Comentário Bíblico
Adventista
Balança enganosa - (cba)
Provérbios 11:1
As balanças falsas e medidas diminuídas de qualquer espécie são uma forma de roubo. Deus deixou várias advertências severas contra o furto (ver Levítico 19:35,36; Deuteronômio 25:13,14). O roubo é ainda mais prejudicial aos pobres, por sua escassez de recursos.
- 35 Não cometereis injustiça no juízo, nem na vara, nem no peso, nem na medida. 36 Balanças justas, pesos justos, efa justa, e justo him tereis. Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito. Levítico 19:35,36 13 Não terás na tua bolsa pesos diferentes, um grande e um pequeno. 14 Não terás na tua casa duas efas, uma grande e uma pequena. Deuteronômio 25:13,14
É possível que houvesse pesos e medidas padronizados no santuário, com os quais se podia testar as medidas comerciais (ver Êxodo 30:13; Levítico 27:25). As autoridades civis, porém, frequentemente falhavam em controlar o roubo por meio de medidas fora do padrão. Os profetas se pronunciaram contra os abusos (Ezequiel 45:10; Amós 8:5; Miquéias 6:11). Parte do problema se devia à avareza do comprador. As medidas deveriam ser cheias até transbordar, em vez de serem niveladas, mas isso não representava generosidade, uma vez que provavelmente havia um fundo falso para equilibrar o excesso na parte de cima.
- 13 Dará cada um, ao ser alistado, meio siclo, segundo o siclo do santuário (este siclo é de vinte jeiras); meio siclo é a oferta ao Senhor. Êxodo 30:13 25 Ora, toda tua avaliação se fará conforme o siclo do santuário; o siclo será de vinte jeiras. Levítico 27:25 10 Tereis balanças justas, efa justa, e bato justo. Ezequiel 45:10 5 dizendo: Quando passará a lua nova, para vendermos o grão? e o sábado, para expormos o trigo, diminuindo a medida, e aumentando o preço, e procedendo dolosamente com balanças enganadoras, Amós 8:5 11 Justificerei ao que tem balanças falsas, e uma bolsa de pesos enganosos? Miquéias 6:11
O peso justo - (cba)
Provérbios 11:1
Literalmente, "a pedra perfeita". As ped ras eram usadas como pesos, e muitos comerciantes tinham dois conjuntos, um para comprar, mais pesado, e outro para vender, mais leve. Quem acredita que "a bênção do SENHOR enriquece" (Provérbios 10:22) e tem fé no poder de Deus não assume esse tipo de conduta, a despeito do prejuízo que possa ter.
Deus não exige que o vendedor dê acima do peso em seus negócios. Essa generosidade pode causar uma inexatidão descuidada da parte de quem vende e o desejo de obter mais do que pagou por parte do comprador. O cuidado estrito no comércio e a generosidade gratuita em benevolência são as atitudes mais agradáveis a Deus.
A maior fraude na história foi a realizada contra Adão e Eva por parte de Satanás (Gênesis 3:1-6). A primeira mentira levou miséria e morte àqueles que possuíam vida eterna e felicidade, sob a alegação de que estavam comprando o caminho para uma vida mais plena. Todas as fraudes menores ao longo da história tendem para o mesmo fim , tanto para o enganador quanto para a vítima. Portanto, não surpreende que Deus odeie o engano e ame os acordos justos.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Todos os Negócios baseado em princípios corretos
Provérbios 11:1
Em todas as transações comerciais, devemos deixar a luz brilhar decididamente. Não deve haver nenhuma prática afiada. Tudo deve ser feito com a mais estrita integridade. É melhor consentir em perder alguma coisa financeiramente do que ganhar alguns xelins pela prática afiada. Não perderemos nada no final por um trato justo. Devemos viver a lei de Deus em nosso mundo e aperfeiçoar um caráter segundo a semelhança divina. Todos os negócios, com os que estão na fé e com os que não estão na fé, devem ser feitos em princípios retos e corretos. Tudo deve ser visto à luz da lei de Deus, tudo feito sem fraude, sem duplicidade, sem um pingo de dolo ( Manuscrito 47, 1898 ).
Deus honra a honestidade, amaldiçoa a injustiça
Provérbios 11:1
“Uma balança falsa é abominação para o Senhor”. Uma balança falsa é um símbolo de todo negócio injusto, todos os artifícios para esconder o egoísmo e a injustiça sob uma aparência de justiça e equidade. Deus não favorecerá nem um pouco tais práticas. Ele odeia todo caminho falso. Ele abomina todo egoísmo e cobiça. Negociação impiedosa Ele não tolerará, mas retribuirá na mesma moeda. Deus pode dar prosperidade aos trabalhadores cujos meios são adquiridos honestamente. Mas Sua maldição repousa sobre tudo o que é ganho por práticas egoístas.
Quando alguém se entrega ao egoísmo ou ao trato áspero, mostra que não teme ao Senhor nem reverencia Seu nome. Aquelesque estão ligados a Deus não apenas evitarão toda injustiça, mas manifestarão Sua misericórdia e bondade para com todos com quem tiverem que lidar. O Senhor não sancionará nenhum respeito de pessoa; mas Ele não aprovará o curso daqueles que não fazem diferença em favor dos pobres, da viúva e do órfão ( Carta 20a, 1893 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Provérbios 11:1
Não importa o quão superficialmente se tome o peso fraudulento e a medida falsa, e o quão corriqueiro seja este delito; tudo é abominação a Jeová.
- Veja também Suicida, 17 de Junho 11:1
Vidas Que Falam, Pág. 172
Deus se interessa pelas nossas atividades, 7 de Agosto 11:1Nossa Alta Vocação, Pág. 221
Conversão diária, 30 de Novembro 11:1Este Dia com Deus, Pág. 359
|
- Análise em Cadeia 11 O peso e a balança justos são do Senhor; obra sua são todos os pesos da bolsa. Provérbios 16:11 10 O peso fraudulento e a medida falsa são abominação ao Senhor, tanto uma como outra coisa. 23 Pesos fraudulentos são abomináveis ao Senhor; e balanças enganosas não são boas. Provérbios 20:10,23 35 Não cometereis injustiça no juízo, nem na vara, nem no peso, nem na medida. 36 Balanças justas, pesos justos, efa justa, e justo him tereis. Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito. Levítico 19:35,36 13 Não terás na tua bolsa pesos diferentes, um grande e um pequeno. 14 Não terás na tua casa duas efas, uma grande e uma pequena. 15 Terás peso inteiro e justo; terás efa inteira e justa; para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. 16 Porque é abominável ao Senhor teu Deus todo aquele que faz tais coisas, todo aquele que pratica a injustiça. Deuteronômio 25:13-16 7 Quanto a Canaã, tem nas mãos balança enganadora; ama a opressão. Oséias 12:7 5 dizendo: Quando passará a lua nova, para vendermos o grão? e o sábado, para expormos o trigo, diminuindo a medida, e aumentando o preço, e procedendo dolosamente com balanças enganadoras, 6 para comprarmos os pobres por dinheiro, e os necessitados por um par de sapatos, e para vendermos o refugo do trigo? Amós 8:5,6 10 Porventura ainda há na casa do impio tesouros de impiedade? e a efa desfalcada, que é detestável? 11 Justificerei ao que tem balanças falsas, e uma bolsa de pesos enganosos? Miquéias 6:10,11 11 O peso e a balança justos são do Senhor; obra sua são todos os pesos da bolsa. Provérbios 16:11 10 Tereis balanças justas, efa justa, e bato justo. 11 A efa e o bato serão duma mesma medida, de maneira que o bato contenha a décima parte do hômer, e a efa a décima parte do hômer; o hômer será a medida padrão. 12 E o siclo será de vinte jeiras; cinco siclos serão cinco siclos, e dez siclos serão dez; a vossa mina será de cinqüenta siclos. Ezequiel 45:10-12