Comentário Bíblico
Adventista
Três anos - (cba)
1 Reis 22:1
Este capítulo dá continuidade à narrativa militar iniciada no cap. 21. Esses foram anos tumultuosos na história da Ásia ocidental. A Assíria estava cada vez mais poderosa e se tornava uma ameaça real aos países da Palestina e da Síria. Afirma-se que essa foi a época em que, sob o impulso da ameaça assíria, Israel e a Síria temporariamente esqueceram suas diferenças e se uniram contra a Assíria. É provável que tenha sido devido a essa aliança que Israel e Síria tiveram um período de três anos de paz. Sabe-se que Acabe e Ben-Hadade foram amigos, ao menos por um tempo, pois lutaram juntos contra Salmaneser III, na batalha de Qargar.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Reis 22:1-14
O mesmo temperamento dócil que faz com que algumas pessoas de boa índole façam amizade com os inimigos declarados da religião, torna-os muito perigosos para si mesmos. Vêem-se levados a fazer vistas grossas e a suportar condutas e conversas contra as quais deveriam protestar com o maior aborrecimento possível.
Aonde quer que for um homem bom, deverá levar consigo a sua fé, sem envergonhar-se de reconhecê-la quando estiver com os que a desdenham. Josafá não deixou para trás de si, em Jerusalém, o afeto e a reverência que tinha pela Palavra do Senhor, mas a confessou e propôsse a levá-la à corte de Acabe. os profetas de Acabe, para agradar Josafá, fizeram uso do nome de Jeová; para agradar Acabe, disseram: "Sobe". Porém, os falsos profetas não são capazes de imitar perfeitamente a verdade, porque quem exerce os seus sentidos espirituais, pode discernir a mentira. Um profeta fiel ao Senhor valia mais do que todos eles.
Os homens mundanos de todas as épocas têm tido pontos de vista igualmente absurdos sobre a religião. Quiseram é querem que os pregadores adaptem a sua doutrina à moda de cada época, conforme o gosto dos ouvintes, e acrescentam, contudo, a expressão: "Assim diz o Senhor" às palavras que os homens colocam em seus lábios. os verdadeiros profetas estão dispostos a alçar a sua voz contra homens tão rudes e néscios, desprovidos de escrúpulos, dispostos somente a assegurar os seus próprios interesses e enganar os demais.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |