Comentário Bíblico
Adventista
Sendo o menino já grande - (cba)
Êxodo 2:10
Joquebede salvara a vida do próprio filho, transferindo seus direitos de mãe para a filha do faraó. Agora ela o recebia de volta, apenas como uma ama para os primeiros anos. Ela abriu mão dele para que pudesse tê-lo, perdeu-o para que pudesse encontrá-lo novamente, submeteu-se para que pudesse vencer. O tempo em que a criança esteve com a mãe, não declarado na Bíblia, mas considerado de dois ou três anos pela maioria dos comentaristas, foi na verdade de cerca de 12 anos (PP, 244). Durante esses primeiros anos, estabeleceu-se a base do caráter e da experiência religiosa posterior. A instrução negligenciada nesse momento não poderia ser dada mais tarde. A vida de Moisés mostra claramente que seus país usaram com sabedoria os anos que tiveram para criá-lo no caminho em que deveria andar.
Ela o trouxe - (cba)
Êxodo 2:10
Muitos comentaristas afirmam que a mãe de Moisés levou seu filho para o palácio por vontade própria logo que foi desmamado, com a idade de dois ou três anos. Como foi visto, isso ocorreu quando ele tinha 12 anos. A ideía de que ela o tenha entregado de forma voluntária se apoía na ausência de qualquer indicação de que fizera isso sob qualquer pressão. A menos que ela o tenha levado para o palácio num momento previamente combinado, fazer isso por conta própria pareceria demonstrar estranha falta de afeição materna. Teria Joquebede cedido o filho que amava tão ternamente sem que isso fosse exigido? Ela deve tê-lo mantido consigo o máximo de tempo possível. O fato de ela ter entregado Moisés com 12 anos implica que o tempo de serviço como "ama" estava para expirar com o término do que era, em geral, considerado o período da infância (ver PP, 244).
Moisés - (cba)
Êxodo 2:10
Mosheh é comparado com as palavras egípcias mes ou mesu, que significam "criança", "filho", "o que nasceu de". Durante a 18" dinastia, sob a qual Moisés nasceu e cresceu, era costume escolher para os membros da família real nomes que os designassem como descendentes dos deuses. Nomes como Ahmés ("nascido de [o deus-lua] Ah"), Kamés ("nascido de [a alma deificada] Ka"), Tutmés ("nascido de [o deus] Thoth") e o nome comum Ramsés ("nascido de [o deus-sol] Ra") eram no dia a dia abreviados para "Més". Estudiosos da Egiptologia acreditam que a filha do faraó deu à criança adotada um nome semelhante a Tutmés ou Ahmés, do qual a parte que se refere a uma deidade pagã foi retirada pelo próprio Moisés quando ele "recusou ser chamado filho da filha de faraó" (Hebreus 11:24). Novamente, ela deve ter omitido o título de um deus e, em vez disso, dado a ele apenas o nome abreviado "Més". Ela não sabia de seu parentesco nem podia afirmar que, como hebreu, ele fosse filho de um deus egípcio. Porém, é provável que o nome fosse egípcio, embora a forma como o conhecemos hoje (Moisés) seja hebraica.
Das águas o tirei - (cba)
Êxodo 2:10
O nome Mosheh significa, literalmente, "tirado". É o particípio do verbo mashah, "tirar", e tem as mesmas consoantes. Uma vez que o nome egípcio Més e o verbo hebraico mashah tinham som e significado semelhantes, os hebreus devem ter tra nsliterado Més como Mosheh. Isso concordaria com a declaração da princesa egípcia: "Porque das águas o tirei." Essa declaração implica que ela o aceitou como um presente do deus-rio Nilo. No panteão egípcio, o Nilo era deificado como Hapi, embora a corrente de água em si fosse conhecida como 'Itru, e depois simplesmente como 'Iru. Os hebreus transliteraram esse nome como Yeor; e, com apenas uma exceção (Daniel 12:5-7), os escritores bíblicos usam-no com exclusividade (49 vezes) ao se referirem ao Nilo e seus afluentes (ver Gênesis 41:1; Isaías 7:18; Ezequiel 29:3; Naum 3:8; etc.). Em princípio, o nome de Moisés, em egípcio, pode ter sido Hapmés ou 'Irumés, que significa "o que nasceu do [em hebraico: "retirado do"] Nilo". Ao se recusar "ser chamado filho da filha de Faraó" (Hebreus 11:24), ele naturalmente teria retirado a referência a uma deidade egípcia.
- 5 Então eu, Daniel, olhei, e eis que estavam em pé outros dois, um de uma banda à beira do rio, e o outro da outra banda à beira do rio. 6 E perguntei ao homem vestido de linho, que estava por cima das águas do rio: Quanto tempo haverá até o fim destas maravilhas? 7 E ouvi o homem vestido de linho, que estava por cima das águas do rio, quando levantou ao céu a mão direita e a mão esquerda, e jurou por aquele que vive eternamente que isso seria para um tempo, dois tempos, e metade de um tempo. E quando tiverem acabado de despedaçar o poder do povo santo, cumprir-se-ão todas estas coisas. Daniel 12:5-7 1 Passados dois anos inteiros, Faraó sonhou que estava em pé junto ao rio Nilo; Gênesis 41:1 18 Naquele dia assobiará o Senhor às moscas que há no extremo dos rios do Egito, e às abelhas que estão na terra da Assíria. Isaías 7:18 3 Fala, e dize: Assim diz o Senhor Deus: Eis-me contra ti, ó Faraó, rei do Egito, grande dragão, que pousas no meio dos teus rios, e que dizes: O meu rio é meu, e eu o fiz para mim. Ezequiel 29:3 8 És tu melhor do que Tebas, que se sentava à beira do Nilo, cercada de águas, tendo por baluarte o mar, e as aguas por muralha, Naum 3:8 24 Pela fé Moisés, sendo já homem, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, Hebreus 11:24
Tradutores da LXX verteram seu nome como Mouses. Para explicar esse nome, Josefo (Antiguidades, ií.9.6) afirma que Mo é um nome egípcio para o Nilo, e uses, "retirado" ou "salvo" de algo. Assim, de acordo com esta explicação, Mouses significa "aquele que foi salvo do Nilo", um nome apropriado para alguém destinado a salvar seu povo da terra do Nilo. Porém, não está claro se a explicação de Josefo se baseia num fato ou numa crença motivada pelo desejo de se provar algo a todo custo.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
No Egito, Moisés estudou as leis de Deus
Êxodo 2:10
Ver Hebreus 11:26,27. A força de Moisés era sua conexão com a Fonte de todo o poder, o Senhor Deus dos exércitos. Ele se eleva grandemente acima de todos os incentivos terrestres e confia totalmente em Deus. Ele considerou que era do Senhor. Enquanto ele estava ligado aos interesses oficiais do rei do Egito, ele estava constantemente estudando as leis do governo de Deus, e assim sua fé cresceu. Essa fé era valiosa para ele. Estava profundamente enraizado no solo de seus primeiros ensinamentos, e a cultura de sua vida deveria prepará-lo para a grande obra de libertar Israel da escravidão. Ele meditou sobre essas coisas; ele estava constantemente ouvindo seucomissão de Deus. Depois de matar o egípcio, ele viu que não havia entendido o plano de Deus e fugiu do Egito e se tornou pastor. Ele não estava mais planejando fazer uma grande obra, mas se tornou muito humilde; as brumas que obscureciam sua mente foram expulsas e ele disciplinou sua mente para buscar a Deus como seu refúgio ( Carta 21a, 1893 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Êxodo 2:5-10
Vinde, vede o lugar onde este grande homem, Moisés, jaz como um pequeno menino; em um cesto de juncos à margem do rio. se tivesse permanecido ali durante muito tempo, teria perecido. Porém, no lugar onde se encontra a pobre criança desamparada, a providência divina traz a filha de faraó e inclina o seu coração à compaixão, coisa que ela se atreve a fazer quando ninguém mais o poderia. vez por outra, para glorificar a Deus, devemos comentar sobre o cuidado dEle para conosco em nossa infância. o faraó tratou de destruir Israel cmelmente; porém, a sua própria filha se lastimou por um menino hebreu, e não somente isto, mas preservou o libertador de Israel e deu a Moisés uma boa ama, isto é, a sua própria mãe. Para que tivesse uma ama hebréia, a irmã de Moisés trouxe a sua própria mãe como ama de leite.
Moisés foi tratado como filho da filha de faraó. Muitos que têm um nascimento obscuro e pobre, por atos surpreendentes da providência divina são colocados em posições altíssimas no mundo, para que os homens saibam que Deus reina.
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- Análise em Cadeia 5 Agora, pois, os teus dois filhos, que nasceram na terra do Egito antes que eu viesse a ti no Egito, são meus: Efraim e Manassés serão meus, como Rúben e Simeão; Gênesis 48:5 21 Sendo ele enjeitado, a filha de Faraó o recolheu e o criou como seu próprio filho. 22 Assim Moisés foi instruído em toda a sabedoria dos egípcios, e era poderoso em palavras e obras. Atos 7:21,22 5 para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. Gálatas 4:5 24 Pela fé Moisés, sendo já homem, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, Hebreus 11:24 1 Vede que grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus; e nós o somos. Por isso o mundo não nos conhece; porque não conheceu a ele. 1 João 3:1 25 Tornou Adão a conhecer sua mulher, e ela deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou. Gênesis 4:25 11 Disse-lhe ainda o anjo do Senhor: Eis que concebeste, e terás um filho, a quem chamarás Ismael; porquanto o Senhor ouviu a tua aflição. Gênesis 16:11 20 De modo que Ana concebeu e, no tempo devido, teve um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor. 1 Samuel 1:20 21 ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Mateus 1:21