Comentário Bíblico
Adventista
Baalate - (cba)
1 Reis 9:18
Esta cidade, não identificada com segurança, está junto com as cidades de Aijalom e Ecrom no limite da planície marítima, no território originalmente concedido a Dã (Josué 19:42-44). Josefo a coloca próximo a Gezer (Antiguidades, viii.6.1).
Tadmor - (cba)
1 Reis 9:18
Do heb. Tamor, mas numa passagem paralela Tadmor (2 Crônicas 8:4). Não se tem certeza quanto a que cidade se refere. Alguns a identificam com Tamar, uma cidade mencionada por Ezequiel, no limite sul da nova terra de Israel (Ezequiel 47:19; Ezequiel 48:28), Sua localização exata é desconhecida, mas imagina-se ter sido ao sul do Mar Morto. Por outro lado, há uma cidade com o nome de Tadmor cerca de 210 km a nordeste de Damasco e cerca de 180 km a oeste do Eufrates, num oásis no deserto da Síria. Essa cidade é mencionada várias vezes nas inscrições de Tiglate-Pileser I como se estivesse localizada na terra de Amurru (Síria). Muitos anos depois, os romanos assumiram o controle de Tadmor e a chamavam pelo seu nome grego “Palmira”, e é essa cidade que Josefo considera como a “Tadmor no deserto”, construída por Salomão (Antiguidades, viii.6.11). A palavra heb. tamar significa “palmeira”, preservado no nome grego Palmira.
- 4 E edificou Tadmor no deserto, e todas as cidades-armazéns, que edificou em Hamate. 2 Crônicas 8:4 19 E a fronteira meridional será desde Tamar até as águas de Meribote-Cades, ao longo do Ribeiro do Egito até o Mar Grande. Essa será a fronteira meridional. Ezequiel 47:19 28 Junto ao termo de Gade, na fronteira sul, para o sul, o termo será desde Tamar até as águas de Meribate-Cades, até o Ribeiro do Egito, e até o Mar Grande. Ezequiel 48:28
Em geral, os eruditos não creem que foi possível ao reino de Salomão ter tido fronteiras tão amplas. Entretanto, em conexão com a construção de “Tadmor no deserto”, o livro de Crônicas registra que Salomão foi a “Hamate-Zoba e a tomou” (2 Crônicas 8:3,4). Imagina-se que esse lugar seja uma área que está 100 km a norte de Damasco e 160 km a oeste de Tadmor-Palmira, e sua menção indicaria uma campanha militar na qual os israelitas dominaram toda essa área ao norte. Em 1 Reis 4:24, o limite norte do reino de Salomão é dado como Tifsa, uma cidade cuja localização se crê tenha-sido no Eufrates, cerca de 160 km ao norte de Tadmor. Tudo isso parece indicar que o reino de Salomão era bem maior do que se supõe e que a “Tadmor no deserto” (1 Reis 9:18) pode ter sido a famosa Tadmor-Palmira, no deserto da Síria.
- 3 Depois foi Salomão a Hamate-Zobá, e apoderou-se dela. 4 E edificou Tadmor no deserto, e todas as cidades-armazéns, que edificou em Hamate. 2 Crônicas 8:3,4 24 Pois dominava ele sobre toda a região e sobre todos os reis daquém do rio, desde Tifsa até Gaza; e tinha paz por todos os lados em redor. 1 Reis 4:24 18 Baalate, Tamar no deserto daquela terra, 1 Reis 9:18
Daquela terra - (cba)
1 Reis 9:18
Esta frase talvez tenha sido acrescentada para indicar, com orgulho, que essa cidade fronteiriça estava dentro dos limites do extenso domínio de Salomão.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Reis 9:15-28
Aqui está um outro relato da grandeza de Salomão. começou corretamente, porque edificou em primeiro lugar a casa de Deus, e terminou-a antes de dar início à construção de sua própria casa. Então Deus o abençoou e o prosperou em todas as suas outras construções. comecemos pela piedade, e com toda a certeza os ganhos virão em seguida; deixemos o prazer para o final, certamente, teremos proveito, quaisquer que sejam os trabalhos que façamos para a glória do Senhor e proveito do próximo.
Canaã, a terra santa, a glória de todas as nações, não tinha ouro; o que mostra que os melhores produtos são os que servem para o sustento da vida, tanto a nossa como a de nosso próximo. E isto era produzido pela terra de Canaã. Salomão obteve um alto preço por sua mercadoria; contudo, dirigiu-nos a um comércio muito melhor e que está ao alcance até mesmo do mais pobre. Porque, quanto à sabedoria, melhor é a sua mercadoria do que a mercadoria de prata, e a sua renda do que o ouro mais fino (Provérbios 3:14).
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |