Comentário Bíblico
Adventista
Duas prostitutas - (cba)
1 Reis 3:16
O caso era muito difícil, do contrário não teria sido apresentado ao rei. Foi uma prova de fogo para a sabedoria de Salomão. Ambas as mulheres tinham caráter questionável. Não se podia confiar na palavra de nenhuma delas. Seus testemunhos eram equilibrados, sendo a resoluta afirmação de uma contestada pela contundente negação da outra. Parecia impossível chegar a uma decisão correta e justa. Toda a corte estava em suspense. O rei teria que admitir que o caso era dificil demais para se julgar? A inferência, o cálculo, a dedução, a hipótese não retardariam a justiça num caso como esse? Salomão, porém, deu um veredito rápido e certeiro, cuja justiça era inquestionável. A criança foi devolvida à sua mãe, a justiça foi feita e a fama da sabedoria e do reto juízo de Salomão ficou assegurada por todo o porvir.
Uma pintura no mural de Pompeia, atualmente no Museu Nacional de Nápolis, apresenta o que se pensa ser a cena do julgamento de Salomão entre as duas prostitutas.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
1 Reis 3:16-28
É dado um exemplo da sabedoria de Salomão. observe a dificuldade do problema. Para descobrir qual era a mãe verdadeira, não poderia saber qual das duas era mais amada pela criancinha; portanto, averiguou qual das duas amava mais o menino. A sinceridade da mãe é posta à prova quando a criança sofre grande perigo. os pais devem mostrar o amor que têm para com os seus filhos, especialmente no cuidado de sua alma e através da atitude de seu cuidado para com a vida deles. Por este e outros casos de sabedoria com que Deus o dotou, Salomão teve uma grande fama entre o seu povo. Esta lhe era mais valiosa do que as armas de guerra; por esta razão, foi temido e amado.
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
- Análise em Cadeia 29 Não profanarás a tua filha, fazendo-a prostituir-se; para que a terra não se prostitua e não se encha de maldade. Levítico 19:29 17 Não haverá dentre as filhas de Israel quem se prostitua no serviço do templo, nem dentre os filhos de Israel haverá quem o faça; Deuteronômio 23:17 1 De Sitim Josué, filho de Num, enviou secretamente dois homens como espias, dizendo-lhes: Ide reconhecer a terra, particularmente a Jericó. Foram pois, e entraram na casa duma prostituta, que se chamava Raabe, e pousaram ali. Josué 2:1 1 Era então Jefté, o gileadita, homem valoroso, porém filho duma prostituta; Gileade era o pai dele. Juízes 11:1 13 No dia seguinte assentou-se Moisés para julgar o povo; e o povo estava em pé junto de Moisés desde a manhã até a tarde. 16 Quando eles têm alguma questão, vêm a mim; e eu julgo entre um e outro e lhes declaro os estatutos de Deus e as suas leis. Êxodo 18:13,16 2 apresentaram-se diante de Moisés, e de Eleazar, o sacerdote, e diante dos príncipes e de toda a congregação à porta da tenda da revelação, dizendo: Números 27:2