triunfos do evangelho seriam alcançados. A maturidade da fé deles possibilitaria a extensão de seus trabalhos nos campos distantes. Até então, ele havia sido impossibilitado (em parte pela difícil situação em Corinto) de seguir em frente para um novo território. Há muitas razões para crer que sua esperança de abrir novas áreas ao evangelho foi concretizada (cf. Romanos 15:22-28). Conforme a fé dos coríntios aumentava, a reputação de Paulo como apóstolo era engrandecida. A maturidade espiritual dos coríntios seria para o apóstolo como uma coroa de glória, assim como um professor é honrado pelas realizações de seus alunos (ver com. de 2 Coríntios 3:1-3). Uma evidência de maturidade na igreja é que ela não necessita de tanto cuidado como um bebê espiritual (1 Coríntios 3:1-3). Infelizmente, hoje, como nos tempos apostólicos, algumas igrejas restringem o trabalho do pastor ao exigir atenção contínua para atividades que poderíam realizar, se fossem maduras. Igrejas que não são espirituais não apoiam por muito tempo uma obra missionária saudável.
- 22 Pelo que também muitas vezes tenho sido impedido de ir ter convosco; 23 mas agora, não tendo mais o que me detenha nestas regiões, e tendo já há muitos anos grande desejo de ir visitar-vos, 24 eu o farei quando for à Espanha; pois espero ver-vos de passagem e por vós ser encaminhado para lá, depois de ter gozado um pouco da vossa companhia. 25 Mas agora vou a Jerusalém para ministrar aos santos. 26 Porque pareceu bem à Macedônia e à Acaia levantar uma oferta fraternal para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém. 27 Isto pois lhes pareceu bem, como devedores que são para com eles. Porque, se os gentios foram participantes das bênçãos espirituais dos judeus, devem também servir a estes com as materiais. 28 Tendo, pois, concluído isto, e havendo-lhes consignado este fruto, de lá, passando por vós, irei à Espanha. Romanos 15:22-28 1 Começamos outra vez a recomendar-nos a nós mesmos? Ou, porventura, necessitamos, como alguns, de cartas de recomendação para vós, ou de vós? 2 Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens, 3 sendo manifestos como carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne do coração. 2 Coríntios 3:1-3 1 E eu, irmãos não vos pude falar como a espírituais, mas como a carnais, como a criancinhas em Cristo. 2 Leite vos dei por alimento, e não comida sólida, porque não a podíeis suportar; nem ainda agora podeis; 3 porquanto ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja e contendas, não sois porventura carnais, e não estais andando segundo os homens? 1 Coríntios 3:1-3
Engrandecidos entre vós - (cba)
2 Coríntios 10:15
Paulo procurava inspirar as igrejas com seu zelo missionário. Ele iniciava a obra nas grandes cidades e deixava a essas igrejas localizadas estrategicamente a responsabilidade de evangelizar o distrito ao qual pertenciam. Esse método de evangelismo se provou eficiente, pois muitas das grandes igrejas centrais originavam outras igrejas dentro de seus distritos. Da igreja de Laodiceia, por exemplo, diz-se que foram fundadas outras 16 igrejas na circunvizinhança. É privilégio de cada igreja enviar seus membros ao campo missionário, por Cristo.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Coríntios 10:12-18
Se nos comparássemos com aqueles que nos superam, nos manteríamos humildes. O apóstolo estabelece para si uma boa regra de conduta, a saber, não se ensoberbecer de coisas além do que foram estabelecidas por Deus em relação a ele. Não há fonte de erro mais frutífera que julgar as pessoas e as opiniões por nossos próprios préjulgamentos. Quão comum é que as pessoas julguem seu próprio caráter religioso pelas opiniões e os conceitos do mundo que as rodeia! Porém, quão diferente é a regra da Palavra de Deus! De todo afago, o pior é o afago a si mesmo. Portanto, ao invés de louvarmos a nós mesmos, devemos nos esforçar para ser aprovados por Deus. Gloriemo-nos no Senhor, em nossa salvação e em todas as demais coisas somente como provas de seu amor, ou como meios de fomentar a sua glória. Ao invés de louvarmos a nós mesmos, ou de buscar louvor por parte dos homens, desejemos somente a honra que procede de Deus.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 13 Nós, porém, não nos gloriaremos além da medida, mas conforme o padrão da medida que Deus nos designou para chegarmos mesmo até vós; 2 Coríntios 10:13 20 deste modo esforçando-me por anunciar o evangelho, não onde Cristo houvera sido nomeado, para não edificar sobre fundamento alheio; Romanos 15:20 3 Sempre devemos, irmãos, dar graças a Deus por vós, como é justo, porque a vossa fé cresce muitíssimo e o amor de cada um de vós transborda de uns para com os outros. 2 Tessalonicenses 1:3 13 Dos outros, porém, nenhum ousava ajuntar-se a eles; mas o povo os tinha em grande estima; Atos 5:13