Comentário Bíblico
Ellen G. White e Outros
Os israelitas provaram-se indignos de confiança
2 Reis 24:10-16
Ver 2 Crônicas 36:20. Os filhos de Israel foram levados cativos para a Babilônia porque se separaram de Deus e não mais mantiveram os princípios que haviam sido dados para mantê-los livres dos métodos e práticas das nações que desonravam a Deus. O Senhor não poderia dar-lhes prosperidade, não poderia cumprir Seu convênio com eles, enquanto fossem infiéis aos princípios que Ele lhes dera zelosamente para manter. Por seu espírito e suas ações deturparam Seu caráter, e Ele permitiu que fossem levados cativos. Por causa de sua separação dEle, Ele os humilhou. Ele os deixou à sua própria maneira, e os inocentes sofreram com os culpados.
O povo escolhido do Senhor provou não ser confiável. Mostraram-se egoístas, ardilosos, desonrosos. Mas entre os filhos de Israel havia patriotas cristãos, que eram tão fiéis quanto o aço aos princípios, e para esses homens leais o Senhor olhava com grande prazer. Eram homens que não seriam corrompidos pelo egoísmo, que não manchariam a obra de Deus seguindo métodos e práticas errôneas, homens que honrariam a Deus perdendo todas as coisas. Eles tiveram que sofrer com os culpados, mas na providência de Deus seu cativeiro na Babilônia foi o meio de trazê-los para a frente, e seu exemplo de integridade imaculada brilha com o brilho do céu ( The Review and Herald, 2 de maio de 1899 ).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
2 Reis 24:8-20
Jeoaquim reinou somente três meses; porém, este foi o tempo suficiente para demonstrar que sofreu as consequências pelos pecados de seus pais, porque seguiu os passos deles. o governo foi confiado ao seu tio. Zedequias foi o último rei de Judá. Ainda que os juízos de Deus contra os três governos anteriores pudessem servir-lhe como advertência, fez o que era mau, como os outros reis.
Quando os que estão encarregados dos conselhos de uma nação agem sem sabedoria e contra os verdadeiros interesses dela, devemos notar nisto o desagrado de Deus. O Senhor lhes oculta o que pertence à paz pública, por causa dos pecados do povo. E para cumprir os propósitos secretos de sua justiça, o Senhor somente tem que deixar os homens entregues à cegueira de suas mentes ou livres para satisfazerem a luxúria de seus próprios corações. A aproximação gradual dos juízos divinos permite que os pecadores se arrependam, e dá tempo aos crentes, a fim de que se preparem para enfrentar a calamidade, enquanto mostra a obstinação dos que não abandonarão os seus pecados.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |