Comentário Bíblico
Adventista
Nicodemos - (cba)
João 3:1
[Nicoclemos visita a Jesus, João 3:1-15]. Este é um nome grego que significa “conquistador do povo”. Nos tempos do NT, muitos judeus já haviam adotado nomes gregos. Este era o caso dos discípulos André, Filipe, Dídimo e Alfeu. Nicodemos era um homem rico, fariseu e membro do conselho nacional, o Sinédrio.
A divisão em capítulos aqui obscureceu a relação da narrativa do cap. 3 com os versículos finais do cap. 2. A entrevista com Nicodemos ilustra a declaração de João 2:25, de que Jesus “sabia o que era a natureza humana” (ver com. de João 3:3). Ele reconheceu neste líder um sincero inquiridor da verdade, alguém a quem podia confiar um conhecimento mais claro e completo de Sua missão (João 2:24). Nicodemos era uma notável exceção ao princípio geral apresentado em João 2:24,25. Assim, no próprio começo de Seu ministério público, Jesus ganhou um amigo cuja influência providencialmente frustrou os planos dos líderes que queriam fazê-Lo encerrar prematuramente Seus labores (ver João 7:50,51; cf. João 19:39; DTN, 176, 460).
- 25 e não necessitava de que alguém lhe desse testemunho do homem, pois bem sabia o que havia no homem. João 2:25 3 Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. João 3:3 24 Mas o próprio Jesus não confiava a eles, porque os conhecia a todos, João 2:24 24 Mas o próprio Jesus não confiava a eles, porque os conhecia a todos, 25 e não necessitava de que alguém lhe desse testemunho do homem, pois bem sabia o que havia no homem. João 2:24,25 50 Nicodemos, um deles, que antes fora ter com Jesus, perguntou-lhes: 51 A nossa lei, porventura, julga um homem sem primeiro ouvi-lo e ter conhecimento do que ele faz? João 7:50,51 39 E Nicodemos, aquele que anteriormente viera ter com Jesus de noite, foi também, levando cerca de cem libras duma mistura de mirra e aloés. João 19:39
Um dos principais - (cba)
João 3:1
Isto é, um membro do Sinédrio.
Dos judeus - (cba)
João 3:1
Ver com. de João 1:19.
Comentário Bíblico
Mathew Henry
Nota - (Mathew Henry)
João 3:1-8
Provavelmente Nicodemos temia, ou envergonhava-se de ser visto com Cristo, portanto, foi encontrar-se com Jesus de noite. Quando a religião está fora de moda, existem muitos Nicodemos. Porém, mesmo tendo vindo de noite, Jesus o recebeu, e deste modo nos ensina a incentivar os bons princípios, ainda que sejam fracos. Mesmo tendo vindo desta vez de noite, posteriormente reconheceu o Senhor Jesus Cristo publicamente. Não conversou com Cristo assuntos referentes ao estado, mesmo sendo um governante; mas conversou a respeito dos interesses de sua própria alma e de sua salvação, falando sobre isto.
O nosso Salvador fala da necessidade e da natureza da regeneração, ou do novo nascimento, e de imediato levou Nicodemos à fonte da santidade do coração. O nascimento é o princípio da vida; nascer de novo é começar a viver de novo, como aqueles que viveram muito equivocados ou uma vida de pouco sentido. Devemos ter uma nova natureza, novos princípios, novos afetos, novos objetivos. Pelo pecado corrompemos o nosso primeiro nascimento; portanto devemos ser transformados em novas criaturas. Não poderia ter sido escolhida uma expressão mais forte do que esta, para transmitir o significado uma mudança de estado e de caráter tão grande e tão notável. Devemos ser completamente diferentes daquilo que fomos no passado, como aquele cujo ser tem início a qualquer momento; que em determinado instante não é, e também não poderá ser o mesmo que já foi anteriormente. Este novo nascimento vem do céu (João 1:13), e tende ao céu. É uma grande transformação realizada no coração do pecador pelo poder do Espírito Santo. Significa que algo é feito em nós e a nosso favor, que não podemos fazer por nós mesmos. Algo que trabalha a favor de uma vida que durará para sempre. De outra maneira não podemos esperar por algum benefício de Cristo; é necessário para a nossa felicidade aqui e no porvir.
Nicodemos entendeu mal o que Cristo lhe disse, como se não houvesse outra maneira de se regenerar e moldar novamente uma alma imortal, sem dar-lhe um novo corpo. Contudo, reconheceu a sua ignorância, o que demonstra o desejo que tinha de ser melhor informado. Então, o Senhor Jesus explicou-lhe ainda mais. Mostra-lhe quem é o Autor desta bendita transformação.
Não é uma obra de nossa sabedoria ou de nosso próprio poder, mas do poder do bendito Espírito Santo. Somos formados em iniquidade, o que faz com que seja necessário que a nossa natureza seja transformada. Não temos que nos maravilhar disto, porque quando consideramos a santidade de Deus, a nossa depravação e a felicidade que nos é oferecida, não devemos pensar que seja algo estranho que se dê tanta ênfase a este ponto.
A obra regeneradora do Espírito Santo é comparada com a água. Também é provável que Cristo tenha-se referido à ordenança do batismo. Não está se dizendo que todos aqueles que forem batizados serão salvos, e somente eles; porém, sem o novo nascimento que é realizado pelo Espírito Santo, cujo significado é mostrado pelo batismo, ninguém será súdito do reino do céu.
A mesma Palavra significa vento e Espírito. O vento sopra sobre nós de onde quer; Deus o dirige. o Espírito Santo envia a sua influência onde, quando, a quem, na medida e da maneira que lhe agrade.
Mesmo que as causas estejam ocultas, os efeitos são evidentes quando a alma é levada a lamentar-se por causa do pecado, e a respirar segundo Cristo.
- Veja também João, o Discípulo Amado 3:1,2
Atos dos Apóstolos, Pág. 545
Representando a Cristo, 2 de Outubro 3:1Cristo Triunfante, Pág. 309
A Mensagem Atendida 3:1Atos dos Apóstolos, Pág. 334
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- Análise em Cadeia 10 Respondeu-lhe Jesus: Tu és mestre em Israel, e não entendes estas coisas? João 3:10 47 Replicaram-lhes, pois, os fariseus: Também vós fostes enganados? 48 Creu nele porventura alguma das autoridades, ou alguém dentre os fariseus? 49 Mas esta multidão, que não sabe a lei, é maldita. João 7:47-49 50 Nicodemos, um deles, que antes fora ter com Jesus, perguntou-lhes: João 7:50 13 Então Pilatos convocou os principais sacerdotes, as autoridades e o povo, Lucas 23:13 26 E eis que ele está falando abertamente, e nada lhe dizem. Será que as autoridades realmente o reconhecem como o Cristo? 48 Creu nele porventura alguma das autoridades, ou alguém dentre os fariseus? João 7:26,48