Comentário Bíblico
Adventista
Matar Davi - (cba)
1 Samuel 19:1
Literalmente, “causar a morte de Davi”, Saul decidiu fazer de Davi o alvo de um expurgo político e discutiu o assunto com Jônatas e com alguns oficiais do governo. Sem dúvida, garantiu-lhes imunidade de qualquer punição.
Esta foi a quinta tentativa de Saul para eliminar Davi: (1) atirou sua lança contra ele (1 Samuel 18:10,11); (2) tentou realizar seu mau desígnio, colocando Davi na frente da batalha, na expectativa de que fosse morto (1 Samuel 18:17); (3) enganou-o, prometendo a mão de Merabe, mas dando-a a outro, talvez pensando que Davi reagiria com violência e, como resultado, fosse punido (1 Samuel 18:19); (4) depois disso, deu permissão a Davi para obter o dote de Mical por meio de uma missão poderosa (1 Samuel 18:25); e (5) como era evidente que o Senhor estava com Davi, Saul procurou a ajuda de outros para matá-lo.
- 10 No dia seguinte o espírito maligno da parte de Deus se apoderou de Saul, que começou a profetizar no meio da casa; e Davi tocava a harpa, como nos outros dias. Saul tinha na mão uma lança. 11 E Saul arremessou a lança, dizendo consigo: Encravarei a Davi na parede. Davi, porém, desviou-se dele por duas vezes. 1 Samuel 18:10,11 17 Pelo que Saul disse a Davi: Eis que Merabe, minha filha mais velha, te darei por mulher, contanto que me sejas filho valoroso, e guerreies as guerras do Senhor. Pois Saul dizia consigo: Não seja contra ele a minha mão, mas sim a dos filisteus. 1 Samuel 18:17 19 Sucedeu, porém, que ao tempo em que Merabe, filha de Saul, devia ser dada a Davi, foi dada por mulher a Adriel, meolatita. 1 Samuel 18:19 25 Então disse Saul: Assim direis a Davi: O rei não deseja dote, senão cem prepúcios de filisteus, para que seja vingado dos seus inimigos. Porquanto Saul tentava fazer Davi cair pela mão dos filisteus. 1 Samuel 18:25
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Samuel 19:1-10
Que convincentes são as palavras apropriadas! Por certo tempo, Saul estava convencido de quão irracional fora a sua inimizade contra Davi; porém, continuou com o seu rancor. o ódio da semente da serpente contra a semente da mulher é incurável; assim, o coração do homem sem a graça de Deus é enganoso e perverso (Jeremias 17:9).
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |