Comentário Bíblico
Adventista
Uma única oferta - (cba)
Hebreus 10:14
Esta ideia é repetida muitas vezes (ver com. de Hebreus 10:10,12).
Aperfeiçoou - (cba)
Hebreus 10:14
O sacrifício único de Cristo realizou o que os sacrifícios contínuos dos sacerdotes não podiam realizar, pois estes não poderiam purificar a consciência (ver com. de Hebreus 9:9,14; Hebreus 10:2). Quando o pecador aceita pela fé os benefícios desse único sacrifício, ele é aceito no Amado, sendo considerado perfeito, porque Cristo, o substituto, assume seu lugar (ver com. de Romanos 5:1; cf. CC, 62).
- 9 que é uma parábola para o tempo presente, conforme a qual se oferecem tando dons como sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que presta o culto; 14 quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo? Hebreus 9:9,14 2 Doutra maneira, não teriam deixado de ser oferecidos? pois tendo sido uma vez purificados os que prestavam o culto, nunca mais teriam consciência de pecado. Hebreus 10:2 1 Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, Romanos 5:1
Para sempre - (cba)
Hebreus 10:14
Do gr. eis to diênekes (ver com. de Hebreus 10:1). O sentido não é que, uma vez salva, a pessoa não pode cair da graça, pois o autor de Hebreus já negou isso (ver com. de Hebreus 6:4-6). A ênfase é sobre a eficácia contínua do sacrifício único de Cristo (cf. com. de Hebreus 10:10,12).
- 1 Porque a lei, tendo a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, não pode nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem de ano em ano, aperfeiçoar os que se chegam a Deus. Hebreus 10:1 4 Porque é impossível que os que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, 5 e provaram a boa palavra de Deus, e os poderes do mundo vindouro, 6 e depois caíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; visto que, quanto a eles, estão crucificando de novo o Filho de Deus, e o expondo ao vitupério. Hebreus 6:4-6 10 É nessa vontade dele que temos sido santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez para sempre. 12 mas este, havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, assentou-se para sempre à direita de Deus, Hebreus 10:10,12
Estão sendo santificados - (cba)
Hebreus 10:14
A forma verbal grega usada aqui é diferente da forma traduzida como "são santificados" em Hebreus 10:10. Aqui, o significado é “estão sendo santificados". No entanto, essa forma não implica necessariamente que o autor esteja falando aqui de santificação como um processo contínuo. É improvável que ele usasse a mesma palavra com significados tão diferentes no mesmo contexto. A frase "estão sendo santificados", provavelmente, descreve aqui o fluxo contínuo de novos crentes na igreja cristã.
Nota Adicional a Hebreus 10 - (cba)
Hebreus 10:1-39
A Bíblia contém várias declarações a respeito do plano de Deus para a salvação da humanidade, o qual está centralizado no sacrifício de Cristo no Calvário e em Seu ministério no Céu. Quando Deus chamou para Si um povo escolhido, uma de Suas primeiras revelações a esse povo foi o plano da salvação. Deus instruiu Moisés a construir um santuário para que Ele pudesse habitar no meio deles (ver com. de Êxodo 25:8). Esse santuário foi dividido em dois compartimentos (ver com. Êxodo 26:31-37), em cada um dos quais foram colocados certos móveis. No primeiro compartimento, que continha a mesa dos pães da proposição, o candelabro de sete braços e o altar do incenso, alguns serviços eram realizados diariamente. No segundo, contendo a arca da aliança, um serviço era realizado apenas no dia culminante do ciclo anual, o Dia da Expiação. Em conexão com os serviços dos dois compartimentos, eram oferecidos sacrifícios de animais; era derramado sangue. Esse santuário foi construído de acordo com um "modelo" mostrado a Moisés "no monte” (Êxodo 25:40; ver com. de Êxodo 25:9; Atos 7:44). No Céu, encontra-se o original do qual o santuário terrestre é uma "sombra" (ver com. de Hebreus 8:5; Hebreus 9:23). João, o revelador, a quem foram dadas diversas visões proféticas do Céu, fala do “santuário do tabernáculo do Testemunho" (ver com. de Apocalipse 15:5). Nesse “templo”, ele viu a “arca” (Hebreus 11:19). Ele também teve uma visão celestial do altar do incenso (ver com. de Hebreus 8:3). O escritor de Hebreus fala do “Sumo Sacerdote" no Céu (ver Hebreus 3:1; Hebreus 9:24), que ofereceu uma vez por todas, o sacrifício de Si mesmo, derramando Seu sangue em favor dos pecadores (ver com. de Hebreus 9:24-26; Hebreus 10:12).
- 8 E me farão um santuário, para que eu habite no meio deles. Êxodo 25:8 31 Farás também um véu de azul, púrpura, carmesim, e linho fino torcido; com querubins, obra de artífice, se fará; 32 e o suspenderás sobre quatro colunas de madeira de acácia, cobertas de ouro; seus colchetes serão de ouro, sobre quatro bases de prata. 33 Pendurarás o véu debaixo dos colchetes, e levarás para dentro do véu a arca do testemunho; este véu vos fará separação entre o lugar santo e o santo dos santos. 34 Porás o propiciatório sobre a arca do testemunho no santo dos santos; 35 colocarás a mesa fora do véu, e o candelabro defronte da mesa, para o lado sul do tabernáculo; e porás a mesa para o lado norte. 36 Farás também para a porta da tenda um reposteiro de azul, púrpura, carmesim: e linho fino torcido, obra de bordador. 37 E para o reposteiro farás cinco colunas de madeira de acácia, cobrindo-as de ouro (os seus colchetes também serão de ouro), e para elas fundirás cinco bases de bronze. Êxodo 26:31-37 40 Atenta, pois, que os faças conforme o seu modelo, que te foi mostrado no monte. Êxodo 25:40 9 Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis. Êxodo 25:9 44 Entre os nossos pais no deserto estava o tabernáculo do testemunho, como ordenara aquele que disse a Moisés que o fizesse segundo o modelo que tinha visto; Atos 7:44 5 os quais servem àquilo que é figura e sombra das coisas celestiais, como Moisés foi divinamente avisado, quando estava para construir o tabernáculo; porque lhe foi dito: Olha, faze conforme o modelo que no monte se te mostrou. Hebreus 8:5 23 Era necessário, portanto, que as figuras das coisas que estão no céu fossem purificadas com tais sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios melhores do que estes. Hebreus 9:23 5 Depois disto olhei, e abriu-se o santuário do tabernáculo do testemunho no céu; Apocalipse 15:5 19 julgando que Deus era poderoso para até dos mortos o ressuscitar; e daí também em figura o recobrou. Hebreus 11:19 3 Porque todo sumo sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrifícios; pelo que era necessário que esse sumo sacerdote também tivesse alguma coisa que oferecer. Hebreus 8:3 1 Pelo que, santos irmãos, participantes da vocação celestial, considerai o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus, Hebreus 3:1 24 Pois Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, mas no próprio céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus; Hebreus 9:24 24 Pois Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, mas no próprio céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus; 25 nem também para se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote de ano em ano entra no santo lugar com sangue alheio; 26 doutra forma, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo; mas agora, na consumação dos séculos, uma vez por todas se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. Hebreus 9:24-26 12 mas este, havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, assentou-se para sempre à direita de Deus, Hebreus 10:12
A partir dessas e de outras passagens que poderiam ser citadas, é evidente que o santuário terrestre, com seus dois compartimentos e seu ciclo de serviços, era uma "sombra", ou esboço, da obra de Cristo pelos pecadores na cruz e no templo celestial. Na verdade, provavelmente seja mais fácil falar com mais certeza a respeito do serviço do santuário do que sobre quase qualquer outro aspecto do relacionamento de Deus com a humanidade. De fato, esse tema está revelado diante de nós de forma clara e por meio de diversos textos.
Daquilo que pode ser conhecido a partir do santuário terrestre, podem-se tirar algumas conclusões a respeito do santuário celestial. O ritual terrestre não podia começar até que o sacerdote tivesse uma oferta para sacrificar. Da mesma forma, Cristo começou Sua obra como sumo sacerdote no santuário celestial só após a oferta de Si mesmo na cruz. O serviço do santuário terrestre tinha duas fases, executadas nos dois compartimentos; assim também o celestial tem duas fases. Em sua primeira fase, o serviço do santuário terrestre se desenrolava diariamente até que chegasse a segunda fase: o Dia da Expiação. Igualmente, a primeira fase do ofício no templo celestial estaria relacionada à primeira fase do santuário terrestre até o momento, perto do fim da história terrestre, quando o grande Sumo Sacerdote entraria na segunda fase de Seu ministério sacerdotal. A profecia de Daniel 8:14, juntamente com Daniel 9:25, mostra que essa segunda fase teve início em 1844.
- 14 Ele me respondeu: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; então o santuário será purificado. Daniel 8:14 25 Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém até o ungido, o príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; com praças e tranqueiras se reedificará, mas em tempos angustiosos. Daniel 9:25
No entanto, como foi observado no comentário de Êxodo 25:9, é improdutivo especular quanto às dimensões, aparência exata, ou arranjos precisos do santuário celestial, pois "nenhuma estrutura terrestre poderia representar a vastidão e glória” desse templo (PP, 357). Os seres humanos são criados “à imagem de Deus" (Gênesis 1:27), mas só Cristo é "a expressão exata do Seu Ser” (Hebreus 1:3). O santuário terrestre seguiu o modelo daquele no Céu, na medida em que era uma representação viva dos vários aspectos do ministério de Cristo em favor da humanidade caída (PP, 357). Podemos falar do "lugar santo” e do "santo dos santos” do santuário celestial, ao empregar a linguagem e os símbolos do santuário terrestre (Êxodo 26:33,34) e, assim, entendermos o possível acerca do santuário celestial. Porém, não se deve permitir que a ansiedade em visualizar um santuário celestial a partir do terreno empalideça as grandes verdades essenciais ensinadas por aquela "sombra" terrestre, uma das quais é que o ministério de Cristo por nós é feito em duas fases, ou “duas grandes divisões”, para usar as palavras de Ellen G. White (PP, 357). Essa verdade é vital para a compreensão adequada da obra de Cristo como o grande sumo sacerdote.
- 9 Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis. Êxodo 25:9 27 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1:27 3 sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas, Hebreus 1:3 33 Pendurarás o véu debaixo dos colchetes, e levarás para dentro do véu a arca do testemunho; este véu vos fará separação entre o lugar santo e o santo dos santos. 34 Porás o propiciatório sobre a arca do testemunho no santo dos santos; Êxodo 26:33,34
A epístola aos Hebreus discute essa obra de Cristo como sumo sacerdote. Em certos casos, por exemplo, em Hebreus 9, Paulo fala dos dois compartimentos do tabernáculo terrestre e faz uma aplicação ao ministério de Cristo no Céu. Assim, esse livro tem sido crucial na discussão teológica quanto às palavras de Paulo sobre o assunto, notadamente se ele ensina que há dois compartimentos no santuário celestial, ou "duas grandes divisões” para o ministério sacerdotal de Cristo.
Este Comentário defende que o ministério celestial de Cristo é realizado em "duas grandes divisões”, ou, para usar as palavras das Escrituras, no “santo” e, depois, no "santíssimo" do santuário celestial (ver com. de Êxodo 25:9; Daniel 8:14). No entanto, entende que os temas de Hebreus podem não ser a base para uma definição final de questões relacionadas ao santuário celestial, embora sejam úteis para tanto.
- 9 Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis. Êxodo 25:9 14 Ele me respondeu: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; então o santuário será purificado. Daniel 8:14
Nos tempos do NT, os cristãos hebreus estavam perturbados acerca de como se relacionar com o serviço do santuário terrestre que eles e seus pais antes deles, por 1.500 anos, haviam considerado o centro da vida espiritual. Paulo procura mostrar, com uma série de paralelos e contrastes, que o santuário terrestre não devia ser objeto de sua lealdade e devoção. Deus tinha estabelecido que o templo terrestre nunca seria mais do que uma “sombra”. Por exemplo, o autor de Hebreus fala do Sacerdote imortal no Céu, em comparação com os sacerdotes que morrem, na Terra (ver com. de Hebreus 7:23,24,28); do sacrifício de valor inestimável do próprio Cristo, em contraste com o sacrifício de animais (ver com. de Hebreus 9:11-14; Hebreus 9:23-26; Hebreus 10:11-14); e chega à grande conclusão de que agora há um “ministério tanto mais excelente” (ver com. de Hebreus 8:6) disponível aos filhos de Deus. Já não precisamos apelar aos sacerdotes terrenos a fim buscar o perdão de Deus. Nós mesmos, agora, podemos ir diretamente e com ousadia ao trono da graça no Céu, em nome de nosso grande Sumo Sacerdote (ver com. de Hebreus 4:14-16; Hebreus 10:19-22).
- 23 E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer, 24 mas este, porque permanece para sempre, tem o seu sacerdócio perpétuo. 28 Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens que têm fraquezas, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, para sempre aperfeiçoado. Hebreus 7:23,24,28 11 Mas Cristo, tendo vindo como sumo sacerdote dos bens já realizados, por meio do maior e mais perfeito tabernáculo (não feito por mãos, isto é, não desta criação), 12 e não pelo sangue de bodes e novilhos, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez por todas no santo lugar, havendo obtido uma eterna redenção. 13 Porque, se a aspersão do sangue de bodes e de touros, e das cinzas duma novilha santifica os contaminados, quanto à purificação da carne, 14 quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo? Hebreus 9:11-14 23 Era necessário, portanto, que as figuras das coisas que estão no céu fossem purificadas com tais sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios melhores do que estes. 24 Pois Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, mas no próprio céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus; 25 nem também para se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote de ano em ano entra no santo lugar com sangue alheio; 26 doutra forma, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo; mas agora, na consumação dos séculos, uma vez por todas se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. Hebreus 9:23-26 11 Ora, todo sacerdote se apresenta dia após dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar pecados; 12 mas este, havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, assentou-se para sempre à direita de Deus, 13 daí por diante esperando, até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés. 14 Pois com uma só oferta tem aperfeiçoado para sempre os que estão sendo santificados. Hebreus 10:11-14 6 Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de um melhor pacto, o qual está firmado sobre melhores promessas. Hebreus 8:6 14 Tendo, portanto, um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou os céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. 15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer- se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. 16 Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno. Hebreus 4:14-16 19 Tendo pois, irmãos, ousadia para entrarmos no santíssimo lugar, pelo sangue de Jesus, 20 pelo caminho que ele nos inaugurou, caminho novo e vivo, através do véu, isto é, da sua carne, 21 e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, 22 cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, Hebreus 10:19-22
Paulo estabeleceu essa verdade da grande superioridade do santuário celestial a fim de persuadir os cristãos judeus a definitivamente voltar os olhos dos sacerdotes terrestres e do santuário terrestre para o santuário e o Sacerdote celestiais. Nesse ponto, Paulo concentra sua discussão sobre o santuário. Se as declarações de Paulo em Hebreus forem colocadas ao lado de outras passagens bíblicas sobre as “duas grandes divisões” do serviço do santuário, é possível obter uma visão equilibrada tanto da natureza quanto da preeminência do ministério sumo sacerdotal de Cristo por nós.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Hebreus 10:11-18
Sob o novo pacto ou sob a dispensação do Evangelho, têm-se o perdão pleno e definitivo. Isto significa uma enorme diferença do novo pacto em relação ao antigo. No antigo, os sacrifícios deviam ser repetidos muitas vezes e, depois de tudo, obtinha-se por eles o perdão que era válido somente neste mundo. Sob a dispensação do novo pacto, bastou um só sacrifício para adquirir o perdão espiritual de todas as nações e em todas as épocas, ou para ser livre do castigo no mundo vindouro. Este pacto é apropriadamente chamado de novo pacto.
Que ninguém suponha que as invenções humanas têm algum valor para aqueles que as colocam em lugar do sacrifício do Filho de Deus. O que nos resta então, senão que busquemos os benefícios por fé neste sacrifício; e o selo dele em nossas almas pela santificação do Espírito para obediência? Deste modo, uma vez que a lei está escrita em nossos corações, podemos saber que somos justificados e que Deus não se lembrará mais dos nossos pecados.
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- Análise em Cadeia 1 Porque a lei, tendo a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, não pode nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem de ano em ano, aperfeiçoar os que se chegam a Deus. Hebreus 10:1 19 (pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou), e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual nos aproximamos de Deus. 25 Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles. Hebreus 7:19,25 10 sendo somente, no tocante a comidas, e bebidas, e várias abluções, umas ordenanças da carne, impostas até um tempo de reforma. 14 quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo? Hebreus 9:10,14 11 Pois tanto o que santifica como os que são santificados, vêm todos de um só; por esta causa ele não se envergonha de lhes chamar irmãos, Hebreus 2:11 13 Porque, quando Deus fez a promessa a Abraão, visto que não tinha outro maior por quem jurar, jurou por si mesmo, 14 dizendo: Certamente te abençoarei, e grandemente te multiplicarei. Hebreus 6:13,14 12 Por isso também Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, sofreu fora da porta. Hebreus 13:12 32 Agora pois, vos encomendo a Deus e à palavra da sua graça, àquele que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados. Atos 20:32 13 ao meio-dia, ó rei vi no caminho uma luz do céu, que excedia o esplendor do sol, resplandecendo em torno de mim e dos que iam comigo. Atos 26:13 16 para ser ministro de Cristo Jesus entre os gentios, ministrando o evangelho de Deus, para que sejam aceitáveis os gentios como oferta, santificada pelo Espírito Santo. Romanos 15:16 2 à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para serem santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso: 1 Coríntios 1:2 26 a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, Efésios 5:26 1 Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, amados em Deus Pai, e guardados em Jesus Cristo: Judas 1:1 12 mas este, havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, assentou-se para sempre à direita de Deus, Hebreus 10:12