Comentário Bíblico
Adventista
Atende à voz do povo - (cba)
1 Samuel 8:7
Este versículo é a melhor evidência possível de que as nações, assim como os indivíduos, são agentes morais livres. Se os anciãos tivessem buscado conselho, Deus teria dado; mas como chegaram com um ultimato, o Senhor aceitou a escolha deles.
Rejeitou [...] a Mim - (cba)
1 Samuel 8:7
Sob a liderança dos juízes, Israel desfrutou diversas vantagens em relação ao governo monárquico. Por exemplo:
1. Durante o período de liderança dos juízes, Deus permitiu a cada uma das tribos ser praticamente independente. Os impostos eram baixos. Embora as tribos trabalhassem juntas, como aliadas, “não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais reto” (Juízes 21:25). É claro que não se tratava de uma bênção sem restrições (ver Deuteronômio 12:8). Os anciãos, porém, rejeitaram a independência de uma confederação tribal e escolheram, em vez disso, uma forma autoritária de governo que, em poucas décadas, trouxe consigo uma carga tributária exorbitante.
- 25 Naqueles dias não havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos. Juízes 21:25 8 Não fareis conforme tudo o que hoje fazemos aqui, cada qual tudo o que bem lhe parece aos olhos. Deuteronômio 12:8
2. Deus havia dado a cada israelita liberdade individual considerável parargaibario sustento, escolher a própria forma de adoração e administrar seus negócios em geral. Contudo, os anciãos rejeitaram essa liberdade, preferindo ser servos de um rei que exerceria poder de vida e morte sobre seus súditos e que poderia executar aqueles que discordassem dele.
3. Por vários séculos, o Espírito do Senhor desceu sobre pessoas das diversas tribos. Sob a liderança desses indivíduos, Israel desfrutou descanso e certa medida de paz e segurança para ir em busca das vocações que escolhessem. Não havia sucessão hereditária; os juízes eram escolhidos por Deus de tempo em tempo, com base nas qualificações pessoais. Todavia, os anciãos rejeitaram esse auxílio divino e preferiram uma monarquia hereditária.
4. Vez após vez, quando Israel buscou o conselho do Senhor, Ele protegeu miraculosamente o povo de ataques inimigos (ver 1 Samuel 7:10; Josué 10:11, etc). Ao rejeitar a crença de que Deus era o supremo Senhor da teocracia, os anciãos estavam, na verdade, abrindo o caminho para a nação se tornar uma mera marionete dos conflitos internacionais. Os israelitas exigiam tributo dos inimigos derrotados e se gloriavam de seus feitos militares. Em contrapartida, caíram sob o domínio de nações mais poderosas. Atribuíram erroneamente seus reveses militares e períodos de opressão à forma de governo, em vez de reconhecer seus caminhos ímpios.
- 10 Enquanto Samuel oferecia o holocausto, os filisteus chegaram para pelejar contra Israel; mas o Senhor trovejou naquele dia com grande estrondo sobre os filisteus, e os aterrou; de modo que foram derrotados diante dos filhos de Israel. 1 Samuel 7:10 11 Pois, quando eles iam fugindo de diante de Israel, à descida de Bete-Horom, o Senhor lançou sobre eles, do céu, grandes pedras até Azeca, e eles morreram; e foram mais os que morreram das pedras da saraiva do que os que os filhos de Israel mataram à espada. Josué 10:11
5. Era plano de Deus transformar o vale de Acor em um portal de esperança quando Seu povo se entregasse a Ele (Oséias 2:15). Sob a orientação divina, os erros se transformariam em degraus para um conhecimento mais profundo do Senhor e do plano da salvação.
6. Deus espalhou os levitas por entre as tribos para que o povo fosse educado de maneira especial em Seus caminhos. Por causa do egoísmo que resultou na falta de disposição em executar esse plano, Israel falhou em sustentar os levitas e permaneceu em analfabetismo e ignorância. A maior parte do povo não queria ser ensinada a pensar por si só. Sentia-se perfeitamente feliz em deixar que os líderes pensassem em seu lugar, contanto que estes não exigissem suas posses, nem perturbassem sua tranquilidade egoísta.
Desde o momento em que o grande conflito começou no Céu (Apocalipse 12:7-9) o grandioso plano de Deus para o universo tem sido mal compreendido por alguns. Alegando sabedoria, essas pessoas questionam se a orientação divina é confiável e desejável; decidem, então, seguir aquilo que, em seu raciocínio, parece ser a melhor direção, tão somente para descobrir que tomam caminho sem saída. O Senhor sempre dá oportunidade para os seres humanos provarem que Seus caminhos são os melhores. Às vezes, porém, Ele cede aos desejos das pessoas e permite que sigam o rumo que escolhem, a fim de que seus fracassos, por mais graves que sejam, acabem levando-as a se prostrarem de joelhos e reconhecerem a superioridade de Seu plano eterno (ver Filipenses 2:10,11; PP, 605, 606).
- 7 Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam, 8 mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céu. 9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele. Apocalipse 12:7-9 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai. Filipenses 2:10,11
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Homens úteis raramente são apreciados
1 Samuel 8:6-7
Os homens mais úteis raramente são apreciados. Aqueles que trabalharam mais ativa e abnegadamente por seus semelhantes, e que foram instrumentais em alcançar os maiores resultados, são freqüentemente recompensados com ingratidão e negligência. Quando tais homens se vêem postos de lado, seus conselhos menosprezados e desprezados, podem sentir que estão sofrendo grande injustiça. Mas que aprendam com o exemplo de Samuel a não se justificar ou vindicar, a menos que o Espírito de Deus indubitavelmente avance para tal proceder. Aqueles que desprezam e rejeitam o fiel servo de Deus, não apenas mostram desprezo pelo homem, mas pelo Mestre que o enviou. São as palavras de Deus, Suas reprovações e conselhos, que são desprezadas; Sua autoridade que é rejeitada (The Signs of the Times, 13 de julho de 1882 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Samuel 8:4-9
Samuel estava descontente. Podia tolerar pacientemente o que o afetasse pessoalmente, hem como à sua família; porém, desagradou-lhe quando lhe pediram que constituísse um rei que os julgasse, porque esta atitude, naquele momento, era contra Deus. Isto fez com que ele se ajoelhasse. Quando algo nos perturba, é nosso dever e interesse apresentarmos o nosso problema a Deus.
Samuel disse-lhes que teriam um rei. Não porque Deus estivesse contente com o pedido deles, mas porque, às vezes, da mesma maneira que Deus contraria alguém por amor, em outras ocasiões satisfaz as pessoas muito aborrecido; e foi assim que Ele fez aqui. Deus sabe como fazer com que a glória seja dada a Ele, e faz com que o seu sábio propósito seja servido, até mesmo através dos conselhos néscios dos homens.
- Veja também

Patriarcas e Profetas, Pág. 605

Cristo Triunfante, Pág. 151
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 20 Veio, pois, Deus a Balaão, de noite, e disse-lhe: Já que esses homens te vieram chamar, levanta-te, vai com eles; todavia, farás somente aquilo que eu te disser. Números 22:20 11 Mas o meu povo não ouviu a minha voz, e Israel não me quis. 12 Pelo que eu os entreguei à obstinação dos seus corações, para que andassem segundo os seus próprios conselhos. Salmos 81:11,12 4 também eu escolherei as suas aflições, farei vir sobre eles aquilo que temiam; porque quando clamei, ninguém respondeu; quando falei, eles não escutaram, mas fizeram o que era mau aos meus olhos, e escolheram aquilo em que eu não tinha prazer. Isaías 66:4 10 Onde está agora o teu rei, para que te salve em todas as tuas cidades? e os teus juízes, dos quais disseste: Dá-me rei e príncipes? 11 Dei-te um rei na minha ira, e tirei-o no meu furor. Oséias 13:10,11 19 Mas vós hoje rejeitastes a vosso Deus, àquele que vos livrou de todos os vossos males e angústias, e lhe dissestes: Põe um rei sobre nós. Agora, pois, ponde-vos perante o Senhor, segundo as vossas tribos e segundo os vossos milhares. 1 Samuel 10:19 17 Não é hoje a sega do trigo? clamarei, pois, ao Senhor, para que ele envie trovões e chuva; e sabereis e vereis que é grande a vossa maldade, que fizestes perante o Senhor, pedindo para vós um rei. 18 Então invocou Samuel ao Senhor, e o Senhor enviou naquele dia trovões e chuva; pelo que todo o povo temeu sobremaneira ao Senhor e a Samuel. 19 Disse todo o povo a Samuel: Roga pelos teus servos ao Senhor teu Deus, para que não morramos; porque a todos os nossos pecados temos acrescentado este mal, de pedirmos para nós um rei. 1 Samuel 12:17-19 8 Disse mais Moisés: Isso será quando o Senhor à tarde vos der carne para comer, e pela manhã pão a fartar, porquanto o Senhor ouve as vossas murmurações, com que murmurais contra ele; e quem somos nós? As vossas murmurações não são contra nós, mas sim contra o Senhor. Êxodo 16:8 24 Não é o discípulo mais do que o seu mestre, nem o servo mais do que o seu senhor. 25 Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor. Se chamaram Belzebu ao dono da casa, quanto mais aos seus domésticos? 40 Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou. Mateus 10:24,25,40 16 Quem vos ouve, a mim me ouve; e quem vos rejeita, a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou. Lucas 10:16 14 Mas os seus concidadãos odiavam-no, e enviaram após ele uma embaixada, dizendo: Não queremos que este homem reine sobre nós. 27 Quanto, porém, àqueles meus inimigos que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui, e matai-os diante de mim. Lucas 19:14,27 16 Em verdade, em verdade vos digo: Não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. João 13:16 20 Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, guardarão também a vossa. 21 Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou. João 15:20,21