Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Cristo Edificou o Caráter de Davi
1 Samuel 16:7-13
Quando Deus chamou Davi do aprisco de seu pai para ungi-lo rei de Israel, Ele viu nele alguém a quem poderia conceder Seu Espírito. Davi era suscetível à influência do Espírito Santo, e o Senhor em Sua providência o treinou para Seu serviço, preparando-o para cumprir Seus propósitos. Cristo foi o Mestre-construtor de seu caráter ( Manuscrito 163, 1902 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Samuel 16:6-13
Seria difícil que Samuel, o qual se decepcionara tanto com Saul, que era formoso de rosto e estatura, julgasse a outro homem por sua aparência exterior? Nós somos capazes de dizer como "vemos" os homens; porém, só Deus pode falar o que eles são. Deus julga os homens pelo que têm em seu coração. vez por outra fazemos um juízo errado sobre alguém. Porém, o Senhor valoriza somente a fé, o temor e o amor que estão plantados no coração, acima do próprio discernimento humano. Deus não favorece os nossos filhos conforme a nossa parcialidade afetiva. Ele frequentemente honra e abençoa os que foram menos considerados.
Ao final, Davi foi nomeado. Era õ filho mais jovem de Jessé, o seu nome significa "amado"; era um tipo do amado Filho de Deus. Parecia que Davi era o menos importante dentre os filhos de Jessé. Porém, o Espírito do Senhor veia-sobre ele deste dia em diante. A sua unção não foi uma cerimónia vazia; um poder divino veio com este sinal que foi instituído; ele se encontrou imediatamente com grande sabedoria e valor, com toda a capacidade de um príncipe, ainda que o seu desenvolvimento não se devesse a circunstâncias externas. Este fato confirmava que a sua escolha fora feita por Deus. A melhor evidência de ser escolhido para o reino da glória é o fato de ser selado com o Espírito da promessa, e experimentar uma obra de graça no coração.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |