Comentário Bíblico
Adventista
Um homem egípcio - (cba)
1 Samuel 30:11
O fato de este homem ser egípcio acrescenta uma informação sobre o caráter dos saqueadores. Assim como invadiram Judá e o território filisteu, possivelmente tinham entrado em partes do Egito e levado cativos para os vender como escravos. Nenhuma nação ou tribo estava a salvo de suas incursões.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Samuel 30:7-15
Se reconhecermos a Deus em todos os nossos caminhos, ainda que, como neste caso, não haja dúvida de que foram justos, podemos esperar que Ele dirija os nossos passos como fez com Davi.
Este, ternamente com os seus homens, não exigiu deles mais do que as forças que possuíam naquele momento. o Filho de Davi considera assim a condição física dos corpos de seus seguidores, ciente que nem todos são igualmente fortes e vigorosos em suas lutas e conflitos espirituais. Porém, naquilo em que somos fracos, Ele é bom, e, ainda mais, é aí que Ele nos fortalece (2 Coríntios 12:9,10).
Um egípcio que estava vivo tornou-se um instrumento que contribuiu muito para o bem de Davi. Foi precisamente a providência divina que fez deste servo, usado por seu senhor de maneira vil, um instrumento para a destruição dos amalequitas; porque Deus escuta o clamor dos oprimidos.
Os que não se compadecem das pessoas que têm problemas são indignos do nome de verdadeiros israelitas. Não devemos causar dano e nem negar o bem a alguém; em algum momento pode acontecer que o que esteve na posição mais baixa, esteja em uma posição que lhe permita retribuir o dano.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 7 Quando no meio de ti houver algum pobre, dentre teus irmãos, em qualquer das tuas cidades na terra que o Senhor teu Deus te dá, não endurecerás o teu coração, nem fecharás a mão a teu irmão pobre; 8 antes lhe abrirás a tua mão, e certamente lhe emprestarás o que lhe falta, quanto baste para a sua necessidade. 9 Guarda-te, que não haja pensamento vil no teu coração e venhas a dizer: Vai-se aproximando o sétimo ano, o ano da remissão; e que o teu olho não seja maligno para com teu irmão pobre, e não lhe dês nada; e que ele clame contra ti ao Senhor, e haja em ti pecado. 10 Livremente lhe darás, e não fique pesaroso o teu coração quando lhe deres; pois por esta causa te abençoará o Senhor teu Deus em toda a tua obra, e em tudo no que puseres a mão. 11 Pois nunca deixará de haver pobres na terra; pelo que eu te ordeno, dizendo: Livremente abrirás a mão para o teu irmão, para o teu necessitado, e para o teu pobre na tua terra. Deuteronômio 15:7-11 7 Não abominarás o edomeu, pois é teu irmão; nem abominarás o egípcio, pois peregrino foste na sua terra. Deuteronômio 23:7 21 Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe pão para comer, e se tiver sede, dá-lhe água para beber; Provérbios 25:21 35 porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes; Mateus 25:35 36 Qual, pois, destes três te parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? 37 Respondeu o doutor da lei: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Disse-lhe, pois, Jesus: Vai, e faze tu o mesmo. Lucas 10:36,37 20 Antes, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. 21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. Romanos 12:20,21