Comentário Bíblico
Adventista
Aproximavam-se - (cba)
Lucas 15:1
[Jesus recebe pecadores, Lucas 15:1-2]. Com exceção da posição das parábolas neste capítulo de Lucas, não há pistas quanto ao momento e ao local em que foram proferidas. Lucas 9:51 a 19:28 registra eventos ligados ao ministério de Cristo na Pereia (ver com. de Lucas 9:51; Mateus 19:1,2), provavelmente do final do outono de 30 d.C. ao início da primavera de 31 d.C. As parábolas do cap. 15 possivelmente foram apresentadas na mesma ocasião (PJ, 192), nos prados da Pereia (Pj, 186). Faltavam cerca de dois meses para a crucifixão (ver com. de Mateus 19:1,2; Lucas 10:25; Lucas 11:37; Lucas 12:1). Nestas parábolas, Jesus anunciou o alcance de Seu sacrifício.
- 1 Ora, chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir. 2 E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles. Lucas 15:1-2 51 Ora, quando se completavam os dias para a sua assunção, manifestou o firme propósito de ir a Jerusalém. Lucas 9:51 1 Tendo Jesus concluído estas palavras, partiu da Galiléia, e foi para os confins da Judéia, além do Jordão; 2 e seguiram-no grandes multidões, e curou-os ali. Mateus 19:1,2 25 E eis que se levantou certo doutor da lei e, para o experimentar, disse: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Lucas 10:25 37 Acabando Jesus de falar, um fariseu o convidou para almoçar com ele; e havendo Jesus entrado, reclinou-se à mesa. Lucas 11:37 1 Ajuntando-se entretanto muitos milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou Jesus a dizer primeiro aos seus discípulos: Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Lucas 12:1
Todos os publicanos e pecadores - (cba)
Lucas 15:1
Literalmente, "todos os publicanos e os pecadores”, distinguindo as duas classes. Ás vezes, eram consideradas um só grupo (ver com. de Lucas 5:30; sobre os publicanos ou cobradores de impostos, ver com. de Lucas 3:12). É provável que o termo “pecadores” incluísse homens e mulheres sem a aspiração de buscar a justiça segundo as prescrições da tradição rabínica, além de prostitutas, adúlteros e outros que violavam abertamente a lei. Os fariseus mais rígidos também consideravam "pecadores” as pessoas comuns, os ‘amme ha ares (literalmente, “o povo da terra”), que não tinham o privilégio da educação rabínica e, por isso, não eram dignos de respeito. O próprio nome “fariseu” indicava os membros desse partido como superiores ao povo comum e, supostamente, mais justos do que as pessoas em geral.
- 30 Murmuravam, pois, os fariseus e seus escribas contra os discípulos, perguntando: Por que comeis e bebeis com publicanos e pecadores? Lucas 5:30 12 Chegaram também uns publicanos para serem batizados, e perguntaram-lhe: Mestre, que havemos nós de fazer? Lucas 3:12
A palavra “todos” pode se referir ao fato de, por onde Jesus passava durante esta parte de Seu ministério, os “publicanos” e os “pecadores” da região se reunirem para ouvi-Lo. Essa evidência de interesse irava ainda mais os escribas e fariseus, pois desprezavam tais classes e, em troca, eram desprezados por elas. Os líderes religiosos se irritavam ao ver que Jesus tratava de maneira amistosa os excluídos e rejeitados da sociedade (ver com. de Marcos 2:15-17) e que estes, por sua vez, Lhe correspondiam (ver PJ, 186).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Lucas 15:1-10
A parábola da ovelha perdida é muito aplicável à grande obra da redenção do homem. A ovelha representa o pecador separado de Deus e exposto à ruína segura, se não for levado de volta a Ele, mesmo que não deseje regressar. Cristo é fervoroso quando se trata de levar os pecadores de volta para o lar.
Na parábola da peça de prata perdida, o que está perdido é uma peça de pequeno valor, comparada como restante. Porém, a mulher procura diligentemente até encontrá-la. Isto representa os variados meios e métodos que Deus utiliza para levar almas perdidas ao lar, a si mesmo, e o gozo do Salvador por causa do regresso deles. Quão cuidadosos devemos ser então com o nosso arrependimento; que este seja para a nossa salvação!
- Veja também

Filhos e Filhas de Deus, Pág. 305
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
|
- Análise em Cadeia 29 Deu-lhe então Levi um lauto banquete em sua casa; havia ali grande número de publicanos e outros que estavam com eles à mesa. 30 Murmuravam, pois, os fariseus e seus escribas contra os discípulos, perguntando: Por que comeis e bebeis com publicanos e pecadores? 31 Respondeu-lhes Jesus: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos; 32 eu não vim chamar justos, mas pecadores, ao arrependimento. Lucas 5:29-32 29 E todo o povo que o ouviu, e até os publicanos, reconheceram a justiça de Deus, recebendo o batismo de João. Lucas 7:29 30 Pois há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos. Lucas 13:30 27 Mas, convertendo-se o ímpio da sua impiedade que cometeu, e procedendo com retidão e justiça, conservará este a sua alma em vida. Ezequiel 18:27 10 Ora, estando ele à mesa em casa, eis que chegaram muitos publicanos e pecadores, e se reclinaram à mesa juntamente com Jesus e seus discípulos. 11 E os fariseus, vendo isso, perguntavam aos discípulos: Por que come o vosso Mestre com publicanos e pecadores? 12 Jesus, porém, ouvindo isso, respondeu: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos. 13 Ide, pois, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifícios. Porque eu não vim chamar justos, mas pecadores. Mateus 9:10-13 28 Mas que vos parece? Um homem tinha dois filhos, e, chegando- se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na vinha. 29 Ele respondeu: Sim, senhor; mas não foi. 30 Chegando-se, então, ao segundo, falou-lhe de igual modo; respondeu-lhe este: Não quero; mas depois, arrependendo-se, foi. 31 Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram eles: O segundo. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus. Mateus 21:28-31 20 Sobreveio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; Romanos 5:20 15 Fiel é esta palavra e digna de toda a aceitação; que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais sou eu o principal; 1 Timóteo 1:15