Comentário Bíblico
Adventista
Primeiros serão últimos - (cba)
Mateus 19:30
Ver com. de Lucas 13:30. Muitos dos que, como o jovem rico, tinham toda a aparência de seios primeiros a entrar no Céu, seriam realmente os últimos. A declaração de Mateus 19:30 forma um elo entre o incidente, a discussão posterior registrada em Mateus 19:23-29 e a parábola dos trabalhadores na vinha (Mateus 20:1-16). Note-se que a mesma declaração sumária é repetida ao fim dessa parábola (Mateus 19:16), que foi contada especificamente para ilustrar esse grande paradoxo da fé cristã.
- 30 Pois há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos. Lucas 13:30 30 Entretanto, muitos que são primeiros serão últimos; e muitos que são últimos serão primeiros. Mateus 19:30 23 Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no reino dos céus. 24 E outra vez vos digo que é mais fácil um camelo passar pelo fundo duma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus. 25 Quando os seus discípulos ouviram isso, ficaram grandemente maravilhados, e perguntaram: Quem pode, então, ser salvo? 26 Jesus, fixando neles o olhar, respondeu: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível. 27 Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos; que recompensa, pois, teremos nós? 28 Ao que lhe disse Jesus: Em verdade vos digo a vós que me seguistes, que na regeneração, quando o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, sentar-vos-eis também vós sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. 29 E todo o que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna. Mateus 19:23-29 1 Porque o reino dos céus é semelhante a um homem, proprietário, que saiu de madrugada a contratar trabalhadores para a sua vinha. 2 Ajustou com os trabalhadores o salário de um denário por dia, e mandou-os para a sua vinha. 3 Cerca da hora terceira saiu, e viu que estavam outros, ociosos, na praça, 4 e disse-lhes: Ide também vós para a vinha, e dar-vos-ei o que for justo. E eles foram. 5 Outra vez saiu, cerca da hora sexta e da nona, e fez o mesmo. 6 Igualmente, cerca da hora undécima, saiu e achou outros que lá estavam, e perguntou-lhes: Por que estais aqui ociosos o dia todo? 7 Responderam-lhe eles: Porque ninguém nos contratou. Disse- lhes ele: Ide também vós para a vinha. 8 Ao anoitecer, disse o senhor da vinha ao seu mordomo: Chama os trabalhadores, e paga-lhes o salário, começando pelos últimos até os primeiros. 9 Chegando, pois, os que tinham ido cerca da hora undécima, receberam um denário cada um. 10 Vindo, então, os primeiros, pensaram que haviam de receber mais; mas do mesmo modo receberam um denário cada um. 11 E ao recebê-lo, murmuravam contra o proprietário, dizendo: 12 Estes últimos trabalharam somente uma hora, e os igualastes a nós, que suportamos a fadiga do dia inteiro e o forte calor. 13 Mas ele, respondendo, disse a um deles: Amigo, não te faço injustiça; não ajustaste comigo um denário? 14 Toma o que é teu, e vai-te; eu quero dar a este último tanto como a ti. 15 Não me é lícito fazer o que quero do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom? 16 Assim os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos. Mateus 20:1-16 16 E eis que se aproximou dele um jovem, e lhe disse: Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? Mateus 19:16
Algumas semanas depois disso, durante Seu último dia de ensino no templo, Jesus declarou aos principais dos sacerdotes e anciãos que os publicanos e as meretrizes entrariam no reino dos céus à Rente deles (Mateus 21:31,32). Na verdade, de todas as partes do mundo viria uma multidão de crentes humildes e fiéis, dignos de tomar "lugares à mesa no reino de Deus" (Lucas 13:29), enquanto os mesmos líderes religiosos de Israel seriam “lançados fora” (Mateus 19:28). Sucesso terreno e popularidade são baseados em padrões completamente diferentes daqueles pelos quais Deus avalia o valor de uma pessoa (sobre a inversão das condições da vida futura, ver a parábola do rico e Lázaro, no com. de Lucas 16:19-31).
- 31 Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram eles: O segundo. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. 32 Pois João veio a vós no caminho da justiça, e não lhe deste crédito, mas os publicanos e as meretrizes lho deram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para crerdes nele. Mateus 21:31,32 29 Muitos virão do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e reclinar-se-ão à mesa no reino de Deus. Lucas 13:29 28 Ao que lhe disse Jesus: Em verdade vos digo a vós que me seguistes, que na regeneração, quando o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, sentar-vos-eis também vós sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. Mateus 19:28 19 Ora, havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo, e todos os dias se regalava esplendidamente. 20 Ao seu portão fora deitado um mendigo, chamado Lázaro, todo coberto de úlceras; 21 o qual desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as úlceras. 22 Veio a morrer o mendigo, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico, e foi sepultado. 23 No hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe a Abraão, e a Lázaro no seu seio. 24 E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e envia-me Lázaro, para que molhe na água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. 25 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que em tua vida recebeste os teus bens, e Lázaro de igual modo os males; agora, porém, ele aqui é consolado, e tu atormentado. 26 E além disso, entre nós e vós está posto um grande abismo, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem os de lá passar para nós. 27 Disse ele então: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, 28 porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham eles também para este lugar de tormento. 29 Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. 30 Respondeu ele: Não! pai Abraão; mas, se alguém dentre os mortos for ter com eles, hão de se arrepender. 31 Abraão, porém, lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos. Lucas 16:19-31
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Mateus 19:23-30
Ainda que Cristo tenha falado com tanta veemência, nem todos aqueles que têm riquezas confiam em suas Palavras. Quão poucos dentre os pobres não se sentem tentados a invejar! Porém, o favor do homem neste assunto, é como se esforçassem-se para edificar um muro alto, para trancarem-se a si mesmos e a seus filhos longe do céu. Deve ser satisfatório para aqueles que estão em uma condição baixa, não estarem expostos à tentação de uma situação próspera e elevada, acima de sua capacidade. Se estes vivem com mais dificuldades do que os ricos neste mundo, partirão com maior facilidade a um mundo melhor, e não terão razão para se queixarem. As palavras de Cristo mostram que é muito difícil um rico ser um bom cristão e ser salvo. o caminho para o céu é apertado para todos, e a porta que para ali conduz é estreita, particularmente para as pessoas ricas. Esperam-se mais deveres deles do que dos demais, e os pecados os importunam com mais facilidade. É difícil não ser fascinado por um mundo sorridente. As pessoas ricas têm acima dos demais, uma grande conta a pagar por suas oportunidades. É absolutamente impossível que um homem que põe seu coração em suas riquezas chegue ao céu.
Cristo usou uma expressão que denota uma dificuldade absolutamente insuperável pelo poder do homem. Nada menos que a toda poderosa graça de Deus fará com que um rico supere esta dificuldade. Então, quem poderá ser salvo? Se as riquezas atrapalham aos ricos, não se encontram o orgulho e as concupiscências pecaminosas nos que não são ricos e são tão perigosas para eles? "Quem poderá, pois, salvar-se"? Essa foi a pergunta dos discípulos. Ninguém, por nenhum poder criado. O princípio, a profissão e o aperfeiçoamento da obra da salvação depende inteiramente da onipotência de Deus, para quem todas as coisas são possíveis. Não quer dizer que as pessoas ricas serão salvas em sua condição mundana, mas que serão salvas de sua condição mundana. Pedro disse: "Eis que nós deixamos tudo"! Ah! Não eram senão todos pobres, possuindo somente uns poucos botes e redes? Porém, observe como Pedro fala, como se tivessem sido uma grande coisa! Somos demasiadamente propensos a dar o máximo valor a nossos serviços e sofrimentos, nossas perdas e gastos por Cristo. Contudo, Cristo não os reprova pelo pouco que haviam deixado; pois era tudo o que possuíam, e era para eles tão precioso como se fosse mais. Cristo teve na mais alta consideração que eles tenham deixado tudo para seguilo; aceita segundo o que tenha o homem.
A promessa de nosso Senhor para os apóstolos é que quando o Filho do Homem se assentar em seu trono de glória, fará novas todas as coisas, e eles se assentarão com Ele, em juízo contra os que serão julgados conforme a sua doutrina. Isto estabelece a honra, a dignidade, e a autoridade do ofício e ministério deles. Nosso Senhor acrescenta que qualquer que deixe casas, ou posses, ou confortos por amor a Ele e ao Evangelho, será recompensado ao final.
Que Deus nos dê fé para que a nossa esperança descanse nesta sua promessa; então estaremos dispostos para todo serviço ou sacrifício.
Nosso Salvador, no último versículo, elimina o erro de alguns. A herança celestial não é dada como a terrena, mas conforme a bondade de Deus. Não confiemos em aparências promissoras, nem na profissão exterior. outros podem chegar a ser eminentes em fé e santidade, até onde o saibamos.
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- Análise em Cadeia 11 Também vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e reclinar-se-ão à mesa de Abraão, Isaque e Jacó, no reino dos céus; 12 mas os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes. Mateus 8:11,12 16 Assim os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos. Mateus 20:16 31 Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram eles: O segundo. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. 32 Pois João veio a vós no caminho da justiça, e não lhe deste crédito, mas os publicanos e as meretrizes lho deram; vós, porém, vendo isto, nem depois vos arrependestes para crerdes nele. Mateus 21:31,32 31 Mas muitos que são primeiros serão últimos; e muitos que são últimos serão primeiros. Marcos 10:31 29 E todo o povo que o ouviu, e até os publicanos, reconheceram a justiça de Deus, recebendo o batismo de João. 30 Mas os fariseus e os doutores da lei rejeitaram o conselho de Deus quando a si mesmos, não sendo batizados por ele. Lucas 7:29,30 30 Pois há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos. Lucas 13:30 13 Mas o publicano, estando em pé de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, o pecador! 14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado. Lucas 18:13,14 20 Sobreveio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; 21 para que, assim como o pecado veio a reinar na morte, assim também viesse a reinar a graça pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor. Romanos 5:20,21 30 Que diremos pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça, mas a justiça que vem da fé. 31 Mas Israel, buscando a lei da justiça, não atingiu esta lei. 32 Por que? Porque não a buscavam pela fé, mas como que pelas obras; e tropeçaram na pedra de tropeço; 33 como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço; e uma rocha de escândalo; e quem nela crer não será confundido. Romanos 9:30-33 7 Corríeis bem; quem vos impediu de obedecer à verdade? Gálatas 5:7 1 Portanto, tendo-nos sido deixada a promessa de entrarmos no seu descanso, temamos não haja algum de vós que pareça ter falhado. Hebreus 4:1