Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Ampla Distribuição de Responsabilidades Reduziu Encargos
1 Crônicas 27:1,32,33,34
Ver Provérbios 11:14; Provérbios 24:6. Ao planejar a administração dos assuntos do reino, depois que Davi abdicou em favor de Salomão, o velho rei e seu filho e seus conselheiros consideraram essencial que tudo fosse feito com regularidade, propriedade, fidelidade e despacho. Tanto quanto possível, eles seguiram o sistema de organização dado a Israel logo após a libertação do Egito. Os levitas receberam o trabalho relacionado com o serviço do templo, incluindo o ministério de cânticos e música instrumental, e a guarda dos tesouros. Os homens capazes de portar armas e de servir ao rei foram divididos em doze turmas de vinte e quatro mil cada. Em cada curso havia um capitão. “O general do exército do rei era Joabe.” “Os cursos... entravam e saíam mês a mês ao longo de todos os meses do ano.
- 14 Quando não há sábia direção, o povo cai; mas na multidão de conselheiros há segurança. Provérbios 11:14 6 Porque com conselhos prudentes tu podes fazer a guerra; e há vitória na multidão dos conselheiros. Provérbios 24:6
Davi nomeou Jônatas, seu tio, como “conselheiro, sábio e escriba”; Aitofel também era “o conselheiro do rei... E depois de Aitofel veio Joiada... e Abiatar”. Husai era “amigo do rei”. Por seu exemplo prudente, o idoso rei ensinou a Salomão que “na multidão de conselheiros há segurança”.
A perfeição e integridade da organização aperfeiçoada no início do reinado de Salomão; a abrangência dos planos para trazer o maior número possível de todas as pessoas ao serviço ativo; a ampla distribuição de responsabilidade, de modo que o serviço de Deus e do rei não seja indevidamente oneroso para qualquer indivíduo ou classe – estas são lições que todos podem estudar com proveito, e que os líderes da igreja cristã devem entender e seguir.
Esta imagem de uma grande e poderosa nação vivendo em simplicidade e conforto em casas rurais, cada pessoa prestando serviço voluntário e não assalariado a Deus e ao rei por uma parte de cada ano, é uma da qual podemos reunir muitas sugestões úteis ( The Review and Herald, 12 de outubro de 1905 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Crônicas 27:16-34
Os oficiais da corte, ou os administradores da fortuna do rei, eram encarregados da supervisão e do cultivo, dos vinhedos, das manadas e dos rebanhos do rei, coisas que constituíam a riqueza dos reis orientais. Grande parte da sabedoria dos príncipes é apreciada na escolha de seu gabinete. As pessoas comuns demonstram esta sabedoria, através da escolha de seus conselheiros. Ainda que Davi tivesse tudo isso, preferia a Palavra de Deus acima de tudo. "Também os teus testemunhos são o meu prazer e os meus conselheiros" (Salmos 119:24).
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 7 E teve entendimento com Joabe, filho de Zeruia, e com o sacerdote Abiatar, os quais aderiram a ele e o ajudavam. 1 Reis 1:7 6 Davi disse: Qualquer que primeiro ferir os jebuseus será chefe e capitão. E Joabe, filho de Zeruia, subiu primeiro, pelo que foi feito chefe. 1 Crônicas 11:6 5 O terceiro comandante do exército, para o terceiro mês, era o chefe Benaías, filho do sacerdote Jeoiada; e em sua turma havia vinte e quatro mil. 1 Crônicas 27:5