Comentário Bíblico
Adventista
E impossível - (cba)
Hebreus 6:4
Hebreus 6:4-6 tratam do destino dos que se afastam de Deus. A questão é acerca da possibilidade de restaurar aqueles que tiveram uma experiência cristã verdadeira, mas que se afastaram. Eles podem ser restaurados à comunhão cristã e novamente receber misericórdia? Essa passagem tem sido fonte de grande perplexidade e desânimo para muitos. Ela parece ensinar que os que se desviam da fé estão irremediavelmente perdidos.
Entre os vários pontos de vista que têm sido mantidos, dois são dignos de consideração. (1) A apostasia mencionada aqui é a prática de um pecado imperdoável (ver com. de Mateus 12:31,32), uma vez que essa é a única forma de apostasia para a qual não há esperança. (2) A passagem não prega a falta de esperança para quem se apostatou, mas adverte acerca de uma desesperança condicional (ver com. de Hebreus 6:6). A maioria dos comentaristas aceita a primeira visão, embora a última possa ser defendida com base no texto grego.
- 31 Portanto vos digo: Todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. 32 Se alguém disser alguma palavra contra o Filho do homem, isso lhe será perdoado; mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste mundo, nem no vindouro. Mateus 12:31,32 6 e depois caíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; visto que, quanto a eles, estão crucificando de novo o Filho de Deus, e o expondo ao vitupério. Hebreus 6:6
A ideia de que o arrependimento seria impossível sob certas circunstâncias era corrente entre os judeus. Eles ensinavam, por exemplo, que esse era o caso daquele que pecou deliberadamente, confiando no futuro arrependimento: “Se alguém disser: eu peco e me arrependo, peco e me arrependo, nenhuma oportunidade lhe será dada para se arrepender. [Se alguém disser]: eu peco e, no Dia da Expiação, haverá expiação para mim, o Dia da Expiação não adquire para ele nenhuma expiação” (Mishnah, Yoma, 8.9, ed. Soncino, Talmude, p. 423). Eles também ensinavam que o arrependimento era impossível para aquele que levava uma multidão ao pecado: “Quem leva muitos a serem justos, o pecado não ocorre por meio dele, e quem leva muitos ao pecado, não lhe será dada a faculdade de se arrepender" (Mishnah, Aboth, 5.18, ed. Soncino, Talmude, p. 71). Uma passagem do livro de Eclesiástico diz: “Não digas: ‘Pequei, mas o que me aconteceu?’ Porque Yahweh é longânimo, mas não conte com o perdão, pois isso acrescentaria pecado a pecado. E não diga: ‘Suas misericórdias são grandes, Ele perdoará a multidão de minhas iniquidades’; pois misericórdia e ira estão com Ele, e Sua indignação permanece sobre os ímpios. Não se demore em ir a Ele, não acrescente dia a dia, para se arrepender. Pois Sua ira sobrevirá inesperadamente e, no tempo da vingança, você perecerá" (Hebreus 5:4-7; RH Charles, The Apocrypha and Pseudepigrapha of the Old Testament, vol. 1, p. 332).
Iluminados - (cba)
Hebreus 6:4
Ou, “esclarecidos" (ver com. de Efésios 1:18).
Provaram - (cba)
Hebreus 6:4
Do gr. geuomai (ver com. de Hebreus 2:9). O significado de “provar" parece aplicar-se aqui (comparar com Salmos 34:8).
- 9 vemos, porém, aquele que foi feito um pouco menor que os anjos, Jesus, coroado de glória e honra, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos. Hebreus 2:9 8 Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia. Salmos 34:8
Dom celestial - (cba)
Hebreus 6:4
Ou seja, o dom da salvação ou, talvez, um dom especial do Espírito (Romanos 5:15; ICo 12).
Participantes do Espírito Santo - (cba)
Hebreus 6:4
Ou seja, os que receberam o derramamento do Espírito, quer como o poder divino na conversão (João 3:5), quer pela comunicação de algum dom especial (ICo 12).
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
Hebreus 6:1-8
Deve-se expor toda a verdade e a vontade de Deus diante de todos os que professam o Evangelho, e estabelecê-las em seus corações e consciências. Não devemos estar sempre falando de coisas exteriores, as quais têm seu lugar de uso, mas muitas vezes consomem demasiadamente a nossa atenção e tempo, que poderiam ser melhor empregados.
O pecador humilhado que se declara culpado e clama por misericórdia, não tem motivos para se desesperar a partir desta passagem, qualquer que seja a acusação de sua consciência. Tampouco prova que alguém que tenha se tornado uma nova criatura em Cristo possa tornar-se um apóstata definitivo. O apóstolo não fala das quedas dos meros professos, nunca convencidos nem influenciados pelo Evangelho. Estes não têm nada do que cair, senão de um nome vazio ou uma confissão hipócrita. Tampouco fala dos desvios ou dos resvalos temporários, nem quer representar aqui os pecados nos quais os cristãos caem por força das tentações ou do poder de alguma luxúria carnal. Aqui se faz alusão à queda que significa renunciar aberta e claramente a Cristo por causa da inimizade do coração contra Ele, contra a sua causa e o seu povo, por parte dos homens que em suas mentes aprovam os atos de seus assassinos, e tudo isto depois de terem recebido o conhecimento da verdade e saboreado alguns de seus consolos. Destes se diz que é impossível serem outra vez renovados para o arrependimento. Não porque o sangue de Cristo seja insuficiente para obter o perdão deste pecado, mas porque este pecado, por sua própria natureza, opõe-se ao arrependimento e a tudo o que conduza a ele.
Os que temem que não haja misericórdia para eles, por entender erroneamente esta passagem e suas próprias situações, seriam aliviados de seus temores equivocados se atentassem para o relato dado sobre a natureza deste pecado, que é uma renuncia total e voluntária de Cristo e de sua causa, e a união a seus inimigos. Nós mesmos devemos ter cuidado e advertir ao nosso próximo sobre toda aproximação ao tão terrível abismo da apostasia; porém, ao fazê-lo, devemos nos manter próximos à Palavra de Deus, tendo o cuidado de não ferir nem aterrorizar ao mais fraco ou desanimar ao caído e penitente. Os crentes não só saboreiam a Palavra de Deus, mas também a bebem. Este fértil campo ou jardim recebe a bênção. Porém, o cristão que só tem nome de crente continua estéril sob os meios da graça, e nada produz, exceto engano e egoísmo, estando perto do espantoso estado recém descrito; a miséria eterna é o fim reservado para ele. Vigiemos com humilde cautela e oração por nós mesmos.
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- Análise em Cadeia 26 Porque se voluntariamente continuarmos no pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, 27 mas uma expectação terrível de juízo, e um ardor de fogo que há de devorar os adversários. 28 Havendo alguém rejeitado a lei de Moisés, morre sem misericórdia, pela palavra de duas ou três testemunhas; 29 de quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do pacto, com que foi santificado, e ultrajar ao Espírito da graça? Hebreus 10:26-29 15 tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem; 16 e ninguém seja devasso, ou profano como Esaú, que por uma simples refeição vendeu o seu direito de primogenitura. 17 Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado; porque não achou lugar de arrependimento, ainda que o buscou diligentemente com lágrimas. Hebreus 12:15-17 13 Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens. Mateus 5:13 31 Portanto vos digo: Todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. 32 Se alguém disser alguma palavra contra o Filho do homem, isso lhe será perdoado; mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste mundo, nem no vindouro. 45 Então vai e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entretanto, habitam ali; e o último estado desse homem vem a ser pior do que o primeiro. Assim há de acontecer também a esta geração perversa. Mateus 12:31,32,45 24 Ora, havendo o espírito imundo saíndo do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso; e não o encontrando, diz: Voltarei para minha casa, donde saí. 25 E chegando, acha-a varrida e adornada. 26 Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e o último estado desse homem vem a ser pior do que o primeiro. Lucas 11:24-26 6 Quem não permanece em mim é lançado fora, como a vara, e seca; tais varas são recolhidas, lançadas no fogo e queimadas. João 15:6 25 corrigindo com mansidão os que resistem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, 2 Timóteo 2:25 14 Alexandre, o latoeiro, me fez muito mal; o Senhor lhe retribuirá segundo as suas obras. 2 Timóteo 4:14 20 Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo pelo pleno conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, ficam de novo envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior que o primeiro. 21 Porque melhor lhes fora não terem conhecido o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado. 22 Deste modo sobreveio-lhes o que diz este provérbio verdadeiro; Volta o cão ao seu vômito, e a porca lavada volta a revolver-se no lamaçal. 2 Pedro 2:20-22 16 Se alguém vir seu irmão cometer um pecado que não é para morte, pedirá, e Deus lhe dará a vida para aqueles que não pecam para a morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore. 1 João 5:16 32 Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições; Hebreus 10:32 3 Então proferiu Balaão a sua parábola, dizendo: Fala Balaão, filho de Beor; fala o homem que tem os olhos abertos; 15 Então proferiu Balaão a sua parábola, dizendo: Fala Balaão, filho de Beor; fala o homem que tem os olhos abertos; 16 fala aquele que ouve as palavras de Deus e conhece os desígnios do Altíssimo, que vê a visão do Todo-Poderoso, que cai, e se lhe abrem os olhos: Números 24:3,15,16 21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? Mateus 7:21,22 19 Eis que vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; e nada vos fará dano algum. 20 Contudo, não vos alegreis porque se vos submetem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus. Lucas 10:19,20 27 Respondeu João: O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu. João 3:27 10 Respondeu-lhe Jesus: Se tivesses conhecido o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe terias pedido e ele te haveria dado água viva. João 4:10 32 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: Não foi Moisés que vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu. João 6:32 20 Mas disse-lhe Pedro: Vá tua prata contigo à perdição, pois cuidaste adquirir com dinheiro o dom de Deus. Atos 8:20 45 Os crentes que eram de circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que também sobre os gentios se derramasse o dom do Espírito Santo; Atos 10:45 17 Portanto, se Deus lhes deu o mesmo dom que dera também a nós, ao crermos no Senhor Jesus Cristo, quem era eu, para que pudesse resistir a Deus? Atos 11:17 11 Porque desejo muito ver-vos, para vos comunicar algum dom espiritual, a fim de que sejais fortalecidos; Romanos 1:11 1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine. 2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. 1 Coríntios 13:1,2 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; Efésios 2:8 7 do qual fui feito ministro, segundo o dom da graça de Deus, que me foi dada conforme a operação do seu poder. Efésios 3:7 7 Mas a cada um de nós foi dada a graça conforme a medida do dom de Cristo. Efésios 4:7 14 Não negligencies o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbítero. 1 Timóteo 4:14 17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. 18 Segundo a sua própria vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas. Tiago 1:17,18 4 testificando Deus juntamente com eles, por sinais e prodígios, e por múltiplos milagres e dons do Espírito Santo, distribuídos segundo a sua vontade. Hebreus 2:4 8 E Deus, que conhece os corações, testemunhou a favor deles, dando-lhes o Espírito Santo, assim como a nós; Atos 15:8 2 Só isto quero saber de vós: Foi por obras da lei que recebestes o Espírito, ou pelo ouvir com fé? 5 Aquele pois que vos dá o Espírito, e que opera milagres entre vós, acaso o faz pelas obras da lei, ou pelo ouvir com fé? Gálatas 3:2,5 4 nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. 6 Porque Deus, que disse: Das trevas brilhará a luz, é quem brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo. 2 Coríntios 4:4,6