Comentário Bíblico
Mathew Henry
Genealogias - (Mathew Henry)
1 Crônicas 4:1-43
Neste capítulo temos um relato posterior de Judá, a mais numerosa e conhecida de todas as tribos. Este também traz uma conta de Simeão.
A pessoa mais notável neste capítulo é Jabez. Não nos é dito porque ele é o mais honorável dentre os seus irmãos; porém, entendemos que era um homem de oração. O caminho para ser verdadeiramente grande é procurar e se esforçar para fazer a vontade de Deus, e orar fervorosamente. Aqui aparece a oração que ele fazia. Jabez orava ao Deus vivo e verdadeiro, o qual é o único capaz de ouvir e responder à oração; e, ao rogar, considerava-o como o Deus que tem um pacto com o seu povo. Jabez não exprime promessa alguma; deixa-a subentendida. Temia prometer segundo a sua própria força e resolveu dedicar-se inteiramente a Deus: "Se me abençoares muitíssimo e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja aflito!...". Como mostra o próprio texto, esta foi a linguagem do desejo mais ardente e afetuoso. "Se me abençoares muitíssimo!" Jabes em sua oração expressou quatro pedidos:
1. Que Deus verdadeiramente o abençoasse. As bênçãos espirituais são as melhores. As bênçãos de Deus são coisas reais e produzem efeitos reais.
2. Que amplie o seu território. Que Deus amplie os nossos corações, e assim, aumente a nossa parte nEle e na Canaã celestial; este deveria ser o nosso desejo e a nossa oração.
3. Que a mão de Deus estivesse com ele. A mão de Deus conosco para nos guiar, proteger, fortalecer e fazer todas as nossas obras em nós e para nós, é uma mão absolutamente suficiente em tudo.
4. Que o guardasse do mal; o mal que é o pecado, o mal dos problemas, de todos os maus desígnios de seus inimigos, para que não lhe causassem danos, e que não fizessem de Jabez um varão de dores. Deus lhe concedeu o que ele pediu. Deus está sempre pronto a ouvir a oração; os seus ouvidos não estão surdos hoje.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 24 E estes foram os cabeças de suas casas paternas, a saber: Efer, Isi, Eliel, Azriel, Jeremias, Hodavias e Jadiel, homens valentes, homens de nome, e chefes das suas casas paternas. 1 Crônicas 5:24 4 Naqueles dias estavam os nefilins na terra, e também depois, quando os filhos de Deus conheceram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos. Esses nefilins eram os valentes, os homens de renome, que houve na antigüidade. Gênesis 6:4