Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Davi confiou-se às misericórdias de Deus
1 Crônicas 21:1-13
Ver 2 Samuel 24:1-14. A obra de numerar Israel não está totalmente concluída antes que Davi se sinta convencido de que cometeu um grande pecado contra Deus. Ele vê seu erro e se humilha diante de Deus, confessando seu grande pecado ao contar tolamente o povo. Mas seu arrependimento veio tarde demais. A palavra já havia saído do Senhor para Seu profeta fiel, para levar uma mensagem a Davi e oferecer-lhe sua escolha de punições por sua transgressão. Davi ainda mostra que tem confiança em Deus. Ele escolhe cair nas mãos de um Deus misericordioso, em vez de ser deixado às misericórdias cruéis de homens ímpios ( The Spirit of Prophecy 1:385 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Davi conta o povo - (Mathew Henry)
1 Crônicas 21:1-30
Não se menciona neste livro o pecado de Davi no caso de Urias, nem as tribulações que o seguiram. Elas não tinham uma conexão necessária com os assuntos aqui registrados. Porém, o pecado de Davi é relatado por ocasião da contagem do povo. Na expiação efetuada por este pecado, houve um anúncio do lugar onde o templo seria edificado.
A ordem dada a Davi para que edificasse um altar foi um bendito sinal da reconciliação. Deus testificou a sua aceitação das ofertas de Davi neste altar. Assim, o Senhor Jesus Cristo foi feito pecado e maldição por nós; o Senhor Deus em sua sabedoria decidiu moê-lo para que, através dEle, Deus pudesse ser para nós não um fogo consumidor, mas um Deus reconciliador.
Bom é continuarmos a obedecer às ordenanças em que tenhamos experimentado os sinais da presença de Deus, e tenhamos comprovado verdadeiramente que Ele está conosco. É como se fosse dito nesta passagem: "Aqui Deus bondosamente me encontrou, pelo que prosseguirei na esperança de encontrá-lo novamente".
|
- Análise em Cadeia 23 Não tomou, porém, Davi o número dos de vinte anos para baixo, porquanto o Senhor tinha dito que havia de multiplicar Israel como as estrelas do céu. 1 Crônicas 27:23 9 Joabe, pois, deu ao rei o resultado da numeração do povo. E havia em Israel oitocentos mil homens valorosos, que arrancavam da espada; e os homens de Judá eram quinhentos mil. 2 Samuel 24:9