Comentário Bíblico
Adventista
Aquis confiava - (cba)
1 Samuel 27:12
O fingimento de Davi foi outro erro sério, indigno de alguém tão exaltado com privilégios espirituais. O preço da vitória no conflito com o pecado é vigilância incessante e entrega completa à vontade de Deus. O Senhor, contudo, em Sua bondade, não abandonou Davi nessa hora de desânimo. Davi tinha o propósito fixo e o sincero desejo de cooperar plenamente com o plano de Deus. Tal atitude o levava a reconhecer seus pecados quando eram reveladas e a corrigir de imediato os erros.
Davi cometeu o primeiro erro ao sair de Judá. Ao pecado de desertar de seus compatriotas sem permissão divina, acrescentou a transgressão do fingimento. Caso permanecesse em Judá, o Senhor poderia tê-lo livrado, como o fizera antes. Quando Israel foi para Gilboa resistir a um ataque dos filisteus (1 Samuel 28:4), Davi poderia ter sido usado por Deus para conquistar uma vitória tão completa que lhe granjearia a aclamação popular de todo o país. Ao passo que Saul cometera sério erro ao procurar tirar a vida de Davi, este cometeu falha quase fatal ao deixar a própria terra sem o consentimento claro de Deus.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Samuel 27:8-12
Davi atacou alguns remanescentes das nações sentenciadas, enquanto esteve em território filisteu, o povo que ele matou, estava há muito tempo condenado à destruição.
Às vezes é bom evitar a notoriedade pública; porém, não devemos estar ociosos em qualquer situação. Devemos sempre nos empenhar por fazer algo pela causa de Deus.
Davi ocultou de Aquis estas expedições. Porém, uma falácia que serve ao objetivo de uma mentira, é tão parecida com ela quanto um hipócrita se parece com um profano. Tem somente um melhor aspecto, e, por conseguinte, é mais perigosa, contudo, ainda que os crentes frequentemente manifestem suas imperfeições, jamais devem deixar-se vencer, a ponto de renunciar ao serviço de Deus e unir-se aos interesses dos seus inimigos ou, até mesmo, chegar a ser servos do pecado e de Satanás. Porém, que sequela de males seguem a incredulidade! Quando alguém se esquece das misericórdias que o senhor concedeu no passado, e de suas promessas de graça, é oprimido com terrores deprimentes e, provavelmente, é dirigido a adotar algum método desonroso para livrarse de seus problemas. Nada é capaz de nos estabelecer tão eficazmente em um caráter santo e em costumes santos, e preservar-nos da confusão, como a dependência firme e inabalável das promessas de Deus em Cristo Jesus.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 4 Então todo o Israel ouviu dizer que Saul ferira a guarnição dos filisteus, e que Israel se fizera abominável aos filisteus. E o povo foi convocado após Saul em Gilgal. 1 Samuel 13:4 30 Então disse Jacó a Simeão e a Levi: Tendes-me perturbado, fazendo-me odioso aos habitantes da terra, aos cananeus e perizeus. Tendo eu pouca gente, eles se ajuntarão e me ferirão; e serei destruído, eu com minha casa. Gênesis 34:30