Comentário Bíblico
Adventista
Desapossou os amorreus - (cba)
Juízes 11:23
A terra que os israelitas tomaram dos amorreus pertencia então a eles, independentemente de quem tenha sido o proprietário anterior. Eles não haviam lutado contra os amonitas nem tomado a terra deles (Números 21:24; Deuteronômio 2:37).
- 24 Mas Israel o feriu ao fio da espada, e apoderou-se da sua terra, desde o Arnom até o Jaboque, até os amonitas; porquanto a fronteira dos amonitas era fortificada. Números 21:24 37 Somente à terra dos amonitas não chegastes, nem a parte alguma da borda do ribeiro de Jaboque, nem a cidade alguma da região montanhosa, nem a coisa alguma que o Senhor nosso Deus proibira. Deuteronômio 2:37
E pretendes tu ser dono desta Terra? - (cba)
Juízes 11:23
Pela primitiva lei das nações esse território era, sem dúvida, israelita. Por que os amonitas achavam que tinham direito a ele? A pergunta de Jefté revela indignação e surpresa.
Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Provações para as Nacões
Juízes 11:23
Ver Gênesis 15:16. Deus demora a ficar zangado. Ele deu às nações iníquas um tempo de provação para que se familiarizassem com Ele e Seu caráter. De acordo com a luz dada, estava sua condenação por se recusarem a receber a luz e escolherem seus próprios caminhos em vez dos caminhos de Deus. Deus deu a razão pela qual Ele não desapossou imediatamente os cananeus. A iniqüidade dos amorreus não foi completa. Por meio de sua iniqüidade, eles estavam gradualmente se levando ao ponto em que a tolerância de Deus não mais poderia ser exercida e eles seriam exterminados. Até que esse ponto fosse alcançado e sua iniqüidade completa, a vingança de Deus demoraria. Todas as nações tiveram um período de provação. Aqueles que invalidassem a lei de Deus avançariam de um grau de iniqüidade para outro. Os filhos herdariam o espírito rebelde de seus pais e agiriam pior do que seus pais antes deles, até que a ira de Deus caísse sobre eles. A punição não foi menor porque adiada (Manuscrito 58, 1900 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Juízes 11:12-28
Um exemplo de honra e respeito que devemos a Deus, por Ele ser o nosso Deus, é empregarmos corretamente o que Ele nos tem concedido como possessão; recebê-la dEle, usá-la para Ele e deixála quando Ele ordenar. Toda esta mensagem mostra que Jefté conhecia bem os livros de Moisés. Seu argumento foi claro e sua demanda, razoável. Os que possuem uma fé mais valorosa são os mais dispostos à paz, e os mais prontos a realizar progressos até que os alcancem; porém, a tendência para o roubo e à ambição muitas vezes esconde os seus propósitos sob uma alegação de justiça, e tornam os esforços pacificadores estéreis.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |